sábado, 23 de outubro de 2010

Mineiros Chilenos: Símbolo de tenacidade de um povo



Os 33 mineiros acreditaram no seu país
e o país não desistiu deles

Maria Fernanda Coelho


Enquadrado no Caso da Semana, apresentei um tema real, não só pelo seu desfecho surpreendente, mas acima de tudo, pelos valores essenciais realçados para sermos uma sociedade mais coesa, humana e saudável. Simbolo de tenacidade, fé e dedicação de um povo que se mostrou unido num momento de grande fragilidade emocional.

A provação de 33 mineiros chilenos ao longo de 69 dias fez parar o Mundo e em particular o seu país.
Nos dias de hoje, em que nos esquecemos do nosso papel como elemento individual mas integrado numa comunidade e dos valores fundamentais para o crescimento pessoal e em sociedade, o acidente ocorrido nas minas de San José, Atacama, tornou-se num símbolo de coragem, apesar das adversidades e baixas probabilidades de sucesso, liderança, globalização, esperança e serviço em prol dos outros.
O fim trágico, que se adivinhava, foi contrariado por um presidente que liderou de forma objectiva, unificadora e acima de tudo promoveu a cooperação entre diversos países, onde a ciência e o desenvolvimento tecnológico, ao mais alto nível, se tornou global e ao serviço de pessoas menos privilegiadas e anónimas, tendo como único objectivo salvar 33 vidas em risco!
A incansável busca de um meio de salvamento seguro e célere, fruto de uma excelente e complexa obra de engenharia, teve subjacente um conjunto de valores que não têm fronteiras: trabalho em equipa, globalização do conhecimento, capacidade de liderança e principalmente a fé e a esperança que moveu um povo, que moveu o Mundo.
O patriotismo sentido confirmou-se aquando do salvamento dos mineiros, que, emocionados, entoavam o hino nacional. Os 33 mineiros acreditaram no seu país e o país não desistiu deles !

Sem comentários: