domingo, 30 de janeiro de 2011

Os Janeirantes de Ílhavo




Tudo começou em 2002…

 Talvez “cansados” do tradicional peditório, talvez esperançados de que o cantar nocturno sensibilizasse os corações para um maior apoio à festa do Senhor Jesus dos Navegantes… atirou-se este pequeno grupo (João Oliveira, Ascensão Gonçalves, Emílio, Clotilde, Lídia Teiga, Teresa Teixeira, Nilce, Zaira Bairrada, Rosinha Ribeiro e Judite Lopes) à aventura de cantar as Janeiras, calcorreando as ruas desta nossa Vila que agora é Cidade… apenas com uma viola, que, nas mãos do digníssimo Juiz da Festa João Oliveira, servia de apoio às vozes que, pela primeira vez, saíram pelas ruas no já longínquo Janeiro de 2002.
Embora o resultado e a recepção não tenham sido muito animadores, ficou a ideia de que, com um grupo e suporte musical maiores, contemplando todas as ruas e becos ao longo das todas as sextas-feiras e sábados do mês de Janeiro, das 20.30 às 23 horas, talvez valesse a pena… quanto mais não fosse para manter uma “tradição”, que muitos teimam em desprezar, apostando em “Halloween’s".
A partir de 2003 o grupo passa a contar com o apoio de altas personalidades bairristas, o que origina a criação de estatutos próprios, os quais «definem algumas regras, mas têm, acima de tudo, a intenção de consolidar o espírito de Grupo e contrariar o lema de que a tradição já não é o que era».
Hoje o grupo conta já com mais de trinta pessoas, que continuam com o mesmo entusiasmo da primeira hora, tendo já passado pela rádio e pela televisão.
Calcorreando as ruas da nossa cidade, Os Janeirantes prosseguirão os seguintes objectivos:

1. Desenvolver a cooperação e solidariedade entre os seus associados, na base da realização de iniciativas relativas à problemática do Cantar das Janeiras.
2. Promover, nesta fase, o estudo, investigação e difusão de notícias relativas à Festa do Senhor Jesus dos Navegantes, cooperando (se lhes apetecer), com todas as entidades públicas e privadas, visando a integração social e o desenvolvimento de políticas adequadas a não deixar morrer as tradições, particularmente O Cantar das Janeiras e a Festa do Senhor Jesus dos Navegantes.

Com vista á realização dos seus objectivos, Os Janeirantes têm, entre outras, as seguintes atribuições :

• Proporcionar aos membros do grupo grandes e alegres caminhadas anuais, pelas ruas, becos, vielas e agras da cidade e arredores.
• Organizar grupos de trabalho para a investigação, estudo e análise da problemática do alheamento da população ilhavense, aos cantares de rua… e não só!
• Editar revistas, jornais ou outros documentos de interesse relevante, ou até mesmo sem qualquer tipo de interesse.
• Organizar encontros, colóquios, conferências e seminários, sobre a Apatia Congénita Ilhavense, incluindo casos como o Desaparecimento da Lâmpada, bem como da Faixa e da Cabeleira do Senhor Jesus dos Navegantes…
• Promover a formação dos jovens, tendo em vista a sua integração no Grupo.
• Promover o intercâmbio e cooperação com associações e organismos nacionais e estrangeiros que prossigam os mesmos objectivos.

Os Janeirantes têm um hino, de que aqui se publicam algumas quadras:

Refrão

A CANTAR
A CAMINHAR
É ESTE O NOSSO REFRÃO
UM ABRAÇO
EM CADA PASSO
DO FUNDO DO CORAÇÃO

I

CAMINHAMOS PELAS RUAS
DESTA VILA QUE É CIDADE
E DAS FONTES QUE ERAM SUAS
JÁ NOS ASSALTA A SAUDADE.

II

NESTE NOSSO PALMILHAR
E DE CANÇÃO EM CANÇÃO
PODEMOS VERIFICAR
O ESTAD’ EM QUE AS RUAS ESTÃO

III

NA NOITE COM SENTIMENTO
CANTAMOS CANÇÕES QUE AFAGAM
SEM RESISTIREM AO VENTO
ALGUMAS LUZES S’APAGAM

Helena Ré

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Lena, minha parceira de cavaquinho ;)

Cara amiga, só para dizer que gostei muito do teu artigo, mas que na formação original também eu lá estava juntamente com a minha irmã Mafalda, a Mila Cruz, a Sãozinha... (não sei se mais alguém)
Olha lá, quem são as "altas personalidades bairristas"??
Beijinhos,


Carla Oliveira