Com estas três componentes sempre “vivas” na turma de comunicação/fotografia, os alunos(as) tiveram durante dois dias de aula (dias 10 e 12) amostragem do que foi a Grande Epopeia da Pesca do Bacalhau à linha, onde muitos do seus intervenientes eram naturais do Concelho de Ílhavo.
No 1º. Dia foi visto o filme “A Campanha do Argus” de Alan Villiers, nas instalações da US. É um clássico das narrativas de viagens marítimas do período da navegação à vela, filmado por um oficial da Armada Australiana de nome Alan Villiers, o DVD visionado é uma edição da CMI/MMI.
No 2º dia, os alunos visitaram o Museu Marítimo de Ílhavo, tendo a Sala Cap. Francisco Marques merecido especial atenção já que além das histórias existentes do que foi a Faina Maior, serviu de “aula prática” no seguimento do filme. Sala das Conchas, a Sala dos Mares, a Sala da Ria foram outros espaços em que o guia Hugo Pequeno, Técnico Superior do Museu, descreveu de forma simples e conhecedora aos alunos. E como já é “tradição” seguiu-se a visita gastronómica desta vez ao restaurante “QB” situado em Cimo de Vila (Ílhavo), onde foi saboreado Polvo à Lagareiro que estava QB (Quanto Baste)! Tendo no final os alunos Sarabando e Natércia representado algumas rábulas e recitado poemas do Ilhavense, Quintino Teles.
CD
Sem comentários:
Enviar um comentário