terça-feira, 22 de março de 2011

Evolução Humana na Ocupação do Litoral

Sónia Filipe


Esteve presente na aula de Comunicação/Fotografia a arqueóloga da Universidade de Coimbra e natural da Gafanha da Nazaré, Sónia Filipe, acompanhada pelo geólogo da Universidade  de Aveiro e seu marido, Paulo Morgado.
A evolução do litoral em especial da região de Aveiro desde o Séc.X até aos nossos dias, seja através de fenómenos naturais ou por acção do homem,  foi tema dominante desta aula.
A origem e o surgimento da Gafanha, mapas onde se pode visualizar o mar junto a Ílhavo, as histórias conhecidas das Capelas da Nª. Srª. das Areias - Séc.XV (S.Jacinto) e da Nª. Srª. da Ermida de Vagos - séc.XII, os naufrágios de barcos encontrados na Ria, o abandono do Monumento Nacional, Forte da Barra, a zona arqueológica nos terrenos onde se encontra a Universidade  de Aveiro, a muralha de Aveiro e as "forma de pão de açúcar", também  de Aveiro, foram assuntos do agrado dos 17 alunos presentes que, no final, ainda ficaram para dialogar com a oradora, que prometeu voltar de novo para conversar de Arqueologia da nossa região.

Sem comentários: