segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Jantar de Natal da Universidade Sénior















Com organização da direcção da US, realizou-se, no sábado, 18 de Dezembro, mais um jantar de Natal, com pouca participação dos alunos. A crise (ai a crise!) terá pesado na hora da inscrição, mas para o ano, se Deus quiser, tudo será diferente, porque, creio eu, todos desejamos isso.
Um jantar de Natal, como qualquer jantar de aniversário, tem sempre algo de bom: as lembranças que nos sugerem, as partilhas que suscitam e os votos que em ambiente festivo se manifestam. Mas como esse aniversário, pelo simbolismo que evoca, é o de Jesus Cristo, o Deus-Menino que humildemente veio até nós para nos redimir, então mais razões haverá para O celebrarmos ano após ano, apesar de muito se dizer que Natal é quando os homens quiserem.
Sendo verdade aquela afirmação, que se apoia na certeza de que a Boa Nova de Jesus Cristo é para viver, realmente, por cada um de nós, no dia-a-dia, se é que aspiramos a um mundo melhor, assente em mais verdade, mais justiça, mais paz e mais amor, não será menos certo dizer que dedicar um dia especial ao Natal terá o sabor de quem gosta de partilhar a alegria da fraternidade universal, mesmo que seja apenas à nossa medida.
Nessa linha nos reunimos no Hotel de Ílhavo, onde falámos uns com os outros, onde trocámos mensagens simples de amizade sincera, onde comemos o indispensável e bebemos o preciso, onde formulámos votos de Boas Festas.
Que a alegria das Festas Natalinas nos inspire a construção de um ano de 2011 muito melhor do que o de 2010, de triste memória para tantos.

Fernando Martins

Sem comentários: