sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Alunos de Comunicação/fotografia visitam o CieMar – Centro de Documentação






Foram 24 alunos que estiveram presentes no passado dia 7 no Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar em Ílhavo para assistir a uma palestra s/ a história de Ílhavo.
A oradora foi Eliana Fidalgo que começou por indicar que possivelmente a origem da palavra Ílhavo vem de Ilha do Rio, sendo a 1ª. indicação em documentos escritos de Ílhavo data de 1088 onde se fala da igreja da Ermida. Em 1296 D. Dinis apresenta inquirição s/ os foros e costumes e dá o 1º Foral e em 1437 D. Duarte doa Ílhavo ao seu irmão o Infante D. Pedro, Duque de Coimbra. A 8 de Março de 1514 D. Manuel entrega a Carta de Foral.
Seguiram-se outras datas e acontecimentos narrados pela oradora, até aos n/ dias sempre com a participação dos alunos em perguntas e respostas sempre com grande interesse s/ a histórias e identidade de Ílhavo e as sua gentes.
No final Eliana Fidalgo convidou todos os presentes a visitarem o Centro de Documentação de Ílhavo tendo recebido a placa comemorativa da visita da turma de comunicação/fotografia ao CieMar.
Carlos Duarte

Sem comentários: