terça-feira, 27 de abril de 2010

Bons livros para bons leitores


Biblioteca da Universidade Sénior
precisa do contributo de todos os gafanhões



A Universidade Sénior (US) da Fundação Prior Sardo, aberta a todo o concelho de Ílhavo, tem em formação uma biblioteca que possa servir, de forma expressiva, todos quantos a frequentam. Pretende-se uma biblioteca em actualização permanente, para que possa suscitar interesse e venha a oferecer um contributo para o desenvolvimento cultural, social e humano dos alunos e orientadores de grupos.
É claro que uma biblioteca actualizada pressupõe imensos gastos que a Fundação não tem possibilidades de suportar. Daí a importância e a necessidade de toda a gente colaborar, na medida das suas posses.
Por experiência própria, posso desde já adiantar que esta sugestão que aqui deixo não tem dado grandes frutos. A maioria dos ofertantes costuma resolver fazer uma limpeza às suas estantes, levando para as bibliotecas peticionárias os monos que lhes ocupam espaço. Não gostaríamos que isso acontecesse.
Nessa medida, talvez fosse bom que nos consultassem antes de trazerem os livros, para que disséssemos, com toda a franqueza, se têm interesse para nós ou não. Gostaríamos que a biblioteca da US estivesse cheia de livros que possam atrair muitos leitores. Lixo não vale a pena.
Estou já à espera que me venham dizer que tudo é relativo. É verdade, mas também é verdade que a relatividade tem limites.

Fernando Martins

Sem comentários: