terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Litoral da Ria de Aveiro – Um território em risco!

Aula de Comunicação e Fotografia

Maria de Fátima Alves na US

A docente da Universidade de Aveiro, Maria de Fátima Alves, esteve hoje  na nossa US,  na aula de Comunicação/Fotografia, onde apresentou um trabalho sobre a erosão costeira na nossa região.
Reflexão sobre as vulnerabilidades do ecossistema estuarino e costeiro da região entre Ovar e Vagueira, com as indústrias de refinação, a erosão costeira e estuarina, poluição hídrica, as cheias e os transportes de mercadorias perigosas a servirem de factos concretos, com influências directas na transformação da costa que em média, por ano, tem um recuo de 9 metros, foram assuntos de grande interesse para os 20 alunos presentes, que aproveitaram a oportunidade para colocar questões pertinentes no que se relaciona com o tema apresentado.
No final, Carlos Duarte, após agradecer a presença da oradora, ofereceu-lhe o livro “Ílhavo Ensaio Monográfico do séc. X ao séc. XX”, de Senos da Fonseca.
Antes da palestra, o coordenador da disciplina mostrou as instalações da Universidade Sénior à convidada, tendo esta prometido a oferta de publicações editadas pela ADERAV (Associação de Defesa da Região de Aveiro) para a nossa Biblioteca.

Sem comentários: