Painel do arrependimento
O grupo escuta as explicações do artista
Manuel Correia com sua esposa Eneida
Painéis de Manuel Correia
merecem ser mais conhecidos
merecem ser mais conhecidos
Hoje à tarde a Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo visitou o Museu da Paróquia, integrado num espaço anexo à igreja matriz. Pretendeu-se, com esta visita, conhecer mais de perto o que está exposto, mas sobretudo admirar os painéis alusivos à parábola do Filho Pródigo feitos pelo artista Manuel Correia.
Usando uma técnica mista, com os mosaicos cerâmicos romanos por inspiração, Manuel Correia respondeu deste modo ao desafio lançado pelo Prior José Fidalgo, que também indicou o mote.
O artista explicou passo a passo a técnica e os processos utilizados na confecção dos seis painéis, desde o esboço aos toques finais. Mostrou como conseguiu dar expressão às personagens da parábola, uma das mais conhecidas da Sagrada Escritura e com um significado que nos convida à reflexão, tendo como notas dominantes o arrependimento e o perdão sem condições.
O grupo apreciou as alfaias litúrgicas, os paramentos e adereços antigos, bem como documentos dos primórdios da paróquia, presentemente a celebrar um século de existência.
FM
Sem comentários:
Enviar um comentário