sexta-feira, 22 de outubro de 2010

“Para que queremos as cidades?”

Aspecto da aula

Convidado com Carlos Duarte


“Para que queremos as cidades?” foi tema apresentado na aula de Fotog./Comunicação pelo investigador e prof. da UA José Carlos Mota
Com a presença de 22 alunos, decorreu no passado dia 21 mais um encontro (3.º deste ano lectivo), desta vez com o professor/investigador da Universidade de Aveiro e fundador dos “Amigos da Avenida”, José Carlos Mota.
“As cidades não se descrevem – Vivem-se. Uma cidade não se retrata – Respira-se” (Vasco Branco 1959).  Foi com esta frase de um ilustre Aveirense (Cineasta, fotógrafo, escritor, pintor e ceramista) que o orador deu inicio à reflexão sobre o envolvimento dos cidadãos na construção do futuro das suas cidades. Para José C. Mota vivemos num mundo urbano onde mais de 50% das populações vivem em cidades ou aglomerados urbanos. Mas será que isso traduziu uma melhoria global da qualidade de vida das pessoas que aí habitam? Que melhoria têm ocorrido e que novos problemas surgiram? O que sentem que hoje falta nas cidades? E o que podemos, todos, fazer por isso?
A estas interrogações, muitos alunos intervieram e curiosa foi  a apresentação da evolução histórica/visão global da cidade de Aveiro, desde o Séc. X até aos nossos dias, apresentada de uma forma simples e objectiva com várias fotografias, da colecção do professor Henrique Oliveira, das várias épocas e dados estatísticos.
Este estudo apresentado em “pdf” vai ser distribuído por todos os alunos via internet, oferta do autor!

(Carlos Duarte/Fotografia Albertina Vaz)

Sem comentários: