UNIVERSIDADE

Para a intervenção social que se impõe

A Fundação Prior Sardo, Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública, com personalidade jurídica de foro canónico e civil, sedeada na Freguesia da Gafanha da Nazaré, foi fundada em 1992 e solidificou a sua intervenção em 1994.
A Instituição tem como objectivo apoiar os cidadãos e famílias carenciadas, procurando proporcionar-lhes as condições indispensáveis às necessidades básicas, actuando tanto no sentido de dar uma resposta directa às referidas carências, como em termos de prevenção.
Nesta linha, a Fundação Prior Sardo, desenvolve todo um conjunto de actividades que pretendem reforçar e dinamizar a intervenção social a que se propõe.
Assim, a promoção de projectos no âmbito do desenvolvimento social e comunitário, a articulação em parcerias (formais ou informais), o reforço da qualidade dos serviços, bem como a implementação de novas respostas sociais, são uma prioridade para a Fundação Prior Sardo.


***


Combate o isolamento e a exclusão social

A Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo é uma resposta socioeducativa, que visa criar e dinamizar regularmente actividades sociais e culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para e pelos maiores de 50 anos.
Trata-se de uma Resposta Social, dado que combate o isolamento e a exclusão social da população sénior, incentivando à participação na sociedade, através de um pólo de convívio.
Para além de um projecto educativo e formativo, é igualmente um projecto social e de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população sénior, assim como profilaxia para o isolamento e exclusão social.