sábado, 11 de dezembro de 2010

Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos

Alexandre Cruz e Carlos Duarte

Todos à mesa

Aspecto da caldeirada

Enguias à medida


Com a presença de 22 alunos, decorreu no passado dia 9 mais um encontro de conversas, na turma de Comunicação/Fotografia, com a presença de Alexandre Cruz, doutorando em Ciências de Educação e actual Provedor do Estudante na Universidade de Aveiro.
O tema abordado foi a Comunicação Social e os Direitos Humanos, tendo o orador começado com a publicação do cartones do profeta Maomé num jornal dinamarquês, tendo tudo começado em 12 de Setembro de 2005 quando na Alemanha, Bento XVI, citando o imperador bizantino Manuel II, este criticava a doutrina muçulmana,  facto que levou a uma mal interpretação tanto no mundo islâmico como no ocidente, levando o Papa a desfazer o mal-entendido afirmando que só pretendeu com aquele texto “evidenciar a relação essencial entre fé e razão…..”.
Mas, passados 18 dias,  um jornal conservador Dinamarquês publica 12 caricaturas com o título “As faces de Maomé”. E, a partir daqui,  surgem graves incidentes por todo o mundo, com perseguições, atentados, incidentes diplomáticos, mortes e tudo isto devido a caricaturas que saíram num jornal!
Em contraste com este grave incidente mundial, apresenta a caricatura do Papa João XXI com um preservativo no nariz, publicado do Expresso e sobre o qual não existiu qualquer questão!
É a partir destes dois exemplos que Alexandre Cruz fala da liberdade de imprensa em todo o mundo e dos vários mecanismos legais que existem para a proteger. Sendo a diferença entre os povos um enriquecimento, é da responsabilidade de todo sem excepção, serem obreiros na construção da reflexão universalista onde os direitos e os deveres se transformem em palavras-chaves para a educação da liberdade, lembrando que a Comunicação Social é o reflexo da sociedade onde está inserida.
Seguiu-se a descrição das principais Declarações e Convenções Mundiais existentes desde 1945 com a Carta das Nações Unidas, até ao Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa já a começar no próximo dia 1 de Janeiro. Entretanto Alexandre Cruz distribuiu por todos os presentes um documento onde além de se mencionar esses documentos com o título: A procura de soluções de diálogo na Era da Globalização, se mencionam os principais artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de Princípios sobre a Tolerância e a Declaração Universal sobre a diversidade Cultural.
No final foi oferecida uma fotografia da Ria de Aveiro ao orador, seguindo-se o almoço no Gafanhão onde as caldeiradas de enguias e de peixe foram motivo para mais umas conversas entre todos.

Sem comentários: