sábado, 26 de dezembro de 2009

Ruas da nossa terra



Rua João XXIII

RUA JOÃO XXIII

Esta rua era um caminho-vala, que durante o Inverno se enchia de água e havia muita dificuldade no cultivo das terras, pois os animais, que ajudavam as pessoas a lavrar as terras, quase não conseguiam transpor os obstáculos para subirem para as terras (crastas).
O caminho tinha início nas “Caçoilas” fazendo um desvio a meio e retomando o percurso uns metros adiante terminando na “ti Lila”, onde começavam as lombas que iam dar à fonte, onde se ia buscar água para beber, que, por sinal, era muito branquinha e servia para lavar a roupa.
A água da vala passava nas “Caçoilas” por um aqueduto e voltava a um caminho-vala que terminava no esteiro.
Mais tarde, o caminho foi alargado e ensaibrado em linha recta, cortando algumas terras incluindo uma boa parcela dum terreno do então Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Rocha.
Em 1977 esta rua foi alcatroada, obra testemunhada por mim, pois já nela residia há 4 anos.
A Rua João XXIII vai da rua S. Francisco Xavier à rua Luís de Camões. Tem dois cruzamentos com semáforos para facilitar o trânsito dos alunos da Escola Secundária, um com a rua Afonso de Albuquerque e outro com a rua Nossa Senhora da Nazaré e Alameda D. Manuel II.


Casa da Rua João XXIII


Rua S. Francisco Xavier



João XXIII (1881-1963) Pontífice, de nome Ângelo Giuseppe Roncalli, nasceu em Itália. A sua condição humilde e os seus dotes excepcionais favoreceram-no durante toda a vida.
Estudou no seminário de Bérgamo e no colégio Ceresoli, em Roma.
Foi ordenado sacerdote em 1904. De 1905 a 1914, foi secretário do Bispo de Bérgamo e professor no seminário. Viajou por França, Palestina e Espanha. Durante a I Guerra Mundial foi capelão Mundial, dando mostra de bondade, abnegação e sacrifício. Em 1921 fundou a «Casa do Estudante».
Bento XV nomeou-o director do Conselho Italiano da Obra da Propagação da Fé. Sagrado Bispo em 1925, foi visitador apostólico na Bulgária e em 1931 foi delegado Apostólico. Neste cargo teve contacto directo com a Igreja Oriental durante 10 anos. Aprendeu Búlgaro e incitou os sacerdotes a imitá-lo, valorizando o seu apostolado.


Alameda D. Manuel II

Em 1934 foi nomeado delegado apostólico na Grécia e na Turquia como administrador apostólico em Estambul e arcebispo titular de Mesembria. A sua bondade e compreensão unida à sua habilidade diplomática, acompanharam-no no desempenho do delicado cargo de Núncio Apostólico acreditado junto do governo Francês (1944) Cardial e Patriarca de Veneza (1953). Em 1958 foi eleito Papa com o nome de Papa João XXIII.
Papa num período de transição e crise, conseguiu para a Igreja momentos de paz e união, preparando–a para um período de «aggiornamento». A ele se devem a nomeação do primeiro cardeal africano, de um filipino e de um japonês. Recebeu personalidades religiosas e políticas e escreveu as duas incíclicas MATER et MAGISTRA e PACEM IN TERRIS.
Convocou o Concílio Vaticano II, vigésimo primeiro dos ecuménicos da Igreja.
Este Papa:
- mostra-nos um Deus que é bondade e tolerância;
- actualiza a doutrina da Igreja para os nossos tempos;
- acaba com a missa em latim.

Custódia Caçoilo Bola

Sem comentários: