quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Jornalista Carlos Teixeira na Universidade Sénior


Cartos Teixeira


Alunos da US

No âmbito da disciplina Fotografia/Comunicação a decorrer na Universidade Sénior, esteve presente, no passado dia 25, o Jornalista Carlos Teixeira.
Editor de notícias e coordenador desportivo e de reportagem na Rádio Terra Nova há já 23 anos, Carlos Teixeira é licenciado no ISCIA em Comunicação, tendo frequentado o curso de Relações e Cooperação Internacional na Universidade Fernando Pessoa.
O orador, que foi apresentado por Carlos Duarte, descreveu a profissão de jornalista no panorama da realidade nacional, afirmando ser a profissão o reflexo da nossa sociedade e sabendo-se da  grande influência dos média na população, maior se torna a responsabilidade de todos os profissionais em tudo o que se transmite, seja por via escrita, de imagem ou de som.
Se todos, na profissão, seguissem as principais regras do jornalismo, os erros que por vezes se cometem seriam menores, mas também as noticias poderiam não ter a relevância que mereciam ter ou não ter.
As novas tecnologias, com os avanços ligados à informática, a Internet e dos painéis electrónicos, bem como uma nova fonte de informação,  que são os telemóveis,  hoje já um dos principais veículos de notícias em primeira mão por tudo o mundo, desde o envio de imagens de catástrofes, guerras, etc., estão a transformar por completo o panorama da Comunicação Social,  onde a notícia é cada vez mais dinâmica sem qualquer possibilidade de filtragem, levando muitas vezes o leitor a duvidar da veracidade da mesma, quando elas se tornam diferentes em vários órgãos da comunicação social.
Às questões levantadas pelos presentes,  Carlos Teixeira tentou esclarecer na óptica do jornalista,  mas também do cidadão interveniente na comunidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

sou aluna de comunicação e fotografia e gostei muito desta aula