terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Vida saudável ao alcance de todos

Lurdes Gonçalves

 Alunos e professor no Bela-Ria da Gafanha d'Aquém

"Está na hora de uma vida mais saudável"

Com a presença de Lurdes Gonçalves, licenciada em Educação Física e actual formadora e professora em vários estabelecimentos de ensino, decorreu na aula de Comunicação e Fotografia uma palestra sobre a forma de levarmos uma vida mais saudável.
Segundo a oradora, o sedentarismo é a doença do milénio,  originando  perda de flexibilidade articular,  aumento da obesidade, colestrol, hipertensão, diabetes, doenças respiratórias e distúrbios cardíacos, enquanto acelera o processo de envelhecimento.  "Os que não encontram tempo para o exercício fisico terão de encontrar tempo para as doenças", como garantiu Edward Derby, sublinhou a nossa convidada.
Após vários exemplos de como é possível levar à prática o exercício fisico, mesmo em casa, Lurdes Gonçalves  apresentou os principais benefícios que se podem obter  com eles, nomeadamente, o aumento da massa muscular e da flexibilidade, bem como a diminuição da rigidez articular. Ainda referiu, como fundamentais a uma vida saudável, a  melhoria da saúde do coração, o equilibrio corporal, a coordenação motora e a diminuição da dor.
A manhã tinha terminado,  mas a aula prosseguiu, com  alunos, professor e a oradora, no restaurante Bela-Ria, onde foram  degustadas carinhas e línguas de bacalhau, pataniscas e carne de porco à alentejana. O  convívio gastronómico culminou com o sempre apetecido arroz-doce. E após a entrega duma lembrança à professora Lurdes Gonçaves, seguiu-se a foto de "família", tendo algumas alunas seguido a recomendação da oradora, partindo em "caminhada" até à Bruxa!!!

Carlos Duarte

2 comentários:

José Luís Vaz disse...

Parabéns Prof.º Carlos Duarte.
Mais uma vez assistimos a uma brilhante exposição sobre um assunto que nos é tão útil. Penso mesmo que a nossa US muito lhe deve pelo facto de, a toda a hora, nos proporcionar temas importantíssimos apresentados por especialistas. A atestá-lo a constante presença da sr.ª Directora que pretenderá com certeza demonstrar o seu apoio a atitude tão nobre.
Desta vez o tema era um pouco "caro" à US. Em 2009/2010 existia uma disciplina "saúde e Bem-Estar" que os alunos "esticaram" até ao fim do ano não deixando assim morrer algo de que todos muito necessitamos - exercicio fisico.
A US até parece que gostou de nos ver na festa de final de ano! Esforço inglório... Como nem tudo o que parece é, este ano essa disciplina foi retirada do curriculo.
Hoje que a Dr.ª Lurdes Gonçalves desenvolveu o tema "Está na hora de uma vida mais saudável" a nossa Directora não esteve presente!
Esperemos que o relógio da US não ande demasiado atrasado... ou tenha mesmo parado
"Está na hora de uma vida saudável"

José Luís Vaz

maria piedade jesus pimentel trindade disse...

Embora não seja aluna de fotografia, com muita pena minha, não deixo de enaltecer o esforço do professor Carlos Duarte pelos bons temas que leva a cada aula. O tema saúde e bem estar ainda está na minha mente do ano lectivo anterior, pois tanto esforço foi feito por parte de vários alunos para nada. Foi-nos prometido que este ano lectivo tudo ia mudar mas como diz o povo "promessas levas o vento". Será que ainda podemos contar com essa disciplina? Engº. Hugo e Drª. Cândida pensem bem nas promessas que fazem já que não as podem executar.
Piedade Trindade