segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Colóquio: Embarcações Tradicionais Portuguesas

 Ana maria Lopes com alunos e directora

Ana Maria Lopes deu uma preciosa lição

Quarta-feira, 24 de Novembro, greve nacional... dia cinzento. Até o sol, preguiçoso, teima em aparecer por entre a carantonha das nuvens. Isto para não falar no frio condicionante da natureza das vestes, claro, para quem o sente!
Mesmo assim, nada impediu que os alunos da nossa US se recreassem. Então, uns com mais roupa, outros com menos, lá fomos de abalada pela nossa costa tão diversa, tão verde, tão rochosa, tão dourada, tão prateada, enfim!, tão viva de cor, tão sóbria a preto e branco. Bela de qualquer maneira!.
Pois foi assim que a “Galera” da Fundação Prior Sardo percorreu o nosso litoral, desde o Minho verde ao dourado Algarve, passando pela prata das nossas areias, sempre muito bem guiados e conduzidos por uma excelente “skipper”, nem mais nem menos, a magnífica Drª Ana Maria Lopes.
Durante a dita “expedição”,  muito curiosa e interessante, foi colhida valiosa informação sobre os diversos tipos de embarcações e respectivas artes de pesca utilizadas localmente, permanecendo ao longo de séculos e marcando vincadamente através da tradição e cultura a entidade própria dos portugueses de aquém e além mar, atributos que cada vez mais se vão diluindo, na presente modernidade global.
Fruto de um trabalho de campo exaustivo, através dos tempos, e após uma revisão apurada das mesmas situações, nomeadamente nos recentes anos 60 e 80 e até aos dias de hoje, os alunos da US  aperceberam-se quanto foi útil e preciosa esta acção de conhecimento na nossa orla marítima.
A selar esta acção, fica o testemunho na biblioteca da US de uma valiosa obra escrita e oferecida pela autora e mentora desta “expedição”.
Por tudo isto e com reconhecimento dos tripulantes desta “Galera” um muito obrigado à Drª Ana Maria Lopes.

Manuel Correia

Sem comentários: