quarta-feira, 30 de maio de 2012

Centro Português de Fotografia a “paixão”…






Pelo 3º ano consecutivo a turma de comunicação e fotografia deslocou-se ao Porto onde visitou o Centro Português de Fotografia. Foram quatro as exposições fotográficas visitadas: “ E ainda vejo os seus rostos”, fotografias de judeus polacos. Esta exposição é considerada como um choro de saudade por aquele mundo que hoje regressa apenas sob a forma de fotografias antigas. Deve-se essencialmente à Fundação Shalom que conseguiu reunir mais de 9 mil imagens de judeus polacos. Exposição impressionante que já esteve presente nos principais museus e galerias do mundo, como Frankfurt, Munique, Paris, Bruxelas, Los Angeles, Boston, Nova Iorque, Toronto, México, Buenos Aires, Madrid, Jerusalém, Cracóvia e agora o Porto.
“ Cultura Magra”, é uma exposição de Paulo Alegria, que retrata o modo de viver de uma comunidade Alentejana (Mora) que pretende perceber de que forma as necessidades contemporâneas e as novas gerações lidam com o que lhes foi legado pela sua terra e pela sua cultura.
“Mulheres de Camilo” outra forma de relação fotografia/vida familiar. É a vida de Camilo Castelo Branco contada pelas nove mulheres que mais marcaram a personalidade do escritor que esteve preso onde hoje funciona o CPF!
“Atrás da Farsa” de Susana Neves, são imagens fotografadas no Festival Internacional do Teatro, vistas por “dentro” do FITEI e, como dizia Lorca, mostra os “ossos” e o “sangue” do teatro.
E a visita terminou com a coleção impressionante de máquinas fotográficas desde o inicio da fotografia até ao séc.XX, seguindo-se a descida, a pé, até à Ribeira onde saboreamos as Tripas à moda do Porto com vista para a ponte de D. Luís e para o sempre bonito rio Douro.            
Fotos: dos alunos



Sem comentários: