terça-feira, 12 de novembro de 2013



NAO PERCA
____________________________

Amanhã, quarta-feira, dia 13 - 14h30m - "POLÍTICA E CIDADANIA" na Universidade Sénior, com o Eng.º Paulo Costa, Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Alunos de Comunicação/fotografia visitam o CieMar – Centro de Documentação






Foram 24 alunos que estiveram presentes no passado dia 7 no Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar em Ílhavo para assistir a uma palestra s/ a história de Ílhavo.
A oradora foi Eliana Fidalgo que começou por indicar que possivelmente a origem da palavra Ílhavo vem de Ilha do Rio, sendo a 1ª. indicação em documentos escritos de Ílhavo data de 1088 onde se fala da igreja da Ermida. Em 1296 D. Dinis apresenta inquirição s/ os foros e costumes e dá o 1º Foral e em 1437 D. Duarte doa Ílhavo ao seu irmão o Infante D. Pedro, Duque de Coimbra. A 8 de Março de 1514 D. Manuel entrega a Carta de Foral.
Seguiram-se outras datas e acontecimentos narrados pela oradora, até aos n/ dias sempre com a participação dos alunos em perguntas e respostas sempre com grande interesse s/ a histórias e identidade de Ílhavo e as sua gentes.
No final Eliana Fidalgo convidou todos os presentes a visitarem o Centro de Documentação de Ílhavo tendo recebido a placa comemorativa da visita da turma de comunicação/fotografia ao CieMar.
Carlos Duarte

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Universidade Sénior no Diário de Aveiro
 
 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013


CARTAZ US NOVEMBRO/13
_______________________________


  • Dia 11 - 15 horas - Tarde de Magusto com animação "História do Vinho" a cargo do Prof. Jorge Neves

  • Dia 13 - 14h30m - "POLÍTICA E CIDADANIA" - Com o Eng.º Paulo Costa, Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo

  • Dia 27 - 15horas - Comemoração dos Aniversários de Novembro



Programa da turma de Comunicação/Fotografia para Novembro



Dia 7 - Visita ao Centro Investigação e Emp. do Mar para assistir a apresentação de "Ílhavo um Município com História"

Dia 12 - Visita a Seixo de Mira com "magusto" na quinta da colega Lurdes Corticeiro

Dia 14 - Visita ao MMI para ver as exposições: "Cápsula do Tempo" e "Maré e Mares" do Capitão Valdemar Aveiro

Dia 21 - Na aula, conversa s/ o tema Psicologia Sénior por Rebeca Mendes

Dia 26 - Casa do Tear em Pardilhó inauguração da n/ Exp. de Fotografia, seguida de almoço

Comunicação/fotografia no Museu do Vinho de Anadia










 



A turma de comunicação/fotografia deslocou-se no passado dia 29/10 ao Museu do Vinho de Anadia tendo visitado as exposições: Fotografia-Concurso Espumante da Bairrada, pintura de Nadir Afonso, as tamboladeiras do Com. José Rafeiro, de Ílhavo e todo o espólio do Museu dedicado ao vinho. No final seguiram para a Pateira de Fermentelos onde almoçaram no Hotel da Pateira, propriedade da n/ colega Luisinha onde, mais uma vez, foram recebidos com Qualidade!

 
Carlos Duarte

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Convite para Audição de Música




Dia 27 de outubro às 15:30 h no salão da Junta da Freguesia da Gafanha da Nazaré

Organização:                                                                                                                        
Escola de Música Artes da Pauta                                         
Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo

Entrada Livre

Gerontologia na aula de comunicação/fotografia



 
Presente na aula de comunicação/fotografia, Joana Brites aluna finalista da Universidade de Trás-os –Montes que veio falar sobre esta nova disciplina que pretende estudar o envelhecimento num campo multi e interdisciplinar que visa a explicação das mudanças existentes no processo de envelhecimento.
A jovem estudante começou por apresentar esta nova matéria universitária, ainda tão desconhecida da maioria da população ,assim como das diversas instituições que só têm a “lucrar” com a presença destes novos especialistas.
O diálogo entre os 22 alunos foi intenso sempre com o tom brejeiro em que se convertem estas aulas de comunicação e onde o respeito das diferenças de opinião é aceite e desta vez até o final da aula “Teve” o cantar dos parabéns aos alunos Zé Barros e Alice, além da oferta pelo prof. da placa comemorativa da presença da Joana na turma.
Carlos Duarte

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

No CCI - Arte em permanente discussão pelo Circulo de Artes Plásticas de Coimbra foi visitada pelos alunos de Comunicação e Fotografia



Como apaixonado pela fotografia tento incutir aos meus amigos que me ouvem na US há já 3 anos, que fotografar é criação, é Arte. Alguns riem-se, outros encolhem os ombros e outros ainda enchem o peito e toca a fotografar. Mas há também os que julgam que eu “armo em artista” e quando vêm aquelas lindas fotos que passam na net e vão vendo também algumas que todos nós, na US fazemos, então dizem: é pá afinal só é preciso “VER”!

Toda esta lenga-lenga vem a propósito da exposição que está no Centro Cultural de Ílhavo e que fomos visitar.

Tudo começa com uma “folha de sala” a p/b que tem como título “A vanguarda está em ti” e que em determinada altura o autor do CAP escreve:

“O que interessa não é toda essa pasmaceira de técnicas e alienação, beleza labiríntica pré-constituída e pré estabelecida; esse caminho para todas as Academias e para a economia do mercado bem entendido. O que interessa é a tal descoberta, a qual só pode ser conseguida num exercício total do corpo e do espirito, das mãos e da cabeça. É essa a prática do Circulo de Artes Plásticas de Coimbra a comemorar os 55 anos.

Bem não vou falar da exposição, pois como tantas outras, cada um dos visitantes é que tem de “sentir” ou não o que vê e é aí que está a grandiosidade no criar. E como alguém disse: a Arte não se explica – Sente-se e o principal é a ideia do criador e não o objeto exposto!

Parabéns ao Centro Cultural de Ílhavo, por mais uma exposição para “pensar” e em especial à n/ Amiga Vanessa que já pertence também ao nosso grupo de amigos que todos os dias aumenta!

Carlos Duarte




sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sessão de Esclarecimentos


Avisam-se todos os alunos e professores da US, que dia 23, quarta-feira, pelas 14 horas, será realizada uma Sessão de esclarecimentos com o Presidente da Direção e todos os colaboradores.
Contamos com todos os alunos e professores!

Turma de Fotografia visita exposição de Roberto Santandreu no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré - “Mar Camões”









No passado dia 22, os alunos da turma de comunicação/fotografia visitaram no CCGN uma exposição de fotografia do fotógrafo Chileno Roberto Santandreu aquando de mais uma volta ao mundo da Sagres.
O objetivo desta viagem do fotógrafo foi fotografar parte do percurso que Fernão de Magalhães fez ao serviço de Castela em especial no Estreito de Magalhães e nos canais da Patagónia. Curioso, é o facto de as fotografias terem escrito nas imagens poemas de Camões.
Para o Curador desta mostra, R.S., capta numa imagem o jogo mágico de um rasgo luminoso. O enquadramento encontrado, o ângulo escolhido, a claridade e o obscurecido, o alto e o baixo contraste ou um simples pormenor e outros mais recuados….
Roberto Santandreu em Mar Camões cruza a História com a poesia nesta grande Epopeia que aqui nos é apresentada, escreve Rui Pereira.
Os alunos tiveram como “guia”  Vanessa Magalhães do Centro Cultural .
Carlos Duarte

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Atividades em Outubro da Turma de Comunicação/Fotografia


Dia 17 visita ao CCGN para visita da exposição de fotografia: Mar Camões

Dia 22 visita ao CCI para visita da exposição de pintura e fotografia do Centro de Estudos Artes Plásticas de Coimbra

Dia 24 colóquio na aula s/ Gerontologia

Dia 29 visita ao Museu do Vinho Bairrada para ver exposição de fotografia "Espumante Bairrada"; pintura de Nadir Afonso e exp. de Tamboladeiras do Com.José Rafeiro