segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Colóquio: Embarcações Tradicionais Portuguesas

 Ana maria Lopes com alunos e directora

Ana Maria Lopes deu uma preciosa lição

Quarta-feira, 24 de Novembro, greve nacional... dia cinzento. Até o sol, preguiçoso, teima em aparecer por entre a carantonha das nuvens. Isto para não falar no frio condicionante da natureza das vestes, claro, para quem o sente!
Mesmo assim, nada impediu que os alunos da nossa US se recreassem. Então, uns com mais roupa, outros com menos, lá fomos de abalada pela nossa costa tão diversa, tão verde, tão rochosa, tão dourada, tão prateada, enfim!, tão viva de cor, tão sóbria a preto e branco. Bela de qualquer maneira!.
Pois foi assim que a “Galera” da Fundação Prior Sardo percorreu o nosso litoral, desde o Minho verde ao dourado Algarve, passando pela prata das nossas areias, sempre muito bem guiados e conduzidos por uma excelente “skipper”, nem mais nem menos, a magnífica Drª Ana Maria Lopes.
Durante a dita “expedição”,  muito curiosa e interessante, foi colhida valiosa informação sobre os diversos tipos de embarcações e respectivas artes de pesca utilizadas localmente, permanecendo ao longo de séculos e marcando vincadamente através da tradição e cultura a entidade própria dos portugueses de aquém e além mar, atributos que cada vez mais se vão diluindo, na presente modernidade global.
Fruto de um trabalho de campo exaustivo, através dos tempos, e após uma revisão apurada das mesmas situações, nomeadamente nos recentes anos 60 e 80 e até aos dias de hoje, os alunos da US  aperceberam-se quanto foi útil e preciosa esta acção de conhecimento na nossa orla marítima.
A selar esta acção, fica o testemunho na biblioteca da US de uma valiosa obra escrita e oferecida pela autora e mentora desta “expedição”.
Por tudo isto e com reconhecimento dos tripulantes desta “Galera” um muito obrigado à Drª Ana Maria Lopes.

Manuel Correia

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Festa de aniversários na US

Festa de aniversários

A música não podia faltar


Última 4ª feira do mês de Novembro foi dia de Aniversários na Universidade Sénior
Como habitualmente foi dia de festa na Universidade. As aniversariantes convidaram os colegas a participar na sua festa, tendo primado pela diversidade de iguarias que estiveram presentes e que fizeram as delicias de quem lá esteve.
E foi uma vez mais num ambiente de grande alegria, porque cada ano que passa é mais um dia para ser vivido intensamente que todos aproveitaram para em franca convivência se divertirem aprendendo.
É que desta vez as alunas de cavaquinho não quiseram deixar por mãos alheias o acompanhamento dos cantares com que todos abrilhantaram este dia.
E foi, na companhia da Directora que a foto tradicional foi feita… desta vez éramos só dezassete.

Redes Sociais e Comunicação

Pedro Costa na US

No dia 26 de Novembro os alunos de Fotografia e Comunicação tiveram oportunidade de assistir a um colóquio proferido pelo jornalista Pedro Costa, sobre o tema referido.
Foi deveras aliciante poder dialogar com uma pessoa que, dominando as novas técnicas informáticas, nos transmitiu as vantagens das redes sociais e de como as mesmas podem envolver e tomar conta das nossas vidas.
Embora abordando várias redes, centrou-se principalmente no Facebook que, pela sua dimensão (500 milhões de utilizadores no mundo inteiro, sendo que 3 milhões são portugueses), é talvez a Rede mais utilizada por miúdos e graúdos que, através da mesma, fazem amigos, encontram pessoas que já perderam há muito ou passam do online para o offline, concretizando na vida real conhecimentos que se podem tornar vivências.
O tema foi muito apreciado pelos alunos e muito participado por todos, sendo que uma vez mais o Prof. Carlos Duarte nos surpreendeu pela qualidade dos seus convidados.
Pena é que uma vez mais a US Prior Sardo se tenha esquecido que um projector é um material imprescindível a qualquer aula e mais ainda a uma aula de Fotografia e Comunicação.
Foi com muito desagrado que verificámos que o nosso convidado que, tão brilhantemente expôs o conteúdo da sua dissertação, não tivesse podido utilizar um material que hoje em dia é de uso corrente em qualquer exposição.
Este colóquio foi há muito tempo divulgado no blogue e era portanto do conhecimento de todos pelo que lamentamos não ter proporcionado as melhores condições ao convidado do Prof. Carlos Duarte que, com tanta dedicação e empenhamento, se tem esforçado por nos dar a conhecer novas realidades e aspectos cada vez mais importantes num mundo em permanente transformação.

Texto e foto de Albertina Vaz

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alunos da US no Museu Marítimo de Ílhavo

Grupo para a história
Uma aula no Museu
Alunos atentos

Integrado no plano de actividades da área de Fotografia/Comunicação da US da Fundação Prior Sardo da Gafanha da Nazaré, os alunos desta disciplina visitaram recentemente o Museu Marítimo de Ílhavo acompanhados pelo coordenador, Carlos Duarte. Esta visita segue-se a um projecto mais vasto onde se inserem visitas já feitas, ao Centro Português de Fotografia, ao navio Santo André, Centro Cultural de Ílhavo, ao Museu Santa Joana Princesa em Aveiro e ao Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, além de palestras com diversas entidades como: Mónica Arvins – Risoterapia; João Carlos Mota - Para que nos servem as cidades; António Pinho - Cidadania desde há 2500 anos e o Capitão José Paulo Vieira da Silva que falou da sua expedição ao Titanic. Entretanto até ao final do ano já estão agendadas palestras com a docente da U.A., Fátima Lopes Alves, que falará sobre a Erosão Costeira, Alexandre Cruz com o tema Direitos do Homem e a Comunicação Social e Pedro Costa irá falar das Redes Sociais.

sábado, 20 de novembro de 2010

Reunião Geral de Alunos: Por uma Universidade Melhor

Reunião Geral de Alunos


Desde o ano passado que a Direcção e os Alunos da nossa US sentiam a necessidade de delegados de turma. E, no seguimento da RGA do passado dia 3 do corrente, ficou, entre outras coisas, deliberado a eleição dos mesmos. Com o decorrer das aulas foram eleitos e era necessário escolhermos o grupo de trabalho que irá fazer a ponte entre Direcção, Professores e Alunos. No passado dia 17, entre os delegados foi escolhido o grupo de trabalho.

Delegados

Informática A: Piedade Trindade
Informática B: Manuel Correia
Francês: Aguinaldo Carvalho
Cavaquinho: Odete Filipe
Inglês: Maria Jorge
Tuna: José Luís Vaz
Pintura: José Sarabando
Caso da Semana/História da Gafanha: Lisete Jorge
Escrita criativa: Victor Cabrita
Teatro: António Capote
Literatura Lúdica: Albertina Vaz
Saúde e Bem - Estar: Custódia Caçoilo
Fotografia: Maria Eneida Correia

Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho é constituído por Manuel Correia, Albertina Vaz e Maria Jorge

POR UMA UNIVERSIDADE MELHOR

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Colóquio e Intercâmbio com Universidades

Lembramos:

Ciclo  de Colóquios

O  primeiro tema do Ciclo de Colóquios – “Entre o Mar e a Ria”, com Dr.ª Ana Maria Lopes, “Regresso ao Litoral - Embarcações Tradicionais Portuguesas” , será  apresentado no próximo dia 24 de Novembro, das 09h30m às 12h30m. As inscrições ainda estão abertas na secretaria da US.

Universidade de Oliveira de Azeméis

O  Intercâmbio Universidades – Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis – já tem nova data - 15 de Dezembro, quarta-feira, pelas 15 horas. Recepção, acolhimento e convívio na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo. Inscrições na Secretaria da Universidade Sénior, a partir do dia 9 de Novembro, terça-feira.

sábado, 13 de novembro de 2010

Intercâmbio com a Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis

  Por motivos relacionados com a saúde de um dos elementos da US de Oliveira de Azeméis, o intercâmbio previsto para o dia 17 de Novembro, quarta-feira, pelas 15 horas,  não se poderá realizar.  Posteriormente, será anunciada nova data.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Um magusto para a história da US


Preparativos
As castanhas não podiam faltar

Folar ou coisa parecida

Doces para qualquer hora

Os salgados sabem sempre bem

A directora  na linha da frente

A fogueira para aquecer

Os que gostam de ajudar

A música nunca falta

Cânticos seguindo a letra à letra

Palmas na hora certa

Quem tem boa voz deve cantar

Mais uma voz afinada

Os nossos músicos

O S. MARTINHO NA UNIVERSIDADE SÉNIOR


Diz o povo que o dia 10 de Novembro é o S. Martinho das mulheres. Justificação para tal? Nem interessa saber, o importante é haver um motivo para festejar! Afinal de contas, está certo! Por que não terem, elas também, um dia em que possam “adorar”” o deus Baco? Hoje, as mulheres fizeram-no com prazer, mas comedidamente também. Sobre a mesa, via-se de tudo: vinho (tinto e branco), jeropiga, licor (hummm, delicioso!) e, pasme-se!, muita laranjada! É claro que esta última ficou quase toda! Os homens fugiram dela como o diabo da cruz e as mulheres fizeram jus ao seu dia. Mas portaram-se todos muito bem. Uns e outros uniram-se para festejar o Santo, antecipando o dia onze, que é dia de aulas.
Fora, no jardim, uma bela fogueira, onde foram assadas as castanhas (o S. Pedro não nos deixou ficar mal, mas as chamas deram calor aos corações, no que foram coadjuvadas pela pinguita, já se vê!).
Graças a Deus que os alunos da US ainda têm dentitos! Uns “de origem”, outros nem por isso (em ponte, aparafusados, ou então em barra ou diastema, à moda dos coelhos), mas o que é facto é que as castanhas não deixaram de ser comidas, apesar de “al dente”.Que importa? O tintinho ajudou à mastigação, à deglutição e, acima de tudo, à animação.
Dentro, uma mesa cheia de coisas boas e variadas ( que fizeram as delícias dos comensais), fruto da contribuição de todos. Linda, esta partilha!
No ano passado gostámos, mas a “caloirice” limitou a nossa acção. Hoje foi notória a diferença! Já veteranos nestas lides, e muito bem ajudados pelos “novatos”, a festa foi digna de tal nome. A boa disposição atingiu o auge quando um grupo de alunos “sacou” dos seus instrumentos, fazendo trinar as cordas dos mesmos. E era ver os principiantes “taco a taco” com os “sabidotes”, a “esbrugalhar” os seus cavaquinhos, mostrando ao mestre João Ramos quão profícuo têm sido os seus ensinamentos. Os outros? Pois também não quiseram deixar os seus créditos (nem os dos “regentes” da nossa Tuna, os insubstituíveis irmãos Serafim) em mãos alheias e, de imediato, as suas vozes, por aqueles educadas, formaram um coro harmonioso, que encheu a Fundação Prior Sardo de uma alegria libertadora, que certamente levaram com eles para casa, tão vivido foi aquele encontro. Os sorrisos não enganavam ninguém: eram espontâneos e autênticos. Foi com relutância que todos puseram fim a tão agradável e são convívio, mas a hora ia avançada e impunha-se fazer o jantar e comê-lo, já que às 20 h nos esperavam duas aulas musicais. É que isto de ser artista não é fácil! Mas é muiiiiiito bom!!!!!

Alice Silva

Alunos da US no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré



Quem quer café?

Ferreira de Almeida fala dos seus trabalhos

Um grupo em forma

Carlos Duarte bem ouvido

A ginjinha a rematar

No passado dia 11, os alunos da disciplina de Fotografia e Comunicação e o coordenador, Carlos Duarte, visitaram o Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, acompanhados pela Directora da US, Cândida Silva, e Vasco Cardoso do CCI, que mostrou as diversas valências do novo edifício,  destacando-se: o pequeno e grande auditório, este para 377 pessoas, a biblioteca, os camarins, a sala de ensaios e o bar, assim como a sala de exposições, onde se encontra uma mostra de trabalhos de pintura de Ferreira de Almeida, e na qual os alunos tiveram a oportunidade de dialogar com o artista, seguindo-se uma “sessão” de autógrafos no catálogo do artista.
Após esta visita, o Restaurante Gafanhão foi o local onde os 20 alunos puderam provar a feijoada de Samos e carapaus grelhados, produtos confeccionados com a qualidade a que já nos habitou o pessoal desta casa, na Gafanha da Nazaré.
E a “aula” terminou em casa da Delegada de Turma, Maria Eneida, onde, após a visita à galeria de arte, sempre na companhia do artista e também aluno da US, Manuel Correia, se provou a ginja caseira, tendo o aluno Sarabando descrito a forma de se fazer a ginja da “crica”, enquanto o Cap.Correia, ensinava o segredo da sua ginja à aluna Maria Jorge, longe dos olhos indiscretos de todos!!!!!!!.


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Halloween na Universidade Sénior


Na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo festejou-se o Halloween (no nosso português, Noite das Bruxas) na aula de Inglês, no passado 28 de Outubro.

Os alunos vieram fantasiados e organizaram um lanchinho alusivo ao tema da festa. Todos primaram pelos seus esforços para entrar o mais possível no espírito fantasmagórico do festejo, tendo até alguns confessado ser esta a sua primeira vez a celebrar tão efusivamente o Halloween. A sala foi decorada com trabalhos desenvolvidos nas aulas de Inglês. Os alunos salientam sobretudo a sua forte motivação pela professora que de tão entusiasmada pelo Halloween os contagiou a investir mais na preparação dos festejos.

««««««««««««»»»»»»»»»»»

At the Senior University, of Fundação Prior Sardo, Halloween was celebrated during English class, on the past 28th of October.

The students wore costumes and organised a small pik-nik in the celebration spirit. Everyone took extra amounts of effort to get into the spooky festive spirit, even if for some this was their first time celebrating Halloween so enthusiastically. The room was decorated with manual Works developed during the English classes. The students pointed out that their motivation to celebrate Halloween was due to the contagious enthusiasm that the teacher demonstrated for the festivity and that was passed to them.”

Tuna da US em forma!

A Tuna da US está em forma. Pouco tempo depois de criada e com reduzidos ensaios soube portar-se à altura da I GALA da Fundação Prior Sardo. A música, que é a rainha das artes, faz destes milagres. Reúne as pessoas, entusiasma-as, afina vozes, treina dedos para dedilhar instrumentos, prepara poses para se estar no palco, ensina a melhor maneira de ter coragem frente ao público. Foi tudo isso que aconteceu. Por isso a nossa homenagem com estas fotos.





segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mensagem aos Alunos e professores da Universidade Sénior

Tuna da US da FPS


PARABÉNS!

Parabéns! Palavra universal, que pretende congratular todos os que, de forma desinteressada, servem uma causa.
Não fosse este o lema pelo qual a Fundação Prior Sardo se pauta – Solidariedade, Coesão e União!
Na Gala da FPS, não faltaram as homenagens para os que se destacaram na comunidade pelas suas intervenções sociais. Actuações musicais que embelezaram e animaram essa noite que se pretendia tão especial! Contudo, um especial destaque para a “nossa magnífica tuna da US da FPS”, tal como foi anunciada!
Espírito de convívio, sonho e tradição, lema que representa a nossa Universidade.
Afinados e animados, o que só a união e a coesão conseguem!
Aqui fica o especial destaque para a vossa actuação e um também especial agradecimento para os seus professores e mestres – João Ramos e irmãos Manuel e  José Serafim, que, com sabedoria e dedicação, souberam orientar e afinar cantores e músicos!

Maria Cândida Silva

CASO DA SEMANA: O filho olhou para o pai e...


O Pardal


Há uns dias estava a ver televisão e casualmente mudei para a SIC que transmitia uma reportagem sobre violência nos idosos, assunto que nos últimos dias tem sido muito divulgado em todos os órgãos de comunicação social.
Estive quase para mudar de estação, pois estes temas deprimem-me, mas não o fiz, pois algo despertou-me a atenção.
Enquanto decorria a reportagem, a mesma era interrompida para dar lugar a cenas de um filme estrangeiro.
As personagens eram duas pessoas, pai e filho, que se encontravam sentados num banco de um jardim.
O filho já adulto lia o jornal e o pai, um senhor idoso, vendo uma pequena ave saltitando, perguntava ao filho:
O que é aquilo?
É um pardal – respondeu o filho.
Após esta cena, retomavam a reportagem.
Seguiram-se várias cenas do filme, sempre intercaladas. A cena era a mesma, com o pai a perguntar ao filho que ave era aquela.
O filho respondia-lhe sempre que era um pardal, mas à medida que ia respondendo a sua voz ia subindo de tom.
Quando o pai mais uma vez lhe fez a mesma pergunta, ele irritou-se e gritou-lhe junto ao ouvido furioso:
É um P-A-R-D-A-L !....
O pai, silenciosamente, levantou-se e o filho perguntou-lhe:
Aonde vai?
O pai não lhe respondeu e continuou a andar em silêncio.
Passado algum tempo, voltou com um pequeno livro na mão. Abriu-o e deu-o ao filho para ler.
Uma criança de quatro anos, um dia, perguntou ao pai pela 21.ª vez que ave era aquela que saltitava no jardim.
O pai, cada vez que o filho lhe fazia a mesma pergunta, respondia-lhe sempre com um sorriso e a seguir dava-lhe um beijo.
Ao ler isto, o filho olhou para o pai e inesperadamente abraçou-o e deu-lhe um beijo.
Depois desta cena a reportagem continuou.

Rosa Carvalho

domingo, 7 de novembro de 2010

CASO DA SEMANA: XV Encontro de Coros das Terras da Beira Ria



No próximo ano o encontro terá lugar em Ílhavo

No passado dia 24 de Outubro de 2010, realizou-se em Mira o XV Encontro de Coros das Terras da Beira Ria, no qual o Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo participou pela primeira vez, fazendo parte desta família de coros.
Tomaram parte no elenco as seguintes Associações: Grupo Coral de Mira, Orfeão de Vagos, Grupo Coral da Casa do Pessoal do Porto de Aveiro,
Grupo Coral Vera Cruz – Aveiro, Associação Cultural de Salreu, Coro Santa Maria – Murtosa e Grupo Coral de Ovar.
Após uma tarde de cultura musical, tendo como palco a Casa do Povo de Mira, houve lugar a um encontro de franca confraternização na encantadora Quinta do Éden.
Ainda não refeitos musicalmente, para nossa agradável e grande surpresa, deparámos com um lanche muito bem rematado com fados e guitarradas.
Além do valioso convívio, foi muito bom ficarmos integrados para sempre nesta família. Entretanto ficou decidido que no próximo ano este mesmo encontro será realizado em Ílhavo.

Lena Ré

sábado, 6 de novembro de 2010

Um texto sobre Carlos Duarte

(Clicar na foto para ampliar)

"Os alunos do Prof. Carlos Duarte concordam totalmente com este artigo do Diário de Aveiro"

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Reunião Geral de Alunos em ambiente de festa

Aspecto da reunião

Patente a festa


No dia 3 de Novembro pelas 14 horas realizou-se, nas instalações da Universidade da Fundação Prior Sardo, uma Reunião Geral de Alunos, que teve como ordem de trabalhos os seguintes pontos:

1 - Discussão de vários assuntos referentes ao funcionamento e à prossecução das aulas;

2 – Discussão acerca da eleição dos delegados de turma e da constituição de um grupo de trabalho com base nos mesmos, que sirva de elo de ligação entre os alunos, a Direcção e os professores;

3 – Propostas de novas actividades.

A reunião decorreu com muito entusiasmo e muito ordeiramente todos os alunos puderam dar a sua opinião e estabelecer um diálogo muito interessante, tendo sido trocadas experiências e saberes que, tendo em conta a obra altamente meritória já feita, só pretendeu dar o seu contributo para estabelecer pontes entre Alunos/Direcção/Professores e em conjunto prosseguir por uma melhor US.
Ficou acordado que em cada disciplina se irá proceder à escolha de um Delegado de Turma e que, posteriormente, os mesmos elegerão, de entre si, um grupo restrito que irá dialogar com a Direcção, no sentido de dar resposta às muitas dúvidas levantadas nesta reunião.
Foi também realçado o trabalho excepcional de todos os professores que de uma forma abnegada e altamente meritória nos têm voluntariamente dispensado o seu tempo, conhecimentos e saber e sem os quais não podíamos existir.
E foi assim, num ambiente de quase festa, que mais um dia histórico se passou na Universidade Sénior Fundação Prior Sardo – o nascimento da Associação de Alunos.

 

Capitão José Paulo Vieira da Silva esteve na aula de Fotog./Comunicação

Alunos de fotografia e comunicação
Carlos Duarte e Comandante José Paulo
Fotografia da Ria, de Carlos Duarte,  para o convidado

 No passado dia 4, esteve na aula de fotografia/comunicação o Capitão José Paulo Vieira da Silva, que falou da sua recente viagem numa expedição cientifica e de recolha de imagens ao Titanic naufragado a 375 milhas SE de St.John’s.
Presentes os 23 alunos da disciplina e mais alguns que, pelo tema, quiseram estar presentes.
Carlos Duarte apresentou o orador, como tendo participado em várias campanhas ao bacalhau, no Santo André e no Cidade Amarante, entre outros, durante 13 anos, e nos últimos 5 esteve como inspector das pescas na Comunidade Europeia. Esta recente viagem como Capitão, a bordo do navio científico Jean Charcot, José Paulo teve uma nova experiência náutica onde além de ver imagens do Titanic ao vivo teve a experiência única de casar um casal de operadores de imagem que decidiram contrair matrimónio a bordo!
Além da mostragem de fotos do Titanic, na sua construção foram visualizadas imagens enviadas pelos veículos autónomos a uma profundidade de 3870 metros e dois pequenos filmes.
A aula terminou com alguns dos alunos a questionarem o orador, tendo no final sido oferecido uma fotografia da Ria, oferta da “Turma”.