quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mais um Halloween




Outro ano letivo já começou e de novo o Halloween bate à nossa porta, gritando “Trick or Treat” e esperando a sua desejada recompensa. Mais uma vez a turma de Inglês se reuniu em convívio para celebrar estes festejos e refletir sobre esta celebração que nos chega de terras estrangeiras, tornando-se cada vez mais nossa conhecida.

Novamente houve música horripilante, comida e bebida de fazer os espíritos retornar à vida e, este ano, até uma sessão de cinema terrorífica na companhia das ‘monstruosas’ personagens do Shreck (Especial de Halloween, e tributo a Michael Jackson, com a música Thriller – ambos disponíveis no Youtube).
 
 


Houve um desafio para a construção de máscaras em cartão e houve até quem investisse a sério na caracterização, mas o mais importante foi estar em conjunto a celebrar uma aula diferente. As famosas Jack-O-Lanterns (as lanternas feitas a partir de abóboras, iluminadas por dentro) também estiveram presentes com uma explicação de como fazer uma e troca de ideias sobre como fazer algo mais criativo do que o normal.


No fim, já cansados de beber e comer, de rir e conversar, foi cada um para sua casa levando consigo as memórias de mais um convívio!


Não se esqueçam: o Halloween está mesmo, mesmo a chegar, é já na próxima 4.ª feira de noite, por isso enfeitem as casas, comprem muitos doces para dar às crianças, pensem nos fatos mais originais que possam fazer sozinhos e Divirtam-se muito a contar histórias arrepiantes e a dançar.

Aula de Cunilária pela aluna Amorosa Oliveira

Caldeirada de Caras e Espinhas de Bacalhau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



 
 

Mais uma aula de sucesso não só pela participação dos alunos da disciplina, mas pela confeção de "alto nível" da cozinheira de serviço - Aluna Amorosa!
Como entradas tivemos atum com marmelada e queijo de Azeitão com vinho branco da região de Setubal. A caldeirada de caras e espinhas teve com acompanhamento ameijoas da n/ Ria e "sangria" "made in Amorosa". Caldeirada diferente no sabor já que a cozinheira de serviço não disse o segredo de um sabor algo diferente e "estranho" mas - Muito Bom!
No final, Pera bêbada e melão.
Mais uma vez parabéns a este grupo de pessoas onde a alegria é tema principal, mesmo quando alguns "convidados" ainda no "ativo" só falam de trabalho............................
E como a amizade já é algo que existe neste grupo, até houve os "parabens a você" ao Zé e esposa que comemoraram 40 anos de UNIÃO!!!!!!!!!!!!!
e, 4ª. feira, lá estaremos nos Aniversários!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Show Cooking com Histórias do Mar e da Terra







Foi na presença do Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, do Confrade de honra e cozinheiro oficial da Confraria Gastronómica do bacalhau, Jorge Pinhão, e dos alunos desta Universidade Sénior, que se deu início ao 1º Show Cooking deste ano letivo.
Este ano com uma nova vertente, explicou Hugo Coelho, Presidente da FPS, o Show Cooking, para além da demonstração e degustação, a Confraria vai brindar todas as sessões com histórias do Mar e da Terra contadas pelo Grão Mestre João da Madalena, “estudioso e curioso” de tudo o que está relacionado com o Mar e as tradições desta Terra e suas gentes.
Jorge Pinhão, perante o olhar atento dos alunos da US, confecionou bacalhau à Jorge. Foi por unanimidade que todos elegeram o Chef como Mestre nesta arte.
Restam as fotografias e as histórias dos presentes para tornar este momento imemorável.
O próximo encontro tem já data marcada para dia 21 de Novembro.

 
 
 
 
 
 
 
 


 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aprender até Morrer !!!!!!!!!!


 
 
É com esta ideia que os alunos de Comunicação/Fotografia têm ao longo de três anos realizado viagens e palestras/conversas com temas diversos.
Desta vez foi a vez de se falar de “Bibliotecas nos dias de hoje”. Presente ao Diretora da Biblioteca Municipal de Ílhavo, Inês Vila, que em breves palavras acompanhada por imagens de computador começou por afirmar que falar de Bibliotecas é falar de livros e…falar de livros é falar de histórias.
Após apresentação das maiores Bibliotecas do mundo como a de Alexandria onde se encontram os primeiros textos conhecidos, a do Congresso de Washington com 140 milhões de livros, a do Vaticano a mais antiga da Europa e a Pública de N.Y. cuja gestão é dividida por fundos privados e públicos, historiou a existência das Bibliotecas Publicas no n/ país enunciando alguns princípios reguladores dessas Bibliotecas, como:
Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças; Apoiar a educação individual e a autoformação assim como a educação formal a todos o níveis, assegurando a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa, estimulando a imaginação.
Este encontro terminou com diálogo entre a oradora e os 18 alunos presentes.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Culinária Sabores Partilhados












Já está a decorrer a aula de Culinária na qual todas as 2ªs. Feiras há um aluno que se propõe fazer o almoço para um grupo de alunos previamente inscritos.

No passado dia 15 foi a vez da aluna Maria José apresentar a sua ementa que foi: Carne de Porco à Alentejana. Além da cozinheira um grupo de alunas ajudou na cozinha enquanto os alunos preparavam a mesa e tratavam das bebidas e das “entradas”.

Segundo opinião  dos alunas(os) o almoço estava no “ponto” e desta vez até houve fotografa de serviço, a aluna/professora Amorosa………….

As próximas ementas já estão marcadas: Rancho e Caldeirada de Espinhas e Caras de Bacalhau.

“Aguardemos”!!!!!!!!!!!!!!!
 
Carlos Duarte

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Séniores da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo visitam Casa Estúdio de Carlos Relvas na Golegã





Já com o ano letivo a decorrer em pleno, a turma de Comunicação/Fotografia iniciou o programa das viagens de estudo com a visita à Golegã à Casa Estúdio Carlos Relvas.

Obra emblemática no panorama da fotografia portuguesa do sé.XIX e denominada por Carlos Relvas a Catedral da Fotografia, este edifício é um monumento expressivo da arquitetura de ferro ( 33 toneladas) e do revivalismo de estilos como o gótico e o mourisco.

Foi construído por Carlos Relvas entre 1871 e 1875 como monumento aos percursores da fotografia e como laboratório e estúdio dedicado exclusivamente à fotografia, arte recentemente descoberta na Europa.

Os bustos de Niépce e Daguerre, os iniciadores da fotografia, e anjos segurando máquinas fotográficas destacam-se na fachada principal, além de um interessante óculo-rosácea. No interior os alunos visitaram a “câmara escura”, fotografias da época de Portugal, França e Inglaterra, além de diplomas de prémios atribuídos a Carlos Relvas desde os EUA, Alemanha, Áustria e outos países. Após o visionamento dum filme sobre a vida e obra do fotógrafo, seguiu-se a visita ao esplendoroso estúdio de cobertura e paredes envidraçadas onde a entrada da luz se regula através de panos brancos controlados por fios e roldanas. Além do diverso mobiliário da época que servia de cenário para as fotografias também se podem ver as máquinas da época e os diversos acessórios.

Após a visita, alunos e professor foram até Almeirim onde desgostaram a tradicional “sopa da pedra”, seguindo-se uma paragem em Fátima onde a “aula” continuou com a realização de mais umas centenas de imagens para análise e discussão em próximas aulas………

 Carlos Duarte