A outra face da vida!
Os alunos de Literatura Lúdica (LL) foram hoje visitar duas outras dependências do CASCI, uma Estrutura Residencial para Idosos e um Lar Residencial para Deficientes, situados na freguesia de S Salvador, Ílhavo.
A visita decorreu com normalidade, apercebendo-nos todos de como este Centro de Apoio Social se esmera em proporcionar aos seus clientes todo o conforto físico e, sobretudo, o apoio humano absolutamente indispensáveis para conferir dignidade e qualidade a quem já virou a outra face à vida.
Os idosos fizeram o seu percurso, ajudaram a criar uma sociedade que agora os ajuda a ocupar os dias que lhes restam da efemeridade do tempo. Esse tempo que todos desejaríamos que não tivesse limites, mas que cada vez se apresenta mais fugaz. Não nos podemos esquecer que cada dia que passamos é um valor que acrescentamos ao nosso direito de viver, uma conquista, mas também mais um avanço em direção ao fim.
O Lar dos Deficientes tem outra marca, outro peso nesta sociedade que se diz buscar a perfeição.
Ali encontrámos crianças, jovens, adultos. Vimos um rapazinho e uma menina de 8 e 9 anos respectivamente a quem a vida teimou em roubar todo o direito de partilhar os risos, alegrias e desgostos dos outros seres. Vivem quase permanentemente ligados a máquinas que os fazem respirar, sobreviver. Têm nome, são o Diogo e a Madalena, mas não têm mais nada, nem sequer um pai ou uma mãe que os possa beijar… As técnicas do CASCI estão 24 horas por dia junto deles para lhes darem esse carinho e os ajudarem a viver.
Encontrámos também um jovem destruído pela própria sociedade só porque nasceu diferente. Após se ter verificado que não era igual aos outros, foi empurrado para uma jaula onde coabitou com outros animais durante cerca de 20 anos. A Segurança Social entregou-o ao CASCI para que cuidasse dele. E assim foi feito. Hoje já comunica, já se sabe sentar, mas não deve saber, felizmente, quem o discriminou, quem o mandou para aquela face da vida.
E foram estas as conjecturas dos alunos de LL após a visita a estas respostas sociais do CASCI.