segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um episódio para partilhar

Ser Avô!

Já há uns tempos que não venho aqui conversar com os assíduos leitores deste blogue e caros alunos da US, sobre as experiências que a vida me proporciona, através das quais podemos sempre aprender alguma coisa ou simplesmente arranjar motivo de conversa.. 
Porém, hoje, não posso deixar passar este episódio sem o partilhar convosco.
Imaginem que há dias fui a Lisboa. O imenso Sol realçava ainda mais a luz da nossa bonita capital. A rua do Carmo enchia-se com o som de um fado da Amália e eu entrei na livraria do Jornal de Notícias para procurar um livro do recém  falecido historiador Magalhães Godinho.
Apercebi-me que logo a seguir a mim entrou um senhor, talvez na casa dos oitenta anos, que se dirigiu à funcionária, questionando-a se aceitavam anúncios para publicação no referido jornal. Perante a resposta afirmativa, o senhor confidenciou, e passo a citar,"sabe é que eu tenho um neto com 21 anos que não há maneira de arranjar namorada. Ele é bem bonito, assim, parecido comigo, está a ver? Trabalhador… mas quando chega a casa do trabalho, em vez de ir namorar, vai para o computador. Então eu queria pôr um anúncio para ver se arranjo uma rapariga jeitosa que queira namorar com ele. Acha que consigo?” “Pois, mas tem que ter o bilhete de identidade consigo”, respondeu profissionalmente a funcionária. “Eu sou um bocadinho surdo e não estou muito habituado a escrever essas coisas, a menina podia-me ajudar?” “Sim, mas tem que ter o bilhete de identidade”. “Ora olhe para mim e imagine-me com 20 anos. Agora descreva o meu neto de maneira a atrair alguma rapariga. Acha que elas lêem o seu jornal?”
Bom, aquele avô continuou a expor as suas preocupações relativamente à vida do neto, tão diferente da que ele tivera na mesma idade, e eu vim-me embora divertida com o episódio, mas ao mesmo tempo apreensiva com esta responsabilidade de “ser avó” e resistir à tentação de ultrapassar os limites.  

Maria Helena Malaquias

1 comentário:

Manuel disse...

É assim: os rapazes e as raparigas de agora, não todos, namoram nos computadores, pela net. O senhor, já entradote, não acompanha a moda e isso pode tornar-se um problema, pois, como se viu, ele sofre com a situação e talvez não haja razão para tal...