segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Turma de Comunicação/Fotografia dá os primeiros passos na arte do TEAR!










No passado dia 21 a turma de fotografia deslocou-se a Pardilhó de visita à Casa do Tear. Antiga moradia familiar cujos descendentes, 3 irmãos, resolveram reconstruir e fazer daquele espaço um museu vivo com a arte de tear feita por uma artesã, que além de fazer ensina os visitantes. Antigos aparelhos, alfaiais, moveis são peças que ilustram um passado que para a maioria dos visitantes lhes fazem lembrar tempos de juventude.
Não faltou a gastromomia com os famosos rojões com grelos e batatas cozidas e doces regionais. E mais uma vez, novo convite para a turma expor os seus trabalhos fotograficos naquele espaço onde durante todo o ano se realizam diversas exposições e eventos culturais. 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

“Gentes da Terra” - Exposição de fotografia visitada pela turma de Comunicação/Fotografia








No passado dia 14, os alunos de fotografia (19), estiveram no Centro Cultural de Esgueira onde visitaram a exposição de Domingos Monteiro, denominada “Gentes da Terra”.

Trabalhos a preto e branco que retratam as terras e gentes de Trás-os-Montes, além de algumas imagens da n/ região.

Segundo o autor “ as Gentes da Terra, são o objeto deste particular olhar sobre um Portugal raro, absoluto e genuíno que pulsa mansamente, por entre os dias que correm em silêncio lá longe onde o nosso olhar não alcança…..”

Curiosa foi a observação de alguns alunos no facto do “descanso visual” em imagens a p/b o que já há muito tínhamos referido nas aulas, que iria acontecer perante a massificação da cor………..

E o convite foi lançado para os alunos da U.S. exporem no Centro Cultural de Esgueira!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013




Dia 5 a turma de Comunicação/Fotografia visita o Centro Portugues de Fotografia no Porto com a Exposição de Francesc Català-Roca, o maior fotografo de reportagens de Espanhas do séc.XX.
Paralelamente a esta mostra decorrem, na antiga cadeia da Relação, mais quatro exposições de fotografia além da mostra de material fotográfico desde o inicio da fotografia até ao presente.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Alunos vistam a exposição Bakalhaus em Ilhavo




 
Os alunos da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo da Gafanha da Nazaré, turma de Comunicação/Fotografia, visitaram a exposição Bakalhaus recentemente inaugurada em Ílhavo e que foi incluída na inauguração do Aquário dos Bacalhaus no Museu Marítimo.
A primeira visita foi ao Centro Cultural de Ílhavo onde os alunos, guiados pela técnica Vanessa Magalhães, observaram obras de pintura, escultura e fotografia em que o tema dominante foi alvo de curiosidade não só pela criatividade dos artistas mas também por ser a 1ª.vez que o bacalhau é alvo de uma tão grande exposição de arte com 65 artistas de diversas nacionalidades.
Seguiu-se a visita ao Museu Marítimo onde além dos trabalhos expostos o alvo importante foi o Aquário recentemente inaugurado onde os 40 espécies de Gadus morhua, vindos da Islândia e Noruega, despertaram atenção de todos e em especial de alguns alunos séniores que andaram na pesca ou trabalharam em empresas transformadoras do fiel amigo.
E a visita terminou no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré e navio Santo André onde se viram as restantes obras de arte.

De salientar as obras de artistas da região de Aveiro, como as fotografias, de Carlos Duarte, Diogo Moreira, Pedro Tavares e Romeu Bio, a escultura de Paulo Neves e as pinturas de André Capote.
Esta mega exposição foi organizada pela Galeria de Arte Contemporânea Nuno Sacramento e teve o apoio da Câmara de Ílhavo, Museu Marítimo e Riberalves Grupo