terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fátima Bola na US para falar de ética e comunicação

Fátima Bola com Carlos Duarte, que apresenta a convidada

Ética, do grego ethos,
modo de ser, carácter, comportamento

Foi pouco o tempo para os 17 alunos da turma de Comunicação e Fotografia poderem dialogar com a oradora convidada, Fátima Bola, sobre um tema da máxima actualidade, onde o descrédito pela Ética é total, já que os exemplos diários que todos conhecemos e os que a oradora apresentou, nos  levam a pensar se vale a pena continuar a lutar por uma sociedade mais justa e verdadeira.
Ética, Moral, Comunicação, Pensamento, Comportamento, Acção e Julgamento foram conceitos apresentados e discutidos de uma forma salutar e por vezes algo surpreendente, nas posições tomadas pelos presentes, perante exemplos reais vistos em vídeo.
Mas, sendo a Ética a confiança nos outros, esta abrange todas as áreas ligadas à nossa maneira e forma de viver. Assim, seria impossível falar-se em 60 minutos de tão rica disciplina, já que,  como afirmou Aristóteles (filósofo grego nascido em 384 a.c.),   “o nosso carácter é o resultado da nossa conduta”. E, foi com esta mensagem que Fátima Bola terminou a sua “apresentação”, tendo sido presenteada com uma recordação da turma e com a promessa de voltar para nos falar de temas tão interessantes e actuais.

Sem comentários: