sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A Tuna da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo esteve na Ceia de Natal da Confraria do Bacalhau

A Tuna com o Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, a hastear a bandeira da Universidade Sénior da FPS

A nossa Tuna esteve no passado dia 20 na Ceia de Natal da Confraria Gastronómica do Bacalhau, que decorreu no Hotel de Ílhavo. Presentes além dos Confrades e convidados, uma equipa da televisão da Coreia do Sul que filmou parte da actuação da Tuna.

Alegria, foi nota dominante desta noite memorável para todos os componentes do grupo que foram bem recebidos e sempre acompanhados por todos os presentes durante apresentação do reportório.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Jantar de Natal da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo com uma Mensagem

 Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, dirige-se a todos os presentes e transmite mensagem

Foi no dia 16 deste mês que mais de 50 alunos, professores, direcção e funcionários da Fundação Prior Sardo se juntaram para, a pretexto da ceia de natal, poderem conviver e espalhar o espírito natalício e impregnar a noite de alegria.

Este é o momento de união entre todos na procura de um bem comum, foi a mensagem deixada pelo Presidente da Direcção da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, que todos congratulou pela presença neste jantar de partilha natalícia, realçando e enaltecendo o Projecto que é a Universidade Sénior e que promete ir mais além, sendo que todos os que a integram, professores, alunos, direcção e funcionários estão empenhados nessa missão.

E foi por esse motivo que todos marcaram presença neste momento, mostrando que mesmo os rostos menos visíveis têm um papel fundamental nesta missão.

Após as palavras do Presidente da FPS, foi projectado um filme fotográfico que pretendeu transmitir, em breves minutos, algumas das passagens que marcaram e fazem a história desta Instituição até aos dias de hoje.

A Tuna desta Universidade e a turma de Francês todos presenteou com cantares e musicas que alegraram e enriqueceram o momento, o qual ninguém quis deixar escapar, fazendo disparar os flashes das máquinas fotográficas.

Também através da projecção de um filme fotográfico, foram registados muitos dos trabalhos que os alunos de Fotografia e Comunicação têm desenvolvido nas aulas, tão bem orientadas pelo seu Professor e Mestre Carlos Duarte.

Mais importante do que as palavras, são os registos fotográficos e os sentimentos que nos ficam na alma!!!
Panorama

 

Direcção da Fundação Prior Sardo, que fez questão de estar presente

A Tuna da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, numa animação que foi constante

A turma de Francês e Português transbordou alegria com cantares e musicas
Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho e Carlos Duarte, Professor Fotografia e Comunicação 
A amizade é linda

"Belo convívio. viva a amizade, viva a Paz, viva a Fraternidade..."
João Teixeira - Aluno da USFPS

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

REMIND 25 – Exposição de FERNANDO GASPAR no Museu da Cidade de Aveiro foi visitada por alunos da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo



Um grupo de alunos da US da turma fotografia/comunicação visitaram no Museu da Cidade de Aveiro a recente exposição de Fernando Gaspar – Remind 25

Esta mostra é composta por obras originais e inéditas, subordinadas ao tema do Corpo Humano, ocupando a totalidade das salas e os três pisos do Museu da Cidade de Aveiro, desenvolvendo-se através de um percurso. Um vídeo inicia uma viagem que, passando pelo desenho e pintura em pequeno formato, revela-nos séries de escultura e culmina com trabalhos de grande dimensão em acrílico sobre tela.

Nesta mostra é apresentado o livro comemorativo, FERNANDO GASPAR - REMIND 25, integrando textos de convidados nacionais e estrangeiros, bem como a reprodução de todas as obras patentes na exposição, esta edição é trilingue (português, francês e inglês), assim como uma coleção de selos dos CTT alusiva a alguns trabalhos em exposição.

Fernando Gaspar é titular de vários prémios de pintura, tendo efetuado, ao longo dos 25 anos de carreira, mais de 40 mostras individuais em Portugal, Espanha, França e Bélgica, estando representado em múltiplas coleções públicas e privadas.

REMIND 25 está patente ao público até 06 de Janeiro, transitando posteriormente para o Cosmopolis - Espace International, em Nantes, França, estando já agendadas exposições do artista para 2012, na Casa Museu Teixeira Lopes, Boston e na China.

Esta visita teve a presença do artista que durante 1h falou do “percurso” desta exposição “onde o corpo humano território singular da afirmação do indivíduo na sociedade ou objecto colectivo, cifra, letra de um tempo. O corpo humano como sujeito, suporte ou linguagem. O tempo através do mais ancestral território da Comunicação….”


CD

Festa de despedida da aluna Lurdes e aniversário dos 22 anos da Profª. Marta



Em vésperas de regressar aos EUA onde o chamamento da família “bateu forte”, um grupo de alunos da nossa Universidade Sénior, organizou um almoço de confraternização e de despedida da Lurdes.

Conheci-a há três anos e desde essa altura, sempre tive na Lurdes não só uma ótima aluna e não posso esquecer os trabalhos fotográficos expostos no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré em 2011, além de muitos outros que ao longo destas três épocas escolares ela tem feito, mas também uma amiga com quem todos podiam confiar e talvez mais importante ainda, é o seu espírito de solidariedade para com os que mais necessitam (ex.Aquém Renasce).

Presentes nesta festa 27 alunos e 4 professores da US e amigos no Rest.Bela Ria, onde além da habitual qualidade gastronómica, a alegria, as canções e os poemas recitados “ao vento” foram pretextos para desejarmos muitas felicidades nas terras do Tio Sam e votos que regresse, porque nos vai fazer falta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

No final os alunos de Fotografia/Comunicação ofereceram uma peça comemorativa em cerâmica, de autoria da Publidecal.

Aproveitando a presença da Profª. Marta (Informática) que fez 22 anos, foi-lhe oferecido além de flores, um delicioso bolo de aniversário não faltando os “parabéns a você” e os desejos de todos para que tenha muito êxito na sua vida futura sempre com a boa disposição com que diariamente convive com todos na Universidade Sénior.

 CD

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dinâmicas de Território no Contexto Cultural, Social e Económico em debate na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo

Presidente da Fundação Prior Sardo, Eng.º Hugo Coelho e Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Eng.º Ribeu Esteves


Alunos da Universidade Sénior atentos às palavras do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo

No âmbito do programa de actividades do ano lectivo 2011/2012 da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, realizou-se uma aula subjugada ao tema “Dinâmicas de Território no Contexto Cultural, Social e Económico”.

O Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, agradeceu a presença e o interesse de todos, tanto dos alunos, como dos funcionários e do orador. Lembrou a importância destas sessões de reflexão, proporcionando um olhar atento ao estado actual da sociedade.
Esta aula teve como orador o Eng Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, que focou diversos pontos, focando, nomeadamente, a importância da intermunicipalidade como meio de optimização de recursos e facilidades, potenciando uma região mais competitiva e eficaz.
O interesse levou a que, após a apresentação do tema, o debate fosse extremamente interactivo e bastante interessante, tendo todos comungado da opinião que, apesar das dificuldades actuais, temos as condições humanas para prosperar.
No final ainda houve oportunidade para uma visita aos hortos dos alunos da Universidade Sénior, onde se evidenciou a qualidade e diversidade dos produtos cultivados.
O interesse de todos foi notório e o debate interactivo



Os agradecimentos finais onde as flores não faltaram

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vida e Harmonia!

Fotografia de Carlos Duarte


O fotógrafo artista nunca passa indiferente pelo mundo que o rodeia. O comum dos mortais é que nem sempre capta a beleza que o envolve, a não ser que ela o provoque, despertando-o da sua apatia.

O Carlos Duarte habituou-nos, e ensinou-nos, a prestar atenção a quanto nos cerca. Neste registo, lá estão, na paleta das cores, as tonalidades fortes envolvendo a fonte de luz, a nervura da vida e o negrume da noite que tudo quer dominar. O verde da esperança e o azul do céu, de braço dado, libertam-se das trevas.  Mas deste quadro sobressai ainda a certeza de que a claridade é  sinal de vida e  harmonia, que se abraçam ternamente
Fernando Martins (site pelapositiva)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mais um Show Cooking na Universidade Sénior com a Confraria Gastronómica do Bacalhau

Presidente da FPS, Eng. Hugo Coelho, Chefe Dorindo e Grão Mestre João da Madalena

Dando cumprimento ao plano de atividades para a ano lectivo 2011/12 da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, decorreu no passado dia 23 nas instalações da instituição mais um Show Cooking da responsabilidade da Confraria Gastronómica do Bacalhau.

 
O Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, agradeceu a adesão das três dezenas de alunos e o privilégio de ter a Confraria Gastronómica do Bacalhau como organizadora deste evento. O Grão Mestre, João da Madalena, mencionou o facto de, antes da Confraria ser “do Bacalhau” é Gastronómica, apresentando assim uma iguaria que não era de bacalhau.

O convidado foi o Chefe Dorindo, do Restaurante Onda Verde, que tem desenvolvido a sua actividade no Largo da Banda da Amizade, em Aveiro, que, apesar de contar com várias especialidades, foi a Paelha a eleita para o dia. Ficou a promessa de, na próxima, fazer uma Paelha de Bacalhau.
No final a nota de todos os alunos ao cozinheiro, foi positiva, seguindo-se o convívio degustativo com professores, alunos e funcionários da instituição.

Presidente da FPS, Eng. Hugo Coelho, agradece a todos os presentes

Os alunos da USFPS seguem atentamente as indicações do Chefe Dorindo
A Paelha

Maria Cândida Silva, em nome da Fundação Prior Sardo, agradece a presença do Chefe Dorindo 

Convívio degustativo


Fotografia e Comunicação no CCI

Surrealismo em palavras...

Os alunos de Comunicação/Fotografia visitaram no Centro Cultural de Ílhavo a exposição de Surrealismo da coleção da Fundação Cupertino de Miranda, instituição que já é uma referência fundamental para o conhecimento do Surrealismo português e internacional e, consequentemente, para a história da Arte Moderna em Portugal.

Guiados por uma funcionária do CCI, foi uma "viagem" pelo mundo surreal de homens e mulheres que  no Sec. XX souberam interpretar através da escrita, pintura, fotografia e escultura, um movimento artístico, nascido em Paris por André Breton e que em Portugal teve como grandes seguidores, Cruzeiro Seixas, Cesariny, Fernando Lemos, O'Neill, Teixeira de Pascoaes, Vespeira ou Paula Rego.

 CD

Sarabando e a poesia REAL!

Foto dos alunos presentes

Alunos de Comunicação/Fotografia viajaram pela Marinha Portuguesa com o Vice Almirante Tito Cerqueira



No passado dia 22 realizou-se na turma de Comunicação/Fotografia uma aula com o Ilhavense, Tito Cerqueira, Vice Almirante da Marinha Portuguesa, com a presença de 19 alunos da U.S.
Portugal e a Marinha foi o tema abordado onde se falou do Mar Português com o trabalho desenvolvido pela Marinha desde a defesa nacional e internacional, a proteção do mar e a sua exploração e o desenvolvimento científico não esquecendo a importância do mar que representa 11% do PIB, 90% das receitas turísticas, 12% do emprego e 18% de receitas em impostos, e a nível do comércio mundial, representa 90%.
Após o dialogo com os alunos, foi entregue ao orador uma placa comemorativa da sua presença na U.S. tendo o Vice Almirante Tito Cerqueira oferecido lembranças aos alunos e uma placa da Marinha à Universidade Sénior que foi recebida pela Diretora Maria Cândida Silva.
CD

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

"English Class Halloween Party

"Foi com uma grande alegria e muito espírito de mundo às avessas que a turma de Inglês se encontrou no dia 31 de Outubro passado na Universidade Sénior para celebrar o Halloween. Máscaras, pinturas, comidas horripilantes e muitas atividades encheram a sala de convívio que durante esta tarde se transformou num autêntico e assustador mundo de monstros e criaturas demoníacas.
Para todos aqueles que não puderam estar presente, aqui fica um pequeno clip de fotografias para poderem ver como foi.
No próximo ano, esperamos contar ainda com mais participantes!"
Prof.ª Vera Marques

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MAGUSTO NA UNIVERSIDADE SÉNIOR DA FUNDAÇÃO PRIOR SARDO

Parte do grupo com o "Ministro" sem pasta, uma presença assídua



Jeropiga e castanhas não faltaram


Porque os bons momentos nunca são tarde para registar e lembrar, aqui ficam algumas fotografias que assinalam a tarde do dia 09, em que para comemorar o Magusto se juntaram na Universidade Sénior um grupo de alunos e colaboradores desta Universidade, para com muita alegria e boa disposição terem mais um pretexto para conviverem e melhor se conhecerem!

As castanhas, a jeropiga e o calor humano foram os grandes protagonistas deste dia, em que até o SOL marcou presença!

Nada foi deixado ao acaso…a fogueira tradicional não faltou e os voluntários para a saltarem fizeram-no cheios de energia, em que nem mesmo as labaredas foram motivo para dissuadir quem quer que fosse.

O convívio e a boa disposição marcaram o dia e a nossa Universidade!!!

Mas que dia tão bem passado. Valeu mesmo a pena! 
Maria Santos, aluna da US

Testemunho:“....as que comemos hoje estavam uma delicia, gostei do convívio ,das castanhas e imaginem até à fogueira saltamos....uma tarde em cheio” -  Maria Santos, aluna da US

 Susana Andias e Aguinaldo Carvalho, aluno da US, solidários no salto

Fotografia aprende-se vendo!

Em três anos a falar de fotografia na U.S. sempre começo estas conversas com a frase:

 - Fotografia aprende-se vendo.

E foi com esta ideia, que os 13 alunos de Comunicação/Fotografia, acompanhados por 20 convidados se deslocaram à Fundação de Serralves para verem a exposição de fotografo alemão Thomas Struth.

Paisagens urbanas, paisagens naturais, famílias e visitantes observando pinturas em diversos museus espalhados pelo mundo, são trabalhos, que cobrem a maior parte do espaço do museu de Serralves, sempre com uma linha de continuidade histórica onde a subtileza das imagens nos mostra uma critica à sociedade em que vivemos, seja na Coreia, Brasil, Peru, New York, China ou Japão. Impressionante as fotografias das famílias onde cada imagem retrata um país e a forma de estar nessa sociedades ou as mega imagens  das florestas tropicais.

“Como a maioria das fotografias de Struth, são complexas reflexões que ao interesse específico de cada objeto surpreendido pela fotografia juntam um escrutínio pessoal sobre a própria natureza do olhar” (Expresso)

No final, os visitantes deslumbraram-se com o maravilhoso jardim da Fundação de Serralves onde decorreu um piquenique sempre acompanhados por um sol radioso “encomendado pelos organizadores”.

Nota: Esta visita teve a presença de uma guia da Fundação de Serralves
CD
Início da visita

Parte do grupo em Serralves 

No jardim de Serralves


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Exposição “Para tocar com as mãos, sentir com a alma e ver com o coração” na Biblioteca da Universidade de Aveiro


Quem dos 14 alunos de Comunicação/Fotografia da n/ Universidade, alguma vez tinha pensado que já tinha visto e lido tudo, hoje pensou o contrário!

Maravilhoso, talvez seja a palavra que se pode aplicar à Exposição de pintura de Eni d’Carvalhho que está patente na Biblioteca da Universidade de Aveiro. Esta artista brasileira convida, com as suas telas, à reflexão, à vida, à natureza e à sustentabilidade, através da sua arte onde todos podem mexer, sentir, com a artista a transportar os visitantes para uma nova experiência transformadora não só dos sentidos mas da forma como vemos e sentimos o que nos rodeia.

E por “obra do acaso” durante a n/ visita tivemos o privilégio de estarem dois cegos a “verem” a exposição e foi deslumbrante como eles interpretavam com os dedos o que viam e nos transmitiam.

Que experiência enriquecedora!

E com todo o respeito que nos merecem as aulas desta disciplina na US há já 3 anos, para mim esta aula foi o “máximo”!

“Eni é da tribo das sensibilidade ”(José Saramago)

 CD

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Informações Úteis para Novembro – Alteração ao Plano de Actividades

Dia 25 de Novembro (6ª feira), das 14h30m às 16h20m, e não dia 23/Novembro como publicado inicialmente no Plano de Actividades, estará presente na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, o Eng.º Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, para falar sobre as Dinâmicas de Território no Contexto Cultural, Social e Económico.

Dia 23 de Novembro (4ª feira) o Show Cooking na Universidade Sénior realiza-se às 15h00, e não às 16h30m, como publicado inicialmente.

As inscrições encontram-se abertas na Secretaria.

Pedimos a todos os alunos e professores interessados que procedam à sua inscrição na Secretaria, para que seja possível uma adequada organização.

A todos agradecemos a colaboração!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Comemoração de aniversários e recepção aos novos alunos


O bolo de aniversário não podia faltar 


No dia 26 de Outubro abrimos as portas para receber os novos alunos e comemorarmos os aniversários do mês de Setembro e Outubro.  
 
 
Não faltou animação, os belos petiscos gastronómicos, o bolo de aniversário e até a aparição de ilustres celebridades do nosso país, no jogo "quem é quem". 
 
 
Sejam bem-vindos “Caloiros” e “Veteranos”!

Alunos novos e veteranos preparam-se para animar o momento


Alunas da USFPS: Natércia, veterana e Palmira, caloira


Jogos que ajudaram a animar a festa e o convívio entre alunos veteranos e caloiros


Aniversariantes apagam a VELA

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Alunos visitam a Exposição a Barra e os Portos da Ria de Aveiro 1808-1932

No passado dia 27 a aula de Comunicação decorreu no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré numa visita à exposição sobre a Barra e os Portos da Ria de Aveiro patente naquele Centro Cultural.

Foi guia dos alunos José Sarabando que além de também ser aluno da turma foi funcionário dos Estaleiros S.Jacinto, quando esta empresa também participou na construção do Porto de Aveiro. Mas antes de se começar a visita foi lido pelo "guia" um poema dedicado ao mar do poeta Quintino Teles.

Visita cheia de simbolismos não só para o "guia" mas também para alguns dos presentes que conheceram algumas imagens em exposição.  Aparelhos náuticos e de desenho, mapas, actas e projectos foram documentos que ilustraram parte da história da grandiosa obra que, segundo José Sarabando, consumiu na época da sua construção, mais de 800 mil  milhões de toneladas de pedra e dando como nota que uma das grandes pedras colocadas pesava 18.700Kgs.

Esta exposição está dividida em quatro núcleos: A Ria de Aveiro; Barra de Aveiro; Navegabilidade da Ria de Aveiro e as Marinhas de Sal da Ria, sendo toda a documentação exposta pertença do arquivo do Porto de Aveiro 

O responsável da turma agradece a disponibilidade do CCGN em ter cedido o espaço para a visita, assim como a forma atenciosa como todos fomos recebidos pela funcionária de serviço.

 Aluno José sarabando lê poema, de Quintino teles, dedicado ao mar 

 Aluno José Sarabando, "guia" desta visita, com os seus colegas

 Prof. Carlos Duarte e alunos da USFPS

CD