sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fotografias de alunos da US no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré até 11 de junho

Alunos com professor Carlos Duarte

Diretora com alunos

Carlos Duarte com alunos


Foi inaugurada, ontem à noite, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, mais uma exposição de fotografia dos alunos da Universidade Sénior (US) da Fundação Prior Sardo (FPS), da área de "Fotografia e Comunicação", lecionada pelo professor Carlos Duarte.
Hugo Coelho, presidente da Fundação e Reitor da US, afirmou, na abertura da mostra, que as fotografias expostas «representam mais do que o clique da máquina», pois está bem patente em todas «a sensibilidade de cada aluno». Os trabalhos exibem a capacidade «de partilha e de conhecimentos do professor», mas também significam a ação da FPS, que «dinamiza projetos» em prol da comunidade.
Hugo Coelho sublinhou o esforço diário dos dirigentes e funcionários da Fundação, bem como o «voluntariado que desenvolvem». Porém, reconheceu que «nem sempre é fácil conciliar o acompanhamento a todas as valências» da instituição.
Entretanto, salientou o apoio recebido da Câmara de Ílhavo, da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e da Paróquia, «que está sempre a nosso lado».
Carlos Duarte aproveitou a circunstância para frisar a importância do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, que considerou «uma das melhores coisas que existem na região». Trata-se de um espaço amplo e acolhedor, «como pode ser visto durante a visita à exposição».
Paulo Costa, vereador da CMI, louvou o trabalho da FPS e da US, referindo que a autarquia ilhavense criou o Centro Cultural para «proporcionar mais cultura», nomeadamente, teatro, música, dança e exposições, entre outras, e lembrou a recente Feira da Saúde, que movimentou «meio milhar de pessoas». Alertou, ainda, os presentes, para os eventos que sucessivamente continuam a ter lugar no Centro Cultural, «espaço multifacetado que é nosso e para toda a gente».
Referindo-se à US, adiantou que «são estes exemplos que nos dão ânimo e força» para continuar. E finalizou, incitando os alunos «a mostrarem os seus trabalhos a outras pessoas».
Na mostra podem ser apreciadas 32 fotos de 16 alunos, exemplificativas de outras tantas sensibilidades, até 11 de Junho, das 15 às 20 horas, de terça a sábado.
Na abertura da exposição, foi apresentado um livro de fotografia do professor Carlos Duarte, de que falarei noutra mensagem deste  blogue.

FM

Sem comentários: