quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Boas Festas de Ano Novo


Com o novo ano à porta, aqui ficam os meus votos, muito sinceros, de que 2011 faça esquecer, depressa, as dificuldades sentidas por alguns de nós. Na esperança de que o novo ano venha carregado de prendas, embaladas em ternura, alegria, optimismo e, ainda, pelo  sentido da fraternidade bem pujante para afugentar as crises, desejo a toda a família da Universidade Sénior, da Fundação Prior Sardo, muita saúde e muita paz.

Fernando Martins

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

US: Novo período - 3 de Janeiro


A US vai retomar as suas actividades lectivas no próximo dia 3 de Janeiro, depois, portanto, das festas natalícias e do Ano Novo. Deseja-se que todos regressem às aulas com excelente boa disposição, alimentada pela vontade de partilhar saberes, sabores e alegria. 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Jantar de Natal da Universidade Sénior















Com organização da direcção da US, realizou-se, no sábado, 18 de Dezembro, mais um jantar de Natal, com pouca participação dos alunos. A crise (ai a crise!) terá pesado na hora da inscrição, mas para o ano, se Deus quiser, tudo será diferente, porque, creio eu, todos desejamos isso.
Um jantar de Natal, como qualquer jantar de aniversário, tem sempre algo de bom: as lembranças que nos sugerem, as partilhas que suscitam e os votos que em ambiente festivo se manifestam. Mas como esse aniversário, pelo simbolismo que evoca, é o de Jesus Cristo, o Deus-Menino que humildemente veio até nós para nos redimir, então mais razões haverá para O celebrarmos ano após ano, apesar de muito se dizer que Natal é quando os homens quiserem.
Sendo verdade aquela afirmação, que se apoia na certeza de que a Boa Nova de Jesus Cristo é para viver, realmente, por cada um de nós, no dia-a-dia, se é que aspiramos a um mundo melhor, assente em mais verdade, mais justiça, mais paz e mais amor, não será menos certo dizer que dedicar um dia especial ao Natal terá o sabor de quem gosta de partilhar a alegria da fraternidade universal, mesmo que seja apenas à nossa medida.
Nessa linha nos reunimos no Hotel de Ílhavo, onde falámos uns com os outros, onde trocámos mensagens simples de amizade sincera, onde comemos o indispensável e bebemos o preciso, onde formulámos votos de Boas Festas.
Que a alegria das Festas Natalinas nos inspire a construção de um ano de 2011 muito melhor do que o de 2010, de triste memória para tantos.

Fernando Martins

sábado, 18 de dezembro de 2010

Convívio de Natal – Christmas celebration



No passado dia 16 de Dezembro, entre as 9h30 e as 12h os alunos de Inglês tiveram o seu já tradicional convívio natalício, que contou este ano com a presença do Professor Carlos Duarte e alguns alunos da aula de Fotografia e Comunicação, assim como da Dr.ª Cândida e da Susana, que representaram os órgãos da direcção da Universidade Sénior e a Fundação Prior Sardo. O convívio de Natal contou com muita animação, começando pela decoração dos espaços da Universidade, muita cantoria de músicas natalícias e não só, e uma mesa recheada de iguarias que fizeram a delícia de todos. Mais uma vez foi um espaço de confraternização, de socialização e de muita animação.

No ano passado a turma de Inglês aproveitou o seu convívio para recolher donativos que reverteram num livro gramatical e de exercícios de Língua Inglesa, oferecido à Biblioteca da Universidade. Este ano, pretendendo fazer algo ainda melhor, a turma de Inglês propôs-se fazer uma recolha de alimentos e outros produtos para integrar um cabaz para oferecer a uma família necessitada. Foram ponderadas hipóteses sobre quem ajudar e no final, por intermédio da aluna Celeste, decidiu-se ajudar uma família constituída por mãe e dois filhos, cujas necessidades são acentuadas. Duas alunas de Inglês conheciam já o caso desta família, tendo leccionado à filha mais velha, e confirmaram as necessidades. Todos os alunos contribuíram dentro das suas possibilidades, e assim se reuniram vários sacos de provisões e prendinhas, que gentilmente foram entregues à família.

Deixamos aqui um vídeo com algumas das fotografias que foram sendo tiradas ao longo do convívio, esperando que numa próxima oportunidade possamos contar com a presença e alegria de ainda mais membros da comunidade académica. É caso para desejar a todos um Feliz Natal e um Óptimo Ano Novo, assim como umas boas férias; or in English: Merry Christmas and a Happy New Year, as well as Happy holidays.

Só é velho quem perdeu a capacidade de cantar

Atentas para melhor captarem a mensagem

Aspecto da assistência

Alegria no canto

No dia 15 de Dezembro a Turma de Teatro havia agendado uma demonstração do seu trabalho para apresentar a todos os alunos da U.S.
A Tuna da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis presenteou-nos nesse mesmo dia com um espectáculo de grande prestigio e elevada organização que já vêm desenvolvendo há cerca de sete anos.
Tivemos o privilégio, todos os que estiveram presentes, de assistir a um trabalho altamente meritório quer para a nossa turma de teatro, que tão bem nos soube transmitir alguma poesia de António Gedeão, inserida num contexto a que o seu orientador, Prof. Jorge Neves, resolveu apelidar “Do Amor e da Guerra”, quer pela U.S. de Oliveira de Azeméis que, de acordo com o contacto que mantivemos com os mesmos após a sua actuação, está já habituada a presentear instituições por todo o país com a dádiva da sua alegria, das suas canções e a crença de que só é velho quem, dentro de si, perdeu a capacidade de cantar.
A nossa Tuna aproveitou também para, de uma maneira informal, apresentar algumas canções.
As fotos que apresento não revelam o que se passou na US neste dia. Preocupei-me em gravar o conteúdo em filme. Mas aí fica o convite para quem tiver algumas fotos, que as envie ao Prof. Fernando Martins. Tenho a certeza que trabalhando em conjunto teremos em 2011 uma melhor US.

Texto e fotos de Albertina Vaz

sábado, 11 de dezembro de 2010

Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos

Alexandre Cruz e Carlos Duarte

Todos à mesa

Aspecto da caldeirada

Enguias à medida


Com a presença de 22 alunos, decorreu no passado dia 9 mais um encontro de conversas, na turma de Comunicação/Fotografia, com a presença de Alexandre Cruz, doutorando em Ciências de Educação e actual Provedor do Estudante na Universidade de Aveiro.
O tema abordado foi a Comunicação Social e os Direitos Humanos, tendo o orador começado com a publicação do cartones do profeta Maomé num jornal dinamarquês, tendo tudo começado em 12 de Setembro de 2005 quando na Alemanha, Bento XVI, citando o imperador bizantino Manuel II, este criticava a doutrina muçulmana,  facto que levou a uma mal interpretação tanto no mundo islâmico como no ocidente, levando o Papa a desfazer o mal-entendido afirmando que só pretendeu com aquele texto “evidenciar a relação essencial entre fé e razão…..”.
Mas, passados 18 dias,  um jornal conservador Dinamarquês publica 12 caricaturas com o título “As faces de Maomé”. E, a partir daqui,  surgem graves incidentes por todo o mundo, com perseguições, atentados, incidentes diplomáticos, mortes e tudo isto devido a caricaturas que saíram num jornal!
Em contraste com este grave incidente mundial, apresenta a caricatura do Papa João XXI com um preservativo no nariz, publicado do Expresso e sobre o qual não existiu qualquer questão!
É a partir destes dois exemplos que Alexandre Cruz fala da liberdade de imprensa em todo o mundo e dos vários mecanismos legais que existem para a proteger. Sendo a diferença entre os povos um enriquecimento, é da responsabilidade de todo sem excepção, serem obreiros na construção da reflexão universalista onde os direitos e os deveres se transformem em palavras-chaves para a educação da liberdade, lembrando que a Comunicação Social é o reflexo da sociedade onde está inserida.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Convívio de Natal: Christmas Celebration

A alegria dos convívios

A turma de Inglês convida toda a comunidade académica a juntar-se ao seu convívio de Natal, na próxima 5ª feira, dia 16 de Dezembro, entre as 9h30 e as 12h, no espaço da Universidade. Cada um traz aquilo que entenda para partilhar no convívio, sem exageros para que não sobre tanto como habitualmente! Contamos com todos vocês para tornar este convívio ainda mais alegre, mas impomos uma condição: venham com as gargantas afinadas para cantar alegres músicas de Natal…se não…podem sempre optar por cantar em “playback”!!! No ano passado foi bom, este ano queremos que seja ainda melhor, contamos convosco.



The English class hereby invites everyone in the academic community to come to the Christmas celebration, next Thursday, December 16th, from 9.30 to 12 a.m. Every person is allowed to bring something to share in the celebrations, but nothing big is necessary, so that the spares are not too much. We are counting on all of you to make this celebration even more cheerful, but we also impose a condition: bring a clear throat ready to sing joyful Christmas songs…if you’re unable to meet this criterion…well, then you can always practice playback singing!!! Last year was great, this year we wish for it to be even better, we’re counting on you.

Escrita Criativa - FPS - Dezembro de 2010


ALFABETO

Quando, em Setembro, contactei com os formandos de “Escrita Criativa” captei, de imediato, estar em presença de uma realidade plural de sensibilidades e de uma multiplicidade de saberes. Então, comecei a perceber que uma promessa de alegria tinha marcado encontro para aquele espaço.

A alegria íntima de cada um olhar o OUTRO como alteridade de si, mas também sentir-se como diferente do OUTRO. E se, como é o caso, esta vivência for partilhada simultaneamente pela escrita, a imagem de cada um no grupo vai-se tornando mais nítida, as barreiras pessoais vão-se vencendo e rasga-se a janela aberta sobre o SER.

Este desafio que todos aceitaram começa agora a expandir-se para os OUTROS, com a partilha deste nosso primeiro trabalho publicado no Blogue da US da Fundação Prior Sardo.

É o nosso ALFABETO!! O alfabeto dos formandos

Albertina Vaz
António Capote
Dores Topéte
Fátima Martinho
José Sarabando
Júlia Sardo
Maria Jorge
Víctor Cabrita

Aguardamos os comentários…

Fernanda Reigota

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Litoral da Ria de Aveiro – Um território em risco!

Aula de Comunicação e Fotografia

Maria de Fátima Alves na US

A docente da Universidade de Aveiro, Maria de Fátima Alves, esteve hoje  na nossa US,  na aula de Comunicação/Fotografia, onde apresentou um trabalho sobre a erosão costeira na nossa região.
Reflexão sobre as vulnerabilidades do ecossistema estuarino e costeiro da região entre Ovar e Vagueira, com as indústrias de refinação, a erosão costeira e estuarina, poluição hídrica, as cheias e os transportes de mercadorias perigosas a servirem de factos concretos, com influências directas na transformação da costa que em média, por ano, tem um recuo de 9 metros, foram assuntos de grande interesse para os 20 alunos presentes, que aproveitaram a oportunidade para colocar questões pertinentes no que se relaciona com o tema apresentado.
No final, Carlos Duarte, após agradecer a presença da oradora, ofereceu-lhe o livro “Ílhavo Ensaio Monográfico do séc. X ao séc. XX”, de Senos da Fonseca.
Antes da palestra, o coordenador da disciplina mostrou as instalações da Universidade Sénior à convidada, tendo esta prometido a oferta de publicações editadas pela ADERAV (Associação de Defesa da Região de Aveiro) para a nossa Biblioteca.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ainda a propósito do Hospital de Cuidados Continuados de Ílhavo

Hospital de Ílhavo

Os cuidados continuados são de extrema importância para toda a sociedade. A sua função é muito nobre e o que era desejável é que houvesse por todo o país este serviço. Nos cuidados continuados, as pessoas são tratadas, não para se curarem, mas para terem dignidade de vida.
Os doentes que estão em fase terminal e que podem ter algum tempo de vida têm todo o direito de ter um fim digno. Aliviados das dores e tormentos horríveis, que as suas doenças proporcionam.
Pois é nos cuidados continuados que encontram essa dignidade, devido aos tratamentos, que lhes minimizam as dores, até que chegue o fim.
Eu penso, que nem todos os técnicos de saúde e mesmo auxiliares têm capacidades humanas para trabalharem num lugar destes. É preciso, além da sabedoria técnica, o amor pelo próximo.
Cuidar de pessoas tão debilitadas requer uma enorme coragem e uma entrega ao amor pelo ser humano tão dependente. Um sorriso ou até só um toque faz bastante a diferença, em pessoas que já perderam a esperança.

Júlia Sardo

sábado, 4 de dezembro de 2010

Isabel Jonet: primeira responsável pelo Banco Alimentar



Activista portuguesa contra a pobreza, Maria Isabel Jonet nasceu em 1960. Licenciada em economia, começou por trabalhar numa seguradora, mas quando o marido foi trabalhar para Bruxelas, na Bélgica, Isabel Jonet acompanhou-o e passou a desempenhar as funções de tradutora na União Europeia.
Em 1994, regressou a Portugal e deixou de trabalhar para poder acompanhar melhor o crescimento e a educação dos filhos. Como ficou com mais tempo livre resolveu, nesse mesmo ano, entrar como voluntária no Banco Alimentar Contra a Fome, uma instituição que angaria alimentos para distribuir pelas pessoas necessitadas. Ao fim de algum tempo, assumia a presidência da instituição, que ao fim de dez anos de actividade já tinha cerca de dez mil voluntários a colaborar e prestava apoio a cerca de 200 mil pessoas necessitadas.
O trabalho de Isabel Jonet foi reconhecido pela Assembleia da República de Portugal, que em 2005 lhe entregou o prémio Direitos Humanos 2005. Isabel Jonet havia sido antes distinguida pela revista feminina Activa com o prémio Mulher Activa 2000.

A.Carvalho

Fonte: Isabel Jonet.Infopédia, Porto Editora

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Alunos da US visitam CASCI, na Colónia Agrícola


Os alunos de Literatura Lúdica deslocaram-se, a convite da sua professora Dr.ª Maria Helena Malaquias, ao CASCI – Centro de Acção Social do Concelho de Ilhavo, no sentido de conhecerem uma Instituição que, na Gafanha da Nazaré, tem a funcionar um Centro de Emprego Protegido e um CAO, isto é, um Centro de Actividades Ocupacionais, onde um número significativo de jovens e adultos desenvolvem uma actividade profissional que lhes permite a inserção no mundo do trabalho, apoiando as suas aptidões e optimizando as capacidades que cada um tem.
Foi um prazer verificar que, tão perto de nós, uma Instituição se dedica a valorizar as capacidades diferentes de jovens com dificuldades especiais que trabalham em condições que lhes possibilita viver com dignidade e em condições de trabalho, em tudo idênticas às do mundo laboral.
E das peças da carpintaria à oficina da cerâmica, ou até aos produtos da Agro-Pecuária e Doçaria, foi com muito prazer que nos deslocámos conversando com os formandos ou com os seus monitores, que tão agradavelmente nos souberam inserir na vida do seu dia-a-dia
A deficiência foi-nos assim apresentada na sua verdadeira plenitude: pessoas diferentes com capacidades diferentes mas realizações iguais.
E foi com esta realidade que os alunos adquiriram mais uma aprendizagem de vida: a deficiência não é uma incapacidade quando a tentamos ultrapassar com o melhor de nós mesmos.

Albertina Vaz

NOTA: Para saber mais sobre o CASCI clique aqui

Mais Saúde com Suplementos Alimentares

Maria Natividade apresenta Suplementos Alimentares


Maria Natividade Costa foi a "oradora" da aula de Comunicação/Fotografa a convite do professor, Carlos Duarte, que assim lançou a ideia junto  dos alunos para que apresentem, no lugar do professor, assuntos de interesse para a comunidade da Universidade Sénior, criando-se assim uma maior proximidade e um maior conhecimento entre todos.
Hoje, dia 2, a Maria Natividade apresentou os chamados "produtos naturais" que servem principalmente como preventivos de doenças e não como remédios milagrosos, como se ouve em alguma publicidade enganosa.
São suplementos alimentares que ajudam na prevenção do stresse, artroses, sistema nervoso, celulite e outros males que nos vão minando. A alimentação pobre de viatminas que hoje em dia nos enche as parteleiras dos hipermercados faz desta indústria uma grande procura, como se pode constatar quando muitos alunos afirmaram estar a tomar esses produtos já há algum tempo.
No final decorreu diálogo entre todos, tendo o professor lançado o desafio à aluna Custódia Bola para vir falar sobre a sua actividade como Chefe dos Escuteiros na Gafanha da Nazaré, convite que foi aceite!

Como se ordena um território frágil?


No próximo dia 7 de Dezembro, a Universidade Sénior (Turma de Comunicação/Fotografia) da Fundação Prior Sardo vai ter nas suas instalações, Gafanha da Nazaré, a presença da docente e investigadora da Universidade de Aveiro, Fátima Lopes Alves, que irá apresentar uma palestra subordinada ao tema "A erosão costeira e estuarina na região da Ria de Aveiro - Como se ordena um território frágil?".
A sessão tem inicio às 11h e está aberta a todos os alunos da Universidade Sénior.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Colóquio: Embarcações Tradicionais Portuguesas

 Ana maria Lopes com alunos e directora

Ana Maria Lopes deu uma preciosa lição

Quarta-feira, 24 de Novembro, greve nacional... dia cinzento. Até o sol, preguiçoso, teima em aparecer por entre a carantonha das nuvens. Isto para não falar no frio condicionante da natureza das vestes, claro, para quem o sente!
Mesmo assim, nada impediu que os alunos da nossa US se recreassem. Então, uns com mais roupa, outros com menos, lá fomos de abalada pela nossa costa tão diversa, tão verde, tão rochosa, tão dourada, tão prateada, enfim!, tão viva de cor, tão sóbria a preto e branco. Bela de qualquer maneira!.
Pois foi assim que a “Galera” da Fundação Prior Sardo percorreu o nosso litoral, desde o Minho verde ao dourado Algarve, passando pela prata das nossas areias, sempre muito bem guiados e conduzidos por uma excelente “skipper”, nem mais nem menos, a magnífica Drª Ana Maria Lopes.
Durante a dita “expedição”,  muito curiosa e interessante, foi colhida valiosa informação sobre os diversos tipos de embarcações e respectivas artes de pesca utilizadas localmente, permanecendo ao longo de séculos e marcando vincadamente através da tradição e cultura a entidade própria dos portugueses de aquém e além mar, atributos que cada vez mais se vão diluindo, na presente modernidade global.
Fruto de um trabalho de campo exaustivo, através dos tempos, e após uma revisão apurada das mesmas situações, nomeadamente nos recentes anos 60 e 80 e até aos dias de hoje, os alunos da US  aperceberam-se quanto foi útil e preciosa esta acção de conhecimento na nossa orla marítima.
A selar esta acção, fica o testemunho na biblioteca da US de uma valiosa obra escrita e oferecida pela autora e mentora desta “expedição”.
Por tudo isto e com reconhecimento dos tripulantes desta “Galera” um muito obrigado à Drª Ana Maria Lopes.

Manuel Correia

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Festa de aniversários na US

Festa de aniversários

A música não podia faltar


Última 4ª feira do mês de Novembro foi dia de Aniversários na Universidade Sénior
Como habitualmente foi dia de festa na Universidade. As aniversariantes convidaram os colegas a participar na sua festa, tendo primado pela diversidade de iguarias que estiveram presentes e que fizeram as delicias de quem lá esteve.
E foi uma vez mais num ambiente de grande alegria, porque cada ano que passa é mais um dia para ser vivido intensamente que todos aproveitaram para em franca convivência se divertirem aprendendo.
É que desta vez as alunas de cavaquinho não quiseram deixar por mãos alheias o acompanhamento dos cantares com que todos abrilhantaram este dia.
E foi, na companhia da Directora que a foto tradicional foi feita… desta vez éramos só dezassete.

Redes Sociais e Comunicação

Pedro Costa na US

No dia 26 de Novembro os alunos de Fotografia e Comunicação tiveram oportunidade de assistir a um colóquio proferido pelo jornalista Pedro Costa, sobre o tema referido.
Foi deveras aliciante poder dialogar com uma pessoa que, dominando as novas técnicas informáticas, nos transmitiu as vantagens das redes sociais e de como as mesmas podem envolver e tomar conta das nossas vidas.
Embora abordando várias redes, centrou-se principalmente no Facebook que, pela sua dimensão (500 milhões de utilizadores no mundo inteiro, sendo que 3 milhões são portugueses), é talvez a Rede mais utilizada por miúdos e graúdos que, através da mesma, fazem amigos, encontram pessoas que já perderam há muito ou passam do online para o offline, concretizando na vida real conhecimentos que se podem tornar vivências.
O tema foi muito apreciado pelos alunos e muito participado por todos, sendo que uma vez mais o Prof. Carlos Duarte nos surpreendeu pela qualidade dos seus convidados.
Pena é que uma vez mais a US Prior Sardo se tenha esquecido que um projector é um material imprescindível a qualquer aula e mais ainda a uma aula de Fotografia e Comunicação.
Foi com muito desagrado que verificámos que o nosso convidado que, tão brilhantemente expôs o conteúdo da sua dissertação, não tivesse podido utilizar um material que hoje em dia é de uso corrente em qualquer exposição.
Este colóquio foi há muito tempo divulgado no blogue e era portanto do conhecimento de todos pelo que lamentamos não ter proporcionado as melhores condições ao convidado do Prof. Carlos Duarte que, com tanta dedicação e empenhamento, se tem esforçado por nos dar a conhecer novas realidades e aspectos cada vez mais importantes num mundo em permanente transformação.

Texto e foto de Albertina Vaz

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alunos da US no Museu Marítimo de Ílhavo

Grupo para a história
Uma aula no Museu
Alunos atentos

Integrado no plano de actividades da área de Fotografia/Comunicação da US da Fundação Prior Sardo da Gafanha da Nazaré, os alunos desta disciplina visitaram recentemente o Museu Marítimo de Ílhavo acompanhados pelo coordenador, Carlos Duarte. Esta visita segue-se a um projecto mais vasto onde se inserem visitas já feitas, ao Centro Português de Fotografia, ao navio Santo André, Centro Cultural de Ílhavo, ao Museu Santa Joana Princesa em Aveiro e ao Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, além de palestras com diversas entidades como: Mónica Arvins – Risoterapia; João Carlos Mota - Para que nos servem as cidades; António Pinho - Cidadania desde há 2500 anos e o Capitão José Paulo Vieira da Silva que falou da sua expedição ao Titanic. Entretanto até ao final do ano já estão agendadas palestras com a docente da U.A., Fátima Lopes Alves, que falará sobre a Erosão Costeira, Alexandre Cruz com o tema Direitos do Homem e a Comunicação Social e Pedro Costa irá falar das Redes Sociais.

sábado, 20 de novembro de 2010

Reunião Geral de Alunos: Por uma Universidade Melhor

Reunião Geral de Alunos


Desde o ano passado que a Direcção e os Alunos da nossa US sentiam a necessidade de delegados de turma. E, no seguimento da RGA do passado dia 3 do corrente, ficou, entre outras coisas, deliberado a eleição dos mesmos. Com o decorrer das aulas foram eleitos e era necessário escolhermos o grupo de trabalho que irá fazer a ponte entre Direcção, Professores e Alunos. No passado dia 17, entre os delegados foi escolhido o grupo de trabalho.

Delegados

Informática A: Piedade Trindade
Informática B: Manuel Correia
Francês: Aguinaldo Carvalho
Cavaquinho: Odete Filipe
Inglês: Maria Jorge
Tuna: José Luís Vaz
Pintura: José Sarabando
Caso da Semana/História da Gafanha: Lisete Jorge
Escrita criativa: Victor Cabrita
Teatro: António Capote
Literatura Lúdica: Albertina Vaz
Saúde e Bem - Estar: Custódia Caçoilo
Fotografia: Maria Eneida Correia

Grupo de Trabalho

O Grupo de Trabalho é constituído por Manuel Correia, Albertina Vaz e Maria Jorge

POR UMA UNIVERSIDADE MELHOR

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Colóquio e Intercâmbio com Universidades

Lembramos:

Ciclo  de Colóquios

O  primeiro tema do Ciclo de Colóquios – “Entre o Mar e a Ria”, com Dr.ª Ana Maria Lopes, “Regresso ao Litoral - Embarcações Tradicionais Portuguesas” , será  apresentado no próximo dia 24 de Novembro, das 09h30m às 12h30m. As inscrições ainda estão abertas na secretaria da US.

Universidade de Oliveira de Azeméis

O  Intercâmbio Universidades – Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis – já tem nova data - 15 de Dezembro, quarta-feira, pelas 15 horas. Recepção, acolhimento e convívio na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo. Inscrições na Secretaria da Universidade Sénior, a partir do dia 9 de Novembro, terça-feira.

sábado, 13 de novembro de 2010

Intercâmbio com a Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis

  Por motivos relacionados com a saúde de um dos elementos da US de Oliveira de Azeméis, o intercâmbio previsto para o dia 17 de Novembro, quarta-feira, pelas 15 horas,  não se poderá realizar.  Posteriormente, será anunciada nova data.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Um magusto para a história da US


Preparativos
As castanhas não podiam faltar

Folar ou coisa parecida

Doces para qualquer hora

Os salgados sabem sempre bem

A directora  na linha da frente

A fogueira para aquecer

Os que gostam de ajudar

A música nunca falta

Cânticos seguindo a letra à letra

Palmas na hora certa

Quem tem boa voz deve cantar

Mais uma voz afinada

Os nossos músicos

O S. MARTINHO NA UNIVERSIDADE SÉNIOR


Diz o povo que o dia 10 de Novembro é o S. Martinho das mulheres. Justificação para tal? Nem interessa saber, o importante é haver um motivo para festejar! Afinal de contas, está certo! Por que não terem, elas também, um dia em que possam “adorar”” o deus Baco? Hoje, as mulheres fizeram-no com prazer, mas comedidamente também. Sobre a mesa, via-se de tudo: vinho (tinto e branco), jeropiga, licor (hummm, delicioso!) e, pasme-se!, muita laranjada! É claro que esta última ficou quase toda! Os homens fugiram dela como o diabo da cruz e as mulheres fizeram jus ao seu dia. Mas portaram-se todos muito bem. Uns e outros uniram-se para festejar o Santo, antecipando o dia onze, que é dia de aulas.
Fora, no jardim, uma bela fogueira, onde foram assadas as castanhas (o S. Pedro não nos deixou ficar mal, mas as chamas deram calor aos corações, no que foram coadjuvadas pela pinguita, já se vê!).
Graças a Deus que os alunos da US ainda têm dentitos! Uns “de origem”, outros nem por isso (em ponte, aparafusados, ou então em barra ou diastema, à moda dos coelhos), mas o que é facto é que as castanhas não deixaram de ser comidas, apesar de “al dente”.Que importa? O tintinho ajudou à mastigação, à deglutição e, acima de tudo, à animação.
Dentro, uma mesa cheia de coisas boas e variadas ( que fizeram as delícias dos comensais), fruto da contribuição de todos. Linda, esta partilha!
No ano passado gostámos, mas a “caloirice” limitou a nossa acção. Hoje foi notória a diferença! Já veteranos nestas lides, e muito bem ajudados pelos “novatos”, a festa foi digna de tal nome. A boa disposição atingiu o auge quando um grupo de alunos “sacou” dos seus instrumentos, fazendo trinar as cordas dos mesmos. E era ver os principiantes “taco a taco” com os “sabidotes”, a “esbrugalhar” os seus cavaquinhos, mostrando ao mestre João Ramos quão profícuo têm sido os seus ensinamentos. Os outros? Pois também não quiseram deixar os seus créditos (nem os dos “regentes” da nossa Tuna, os insubstituíveis irmãos Serafim) em mãos alheias e, de imediato, as suas vozes, por aqueles educadas, formaram um coro harmonioso, que encheu a Fundação Prior Sardo de uma alegria libertadora, que certamente levaram com eles para casa, tão vivido foi aquele encontro. Os sorrisos não enganavam ninguém: eram espontâneos e autênticos. Foi com relutância que todos puseram fim a tão agradável e são convívio, mas a hora ia avançada e impunha-se fazer o jantar e comê-lo, já que às 20 h nos esperavam duas aulas musicais. É que isto de ser artista não é fácil! Mas é muiiiiiito bom!!!!!

Alice Silva