domingo, 20 de março de 2011

Dia da Poesia no Banco do Tempo

A Pedra Filosofal – um hino ao sonho.

O nervosismo dos “actores

Uma assistência entusiasmada

 
Um colaborador de sempre – Prof.  Manuel Serafim

DE POETAS SE FAZ A POESIA

E porque a poesia se faz com poetas o dia da Poesia foi celebrado pelo Banco do Tempo de Ílhavo em colaboração com o Teatro da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo num ambiente de intimidade e partilha.
Foi muito gratificante assistir a mais uma actuação dos “nossos poetas” que, fazendo reviver aquilo que a vida tem de mais puro, não deixam de a espalhar pelo mundo que nos rodeia.
Os nossos poetas sim, porque poeta, não é só o que faz o poema, mas também o que o divulga em sessões como estas que, de tão raras, se tornam uma preciosidade.
Foi com muita entusiasmo que assistimos a uma encenação de noticias intitulada “Do Amor e da Guerra” em que poetas como António Gedeão e José Afonso foram divulgados num misto de leitura e canções que encheram de calor humano o Salão Paroquial de Ílhavo.
Hoje queremos ainda festejar o Banco do Tempo que lançou uma vez mais a iniciativa, o Teatro da US da Fundação Prior Sardo e todos os seus actores que, de uma forma empenhada se demonstraram bons leitores e excelentes poetas, e o Prof.º Jorge Neves que fez nascer em todos o gosto pela poesia e pela partilha dos seus talentos com os mais variados públicos.
De salientar igualmente que este ano acorreram à Festa do Dia da Poesia muitos assistentes. Um destes dias vamos inundar o mundo de poesia. Talvez então não cheguem todos os recintos do mundo. Esse será o dia em que a poesia vai sair à rua e deixará de pertencer aos poetas. E aí saberemos que a poesia passou a ser parte integrante de todos nós.

Albertina Vaz

1 comentário:

Maria Helena disse...

Tenho muita pena de não ter podido estar presente nesse evento, mas fica-me a certeza de que a poesia esteve muito bem representada com um elenco tão entusiasta.
Parabéns a todos.
MH