segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ATIVIDADES TURMA COMUNICAÇÃO/FOTOGRAFIA - FEVEREIRO

Dia 6 - Visita ao Hotel Moliceiro da exposição de fotografia de Francisco Fernandes tema "Aveiro e o seu lado marítimo"

Dia 13 - Colóquio na US - Que tipo de Escola é hoje preciso - Orador, Jorge Castro, Diretor da Escola Profissional de Aveiro

Dia 20 - 10.30 - Visita à Exposição de Fotografia de Ernesto Duarte na biblioteca do IPAM em Aveiro. Tema: "Pelos n/ Olhos"

Dia 25 - Colóquio com Manuel Janicas sobre "Comunicação na diversidade dos contextos socioculturais".

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Psicologia Positiva na aula de Comunicação/Fotografia




No passado dia 23  esteve presente na aula de comunicação/fotografia a Psicóloga, Marisa Oliveira que apresentou um trabalho sobre a Psicologia Positiva, onde se falou sobre a forma de promover a esperança e encontrar a felicidade sendo esta o "sorriso da vida"!
Após a apresentação decorreu um animado debate com os alunos e no final após os agradecimentos do professor, foi entregue à oradora uma lembrança da turma.
Carlos Duarte

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


Turma de Comunicação/Fotografia visita “Museu da UA uma Coleção em Crescimento"




 

No passado dia 16 os alunos (19) da turma de Com./Fotog. estiveram de visita à Universidade de Aveiro. Nesta 3ª. vez que visitam a UA, foi ocasião para apreciarem o vasto espólio que a UA já possui  para o futuro museu. A visita começou na Reitoria  com a visualização de diversos instrumentos musicais(135) construídos por Joaquim Domingos Capela que ofereceu à UA. Curioso foi a apresentação de caixas em madeiras, feitas pelos restos da madeira dos instrumentos musicais também em exposição. Outra coleção foi a de discos goma-Iaca 78rpm doada por José Moças e constituída por cerca de 6 mil exemplares. Na sua maioria gravações de musica portuguesa. Os discos mais antigos datam de 1900.

Em seguida, na Biblioteca e na Livraria da UA observaram duas exposições, cerâmica contemporânea e arqueológica e uma coleção de gravuras com trabalhos de  Almada Negreiros, Júlio Pomar, José de Guimarães, Cruzeiro Seixas entre outros.
Ficou por visitar a coleção de vidros no edifício da Fábrica da Ciência, ficando a visita marcada para um data próxima.
Agradecimento ao Eng.º Geólogo, Paulo Morgado e, às restantes docentes /investigadoras da UA que nos acompanharam numa visita a “……uma coleção em crescimento" e que representa também, 40 anos de dinâmica e sensibilidade cultural!!!!!”
Carlos Duarte



sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Palestra na turma de Comunicação/Fotografia por Angelina Figueiredo





"A Importância da Imagem no Texto"


Com a presença de mais de 20 alunos realizou-se nas instalações da US uma conversa entre alunos e Angelina Figueiredo (Licenciada em Ciências Históricas), sobre a importância da imagem no texto.

Começando pela proto-escrita (3300AC) Incas, passando pela escrita cuneiforme e a hieroglítica até 1440 quando Guttenberg desenvolve a tecnologia dos caracteres móveis gravados em chumbo, foi um caminhar histórico (que prendeu os alunos) "até aos nossos dias" com o cinema, TV, a BD e, não esquecendo a...fotografia!

E este encontro, terminou com apresentação de alguns textos de autoria da oradora sempre acompanhados de imagens captados  por Angelina Figueiredo.

No final, Carlos Duarte ofereceu a tradicional lembrança da turma terminando a manhã com a também tradicional "degustação de Bacalhau no Bela Ria"!

Carlos Duarte



quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Aluno da US expõe fotografias em Academia de Bailado





Na Academia de Bailado Clássico em Aveiro, está patente uma exposição de fotografia do nosso colega Luís Pinho. As imagens são resultado de uma sessão de fotografia feita durante um espetáculo de alunos da Academia de Bailado, onde o movimento e as cores dançam ao sabor da máquina do Luís, transformando esta mostra num autêntico registo "cinematográfico"!

Presentes no passado dia 7 a turma de fotografia acompanhada pelo autor visitou a exposição tendo o mesmo, em breves palavras, "explicado como se pode congelar o movimento"!

Carlos Duarte


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Programa de Fotografia e Comunicação - Janeiro 2014






 



Dia 16 às 10.30 -Visita na Universidade de Aveiro à Exposição " Museu da UA uma coleção em crescimento" que se encontra da Reitoria, Biblioteca e Livraria, a visita será acompanhada pelo Eng.º Geólogo Paulo Morgado


Dia 23 - Colóquio na sala de aula com Marisa Oliveira que irá falar/dialogar s/ "Psicologia Positiva"

Dia 30 - Visita ao Centro Português de Fotografia no Porto ( ida de comboio)





quarta-feira, 4 de dezembro de 2013


REVIVER

          ABERTURA SOLENE____



O QUÊ? ABERTURA SOLENE ANO LETIVO 2013/2014 DA UNIVERSIDADE SÉNIOR QUANDO? 9 DE SETEMBRO ONDE? UNIVERSIDADE SÉNIOR DA FUNDAÇÃO PRIOR SARDO 
Para além de alunos, professores e colaboradores contou ainda com a presença do Presidente da Direção, Eng.º Hugo Coelho, Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, Eng.º Paulo Costa e do Presidente da Junta de Freguesia de S.Salvador e da Gafanha da Nazaré.
 
 
      MAGUSTO_____
 
O QUÊ? MAGUSTO, S. MARTINHO QUANDO? 11 DE NOVEMBRO ONDE? UNIVERSIDADE SÉNIOR
 
Durante a tarde comemorou-se  o magusto, com direito à colaboração de Jorge Neves, para falar sobre a "História do Vinho".
Alunos, professores e colaboradores, todos participaram, onde as tradicionais castanhas e fogueira, não faltaram!
 
 
 
 
             POLÍTICA E CIDADANIA_______ 
 
 

O QUÊ? PAULO COSTA, VEREADOR DA CMI, FALA SOBRE POLÍTICA E CIDADANIA QUANDO? 13 DE NOVEMBRO ONDE? UNIVERSIDADE SÉNIOR
Durante uma tarde, a primeira de três agendadas, falou-se de Cidadania e de política, tema que juntou um conjunto de alunos que não quiseram perder a oportunidade de ouvir e debater ideias e opiniões sobre o relacionamento íntimo da cidadania e política.
 
 
 
              NATAL_________
 
O QUÊ? LANCHE DE CONVÍVIO NATALÍCIO
QUANDO? 11 DE DEZEMBRO
ONDE? UNIVERSIDADE SÉNIOR
A Sala de Convívio voltou a estar cheia para festejar o Natal, onde a TUNA não faltou!
 

Aniversários na US



No passado dia 27 comemoraram-se nas n/ instalações os aniversários dos alunos, Sílvio Arvins e Capote. Como sempre, foi tarde animada com muita alegria e bolos para comer.
 
Parabéns aos alunos!

Turma de Fotografia expõe na Casa do Tear em Pardilhó



No passado dia 26, a turma de comunicação/fotografia inaugurou a exposição de fotografia da época passada. Presentes 27 amigos além do proprietário Manuel Tavares que mais uma vez fez as "honras da casa", mostrando-se satisfeito pela escolha da Casa do Tear. Após a montagem da exposição, usou da palavra Carlos Duarte que agradeceu a receção aos alunos da US. Após o almoço (rojões...), a comitiva deslocou-se à Murtosa onde visitaram uma exposição de fotografia, terminando o dia fotografando os diversos canais da ria.
CarlosDuarte







 

sexta-feira, 22 de novembro de 2013


PARTILHAR É URGENTE
_________________________________________________
 
 
 
O QUÊ? CAMPANHA "PARTILHAR É URGENTE" QUANDO? DE 02 A 14 DE DEZEMBRO ONDE? FUNDAÇÃO PRIOR SARDO E UNIVERSIDADE SÉNIOR
 
Nesta época natalícia, em que todos somos tocados e inspirados pelo sentido de partilha e solidariedade, podemos fazer melhor, todos juntos!!!
 
Colabore com géneros alimentares! Vamos fazer sorrisos junto das famílias e crianças que mais precisam!
 
PARTILHAR É URGENTE!

Psicologia Sénior, tema de conversa com Rebeca Mendes




Decorreu, na turma de comunicação/fotografia, no passado dia 21, uma palestra  s/ a Psicologia Sénior apresentada por Rebeca Mendes, técnica da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo/UCCI.
Presentes 22 alunos que participaram nesta "conversa" de forma ativa tornando a intervenção da Psicóloga como orientadora  de temas onde o "equilíbrio" foi apresentado como a  principal "chave" da vida.
O bem estar aliado ao positivismo ,foram outros dos temas apresentados pela oradora que no final afirmou sentir-se satisfeita, pois saiu da aula com mais saberes dados pelos alunos séniores.
 
Carlos Duarte

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Alunos de comunicação/fotografia visitam a exp. Cápsula do Tempo 2013-2037

 
Alunos da n/ US estiveram no MMI de visita à exposição Cápsula do Tempo. Livros , fotografias, mapas, gráficos e filmes foram objeto de conversa entre alunos e a técnica do Museu, Ana Catarina Nunes, que apelou a todos para que ..."partindo da ideia de que podemos guardar o tempo ou encapsulá-lo, de modo a garantir que as próximas gerações tenham o privilégio de receber  o que lhes deixamos, o Museu convida todos que queiram contribuir a deixarem as suas memórias da pesca do bacalhau, numa baleeira que será aberta em 2037, ano do centenário do Museu". No final visitamos a exposição de fotografia do Capitão Valdemar Aveiro e algumas miniaturas de antigos barcos da pesca do bacalhau. 
Carlos Duarte