terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alunos da US no Museu Marítimo de Ílhavo

Grupo para a história
Uma aula no Museu
Alunos atentos

Integrado no plano de actividades da área de Fotografia/Comunicação da US da Fundação Prior Sardo da Gafanha da Nazaré, os alunos desta disciplina visitaram recentemente o Museu Marítimo de Ílhavo acompanhados pelo coordenador, Carlos Duarte. Esta visita segue-se a um projecto mais vasto onde se inserem visitas já feitas, ao Centro Português de Fotografia, ao navio Santo André, Centro Cultural de Ílhavo, ao Museu Santa Joana Princesa em Aveiro e ao Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, além de palestras com diversas entidades como: Mónica Arvins – Risoterapia; João Carlos Mota - Para que nos servem as cidades; António Pinho - Cidadania desde há 2500 anos e o Capitão José Paulo Vieira da Silva que falou da sua expedição ao Titanic. Entretanto até ao final do ano já estão agendadas palestras com a docente da U.A., Fátima Lopes Alves, que falará sobre a Erosão Costeira, Alexandre Cruz com o tema Direitos do Homem e a Comunicação Social e Pedro Costa irá falar das Redes Sociais.

Nesta visita ao Museu Marítimo de Ílhavo, os visitantes estiveram na Sala Capitão Francisco Marques onde se encontra um iate bacalhoeiro cortado a meia água (pelo convés) de dois mastros e apetrechado como antigamente, a Sala da Ria com embarcações, em tamanho real, da Ria, Sala do Sal, a Sala dos Mares com miniaturas de embarcações, instrumentos náuticos e de pesca, a colecção de conchas, a maior do país, além de algas marinhas, a biblioteca composta por 8 mil monografias e 2000 publicações periódicas nacionais e estrangeiras, além do bar/café e da loja onde se podem adquirir livros e peças de artesanato marítimo.
Na sala de exposições temporárias e no espaço da entrada do Museu encontram-se duas exposições de grande qualidade, “Tudo num Barco”, conjunto de modelos de embarcações e uma série de imagens que nos remetem para a memória de embarcações da n/ região e, “Nos Porões da Memória” onde são apresentadas fotografias do cientista alemão, Bodo Ulrich feitas a bordo da embarcação Adélia Maria.
No final da visita e, como já é tradição, seguiu-se a parte gastronómica, com a visita ao bar “Bela Ria” na Gafanha d’Aquém, onde saborearam alguns manjares à base de derivados do fiel amigo: Carinhas fritas, pataniscas, bolos de bacalhau, chora, arroz de línguas e massada de Samos e doce regional aletria. No final o Cozinheiro Jorge foi alvo de agradecimento geral pelos 18 alunos presentes.

Sem comentários: