Os desenhos das crianças – qual é a Prof,ª Helena Malaquias?
Dos bancos da US para o Infantário
Aproveitando o sol da Costa Nova
UMA RESPOSTA SOCIAL – O CASCI
Quando o sol desperta nada como sair da US e conhecer as realidades que nos rodeiam, pelas quais passamos todos os dias e quase nem damos por elas.
Foi o que fizeram, na passada 3ª feira, os alunos de Literatura Lúdica que, guiados pela Prof.ª Helena Malaquias, se deslocaram ao Centro de Infância e Reabilitação da Costa Nova.
É certo que só os alunos de LL compareceram à chamada mas também é verdade que todos os alunos da US foram convidados a participar nesta viagem à descoberta dum património social de inegável valor para todos.
Partilhando viaturas, que estamos em tempo de contenção de despesas, lá fomos em direcção à Costa Nova. O tempo agradável convidava a uma boa caminhada circundando as dunas e espreitando o mar. No entanto estávamos ali para conhecer por dentro uma Instituição que, desde há muito, tem vindo a prestar um serviço de elevada qualidade a todo o concelho e até mesmo aos concelhos limítrofes.
O Centro de Infância e Reabilitação da Costa Novo é constituído por uma resposta social de apoio a crianças desde a creche, ao jardim de infância e por uma outra à deficiência, denominada CAO – Centro de Actividades Ocupacionais, neste momento a funcionar na denominada “Casa da Praia”, uma estrutura com um apetrechamento e actividades vocacionada para utentes com deficiências múltiplas que encontram neste espaço um lugar apetrechado com meios e técnicos que transformam as necessidades em sorrisos.
Parabéns a todos os técnicos que tão abnegadamente desenvolvem o seu trabalho nesta Instituição e que conseguem estabelecer as pontes entre os utentes, os serviços e a sociedade.
Fica a certeza de que a mentora desta ideia, Dr.ª Maria José Senos, tem seguidores que vão continuar uma obra que, aquando da sua constituição, surgiu como uma resposta adequada às carências que ainda hoje constituem problemas da nossa sociedade.
Aos alunos da US sugiro que continuem a reflectir nas aulas de LL acerca da existência do CASCI, das suas dificuldades actuais e da urgência da sua existência.
Albertina Vaz
1 comentário:
Parabéns à Albertina pelo texto e a todos os alunos de LL pela forma como acolhem as propostas de solidariedade que lhes são dirigidas. Fiquei muito sensibilizada por se terem oferecido para irem contar histórias aos nossos meninos da Costa Nova,e por terem sido tão naturais na visita ao CAO.
São pessoas diferentes que ali estão, mas com as mesmas necessidades de carinho que os outros. Apreciaram igualmente a vossa visita, ou talvez mais. Atrevia-me a lançar aqui um desafio:E se arranjássemos uma actividade para partilhar com eles? Talvez umas cantigas,já que eles são tão sensíveis à música.
Enviar um comentário