sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Alunos visitam a Exposição a Barra e os Portos da Ria de Aveiro 1808-1932

No passado dia 27 a aula de Comunicação decorreu no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré numa visita à exposição sobre a Barra e os Portos da Ria de Aveiro patente naquele Centro Cultural.

Foi guia dos alunos José Sarabando que além de também ser aluno da turma foi funcionário dos Estaleiros S.Jacinto, quando esta empresa também participou na construção do Porto de Aveiro. Mas antes de se começar a visita foi lido pelo "guia" um poema dedicado ao mar do poeta Quintino Teles.

Visita cheia de simbolismos não só para o "guia" mas também para alguns dos presentes que conheceram algumas imagens em exposição.  Aparelhos náuticos e de desenho, mapas, actas e projectos foram documentos que ilustraram parte da história da grandiosa obra que, segundo José Sarabando, consumiu na época da sua construção, mais de 800 mil  milhões de toneladas de pedra e dando como nota que uma das grandes pedras colocadas pesava 18.700Kgs.

Esta exposição está dividida em quatro núcleos: A Ria de Aveiro; Barra de Aveiro; Navegabilidade da Ria de Aveiro e as Marinhas de Sal da Ria, sendo toda a documentação exposta pertença do arquivo do Porto de Aveiro 

O responsável da turma agradece a disponibilidade do CCGN em ter cedido o espaço para a visita, assim como a forma atenciosa como todos fomos recebidos pela funcionária de serviço.

 Aluno José sarabando lê poema, de Quintino teles, dedicado ao mar 

 Aluno José Sarabando, "guia" desta visita, com os seus colegas

 Prof. Carlos Duarte e alunos da USFPS

CD

Sem comentários: