quarta-feira, 28 de abril de 2010

Convívio na Universidade Sénior à espera de repetição

A mesa

O grupo a ver o lago

Segredos?

Aluna de fotografia em acção



As dietas só (quase) alimentam tristezas
:
Na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo há, com alguma regularidade, tardes de convívio, sobretudo quando há aniversariantes. Hoje foi assim, no Centro de Recursos Mãe do Redentor.
Nestes momentos é possível verificar como dirigentes e orientadores de grupos de trabalho sabem partilhar alegrias, criando a harmonia tão necessária entre os menos jovens em idade, que não no espírito fraterno.
Uma universidade, qualquer que seja, não pode desenvolver apenas encontros de troca de saberes e de experiências, mas deve também promover iniciativas que, de alguma forma, possibilitem a proximidade entre directores, docentes e discentes, no sentido de levar à construção de um ambiente familiar, onde as intervenção e acções se manifestam com mais naturalidade, facilitando a entreajuda.
Depois, não faltou a mesa, bem composta, com acepipes variados, para matar a fome e saciar o apetite a quem anda massacrado com dietas que só (ou quase) alimentam tristezas.
Então, até ao próximo convívio...

FM

Diálogo das Gaivotas a Sul da Costa Nova

Gaivotas bisbilhoteiras



- Quem são estes tipos que nos estão a tirar fotos?
- Da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo?!
- Ah, então deixemo-nos ficar; eles merecem para ver se passam para o 1º. ano.
- 1.º. Ano?
- Sim; pois,  segundo li no blog deles, agora ainda frequentam o ano 0!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Bons livros para bons leitores


Biblioteca da Universidade Sénior
precisa do contributo de todos os gafanhões



A Universidade Sénior (US) da Fundação Prior Sardo, aberta a todo o concelho de Ílhavo, tem em formação uma biblioteca que possa servir, de forma expressiva, todos quantos a frequentam. Pretende-se uma biblioteca em actualização permanente, para que possa suscitar interesse e venha a oferecer um contributo para o desenvolvimento cultural, social e humano dos alunos e orientadores de grupos.
É claro que uma biblioteca actualizada pressupõe imensos gastos que a Fundação não tem possibilidades de suportar. Daí a importância e a necessidade de toda a gente colaborar, na medida das suas posses.
Por experiência própria, posso desde já adiantar que esta sugestão que aqui deixo não tem dado grandes frutos. A maioria dos ofertantes costuma resolver fazer uma limpeza às suas estantes, levando para as bibliotecas peticionárias os monos que lhes ocupam espaço. Não gostaríamos que isso acontecesse.
Nessa medida, talvez fosse bom que nos consultassem antes de trazerem os livros, para que disséssemos, com toda a franqueza, se têm interesse para nós ou não. Gostaríamos que a biblioteca da US estivesse cheia de livros que possam atrair muitos leitores. Lixo não vale a pena.
Estou já à espera que me venham dizer que tudo é relativo. É verdade, mas também é verdade que a relatividade tem limites.

Fernando Martins

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Costa Nova: Aula de Fotografia na US


Alunos que já são artistas nesta bonita área das expressões. Vejam como eles sabem posar, sorrindo, e como aprenderam, com muita facilidade, o jeito de  captar momentos dignos de realce.
Estou em crer que no próximo ano o meu amigo Carlos Duarte nem vai ter tempo para respirar. Digitais acessíveis a toda a gente suscitam em muitos o gosto por fixar para a posteridade motivos, rostos, cores e formas que poucos descobrem no dia-a-dia de vidas agitadas. Mas os artistas, esses são uns privilegiados e sabem que no futuro os registos são peças importantes das nossas recordações. Força, amigos!

FM

domingo, 18 de abril de 2010

Está a terminar o ano 0

A nossa directora


Professores e alunos

Já muita coisa positiva foi feita


Se no passado mês de Fevereiro disse que estávamos a dar os primeiros passos, penso não estar a exagerar hoje ao afirmar que, no passado dia 14, demos um passo de gigante. Senão vejamos:

Teve lugar a 2ª RGPA (Reunião Geral de Professores e Alunos) da US, Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, presidida pela nossa Directora, Dra. Maria Cândida Silva. A afluência foi grande, quer por parte dos professores, quer também pelos alunos. Foram debatidos diversos temas, a saber:

Organização das turmas: Foi pedido a nomeação de um delegado de turma, para ser o elo de ligação entre alunos e secretaria, assim como uma listagem de alunos por professor. Também foi pedido uma actualização da ficha de inscrição. Estas informações deverão ser entregues na secretaria até ao próximo dia 21 deste mês.

Mensalidades: O pagamento das mensalidades deverá ser feito até ao dia 8 de cada mês.

Biblioteca: Foi apresentada uma proposta para aumentarmos a nossa mensalidade em um 1€, a fim de podermos adquirir livros para a nossa biblioteca. Esta aquisição baseia-se em livros temáticos, mediante uma listagem fornecida pelos professores. O  excedente vai para a compra de outros livros considerados importantes.
Como esta hipótese havia já sido levantada antes, foi então proposto o início deste procedimento a 1 de Janeiro do corrente ano. Foi ainda deliberado que as professoras Joana Pontes e Vera Marques ficariam  responsáveis pela organização da nossa biblioteca.

Aniversários: As últimas quartas-feiras de cada mês vão ser reservadas para festejarmos os aniversários. Acontece que cada vez somos mais e o espaço reservado já se torna um pouco reduzido. Assim, a partir deste mês, os nossos aniversários passarão a ser realizados no Centro Comunitário da nossa Gafanha, sendo o deste mês no próximo dia 28 pelas 15 horas.

Teatro: A nossa turma de Teatro, orientada pelo professor Jorge Neves vai-nos presentear com uma belíssima peça de teatro já no próximo dia 30, pelas 21 horas, no Salão do Centro Paroquial da Gafanha da Nazaré. A entrada é grátis e os convites são alargados a todos os familiares e amigos da Universidade Sénior.

Informática: Foi esclarecida a articulação das aulas de informática entre Ílhavo e a Gafanha da Nazaré. Independentemente dos seus conhecimentos, qualquer aluno pode assistir às aulas de informática nos dois locais.

Fim do ano lectivo: Para o nosso final de ano, entre outras manifestações, está prevista uma publicação de todas as nossas actividades, assim como o que considerarmos relevante. Para isso, ficou deliberado que o material a ser publicado deverá ser entregue até dia 31 de Maio. A nossa festa vai realizar-se na CCI (Centro Cultural de Ílhavo), em data a anunciar.

Traje / Estandarte US: Foram pedidas sugestões para o nosso traje, assim como para a nossa bandeira. Muito embora não tivéssemos chegado a conclusão alguma, de certeza que ficou retido na mente de todos a responsabilidade em fazermos algo para o nosso futuro e para os que de certeza virão a ser nossos colegas.

IX Encontro de UTIS: Organizado pela Rutis (Rede de Universidades da Terceira Idade), no próximo dia 23 de Maio vai ter lugar, em Guimarães, o IX Encontro de Universidades Seniores. As inscrições deverão ser efectuadas até ao próximo dia 21.

Este ano  aproxima do seu final, muito rapidamente; como já diversas vozes se ouviram, será o ano zero. Contudo, já muita coisa positiva foi feita.

Maria Jorge (Canim) - texto
Carlos Duarte - fotos

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Partiste naquela manhã de Primavera


Chegavas pela tarde…


Chegavas pela tarde…
Trazias nos olhos a solidão
dos teus dias,
na voz, a angústia do teu olhar…


Falavas dos teus medos,
dos teus tempos de criança
e da tua falta de esperança
que eu sentia ao escutar!


Chegavas pela tarde…
E os teus olhos tristes
cruzavam os meus.


Eram olhos tristes
feitos de mágoa e de saudade
dos teus tempos de menina…


Dos tempos em que brincavas
nos campos
colhendo flores,
com que enfeitavas os sonhos
da Primavera da vida…


Chegavas pela tarde e…
Falavas do tempo em que
sentada à lareira,
ouvias os teus avós…


Falavas do tempo em que
sentada à lareira,
contavas histórias
e outras memórias numa amargura
sem fim…


Chegavas pela tarde…
Vinhas devagar.
Já não podias correr
e se calhar nem amar
e se calhar nem viver…


Chegavas pela tarde e…
falavas do tempo
sem tempo.


Chegavas pela tarde,
mas… partiste
Naquela manhã de Primavera…

Odete Filipe

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Universidade Sénior volta ao trabalho

Em dia de convívio

Herança para os nossos filhos e netos

Voltei hoje à Universidade Sénior (US) da Fundação Prior Sardo, depois das férias da Páscoa. Foi agradável reencontrar-me com o grupo da História Local que procuro animar, no sentido de chamar a atenção para as terras e gentes que habitamos e somos.
Na sequência do último encontro antes das férias, em que abordámos um pouco a história da Páscoa e do que ela significa, trocámos hoje algumas impressões sobre as tradições pascais na região de Aveiro, a partir de um texto de Amaro Neves, e, ainda, sobre memórias que temos e cultivamos das meninices por que passámos.
Combinámos que, num esforço de contribuirmos para a preservação das tradições que nos enformam, teremos de passar a escrito o que ainda recordamos com saudade.
Tudo isto não é reflexo de qualquer sentimento nostálgico do nosso passado, porque tão-só desejamos deixar como herança, aos filhos e netos que são parte essencial de nós mesmos, vivências que interiorizámos nos nossos genes, enriquecendo a personalidade do povo que somos nesta terra que ria e mar beijam com enlevo.
Do que cada um puder fazer neste capítulo, como noutros que a US está a implementar, daremos conta aos leitores do Convida Saberes e do Galafanha.

Fernando Martins