quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ainda a viagem a Lamego da Turma de Comunicação/Fotografia

Depois de devidamente “autorizado” pelo prof. Carlos Duarte que lecciona, com sabedoria e entusiasmo a disciplina de Comunicação/Fotografia, e a quem mais uma vez felicito pelo trabalho desenvolvido e dinâmica que imprime à turma e disciplina, venho então fazer uma ligeiríssima rectificação à observação contida no apontamento da deslocação a Lamego, quanto à antiguidade e produção de espumante natural das Caves da Raposeira.

As Caves da Raposeira foram fundadas em 1898.

Porém, as mais antigas são as Caves Monte Crasto – Anadia, fundadas em 1890.

As Caves Monte Crasto foram, em Portugal, as primeiras a produzir e comercializar o espumante natural, e que ganharam medalhas de ouro na Exposição Universal-Paris em 1900, e ainda na Exposição Universal S. Luiz em 1904, Palácio de Cristal – Porto em 1904, Nacional Rio de Janeiro – Brasil em 1908, etc..

Desde então e até há poucos anos atrás, as Caves Monte Crasto produziram e comercializaram um espumante com rótulo “PARIS 1900.”

Todavia, haverá indicações  de que os primeiros ensaios sobre a produção de espumante natural terão sido feitos na hoje (desde 1931 !) denominada Estação Vitivinícola da Beira Litoral – Anadia, cuja criação foi publicada no Diário do Governo nº 265, de 24 de Novembro de 1887, como sendo Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada.

Obrigado e um abraço,

Adelino Coelho

Sem comentários: