segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Prior Sardo : Patrono da Fundação e da Universidade Sénior


Prior Sardo


O primeiro gafanhão
a concluir um curso superior


O Padre João Ferreira Sardo nasceu em 1 de Setembro de 1873, tendo sido ordenado, de acordo com a informação do Padre Resende, na sua Monografia da Gafanha, em 30 de Julho de 1898, embora tenha sido autorizado a celebrar a primeira missa em 30 de Julho de 1897 e a pregar em 23 de Dezembro do mesmo ano.
Em 1902 era capelão da comunidade da Gafanha e em 6 de Setembro de 1910 é nomeado Pároco Encomendado da nova freguesia. Terá tomado posse, como pároco, em 10 de mesmo mês e ano, razão pela qual o Padre Resende aponta esta data como a da criação da paróquia.
A tradição diz, decerto com razão, que foi o Prior Sardo o grande impulsionador da criação da freguesia, como gafanhão que cuidava espiritualmente do povo a que pertencia e que lutava, na frente político-administrativa, como vice-presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, pelo desenvolvimento económico e social da terra que o viu nascer.
Foi, que se saiba, o primeiro gafanhão a concluir um curso superior, o que o ajudou a servir, como visão de futuro, a sua terra e a sua gente. A sua acção foi decisiva para a criação da paróquia e para a conquista de melhoramentos, como havemos de mostrar, neste espaço.
Célebre, entre nós, ficou a expressão que o Padre Resende lhe ouviu e que retrata bem o seu empenho: «o asseio que hoje já se nota nas habitações da Gafanha tem alguma coisa de instrutivo. É o resultado da persistente insinuação da limpeza que eu sempre prego, quer nas homilias, quer no confessionário, e que é parte complementar do asseio que desejo e quero nas almas.”


Fernando Martins

Sem comentários: