quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Regionalização ou a Reforma das Regiões Administrativas, Palestra na Aula de Comunicação por António Rocha

Alunos assistem à Palestra

Com a presença de 17 alunos decorreu no passado dia 20, uma palestra  subordinada ao tema autarquias e a sua existência, por António Rocha (licenciado em Ciências Sociais, Politica e Administrativa).
Orador convidado, Mestre António Rocha

O orador começou por historiar a existência das autarquias, afirmando que estas são mais antigas do que a fundação de Portugal, no tempo do falecimento de D. Afonso Henriques já existiam 54 concelhos e destes, 19 eram anteriores á fundação do Reino.
"O primeiro reconhecimento da diversidade regional do país remonta ao Séc.XIII quando D. Dinis, no seu testamento se refere a seis unidades espaciais (Ante Douro e Minho; Tralos Montes; Beira; Estremadura; Antre Tejo e Odiana e Algarve)", continuando o orador a descrever a evolução das regiões até aos nossos dias.
Questões como: Continuam as Regiões Administrativas a fazer sentido? Será possível alterar as regiões sem alterar a lei eleitoral? foram áreas que A. Rocha desenvolveu terminando a palestra afirmando:
" Portugal precisa de consolidar uma estrutura regional com competências, autoridade e poder de decisão capaz de assumir e dar coerência aos projectos, definir prioridades e coordenar acções, num quadro de transparência e responsabilidade politica. Hoje mais do que nunca os medos e receios existentes aquando do referendo de 1998, já se dissiparam". 
No final decorreu o espaço de perguntas e respostas.

CD

Sem comentários: