Universidade Sénior no Diário de Aveiro
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
CARTAZ US NOVEMBRO/13
_______________________________
- Dia 11 - 15 horas - Tarde de Magusto com animação "História do Vinho" a cargo do Prof. Jorge Neves
- Dia 13 - 14h30m - "POLÍTICA E CIDADANIA" - Com o Eng.º Paulo Costa, Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo
- Dia 27 - 15horas - Comemoração dos Aniversários de Novembro
Etiquetas:
Plano Ação Novembro/13
Programa da turma de Comunicação/Fotografia para Novembro
Dia 7 - Visita ao Centro Investigação e Emp. do
Mar para assistir a apresentação de "Ílhavo um Município com História"
Dia 12 - Visita a Seixo de Mira com
"magusto" na quinta da colega Lurdes Corticeiro
Dia 14 - Visita ao MMI para ver as exposições:
"Cápsula do Tempo" e "Maré e Mares" do Capitão Valdemar
Aveiro
Dia 21 - Na aula, conversa s/ o tema
Psicologia Sénior por Rebeca Mendes
Dia 26 - Casa do Tear em Pardilhó inauguração da
n/ Exp. de Fotografia, seguida de almoço
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
Comunicação/fotografia no Museu do Vinho de Anadia
A turma de comunicação/fotografia deslocou-se no
passado dia 29/10 ao Museu do Vinho de Anadia tendo visitado as exposições:
Fotografia-Concurso Espumante da Bairrada, pintura de Nadir Afonso, as
tamboladeiras do Com. José Rafeiro, de Ílhavo e todo o espólio do Museu
dedicado ao vinho. No final seguiram para a Pateira de Fermentelos onde
almoçaram no Hotel da Pateira, propriedade da n/ colega Luisinha onde, mais uma
vez, foram recebidos com Qualidade!
Carlos Duarte
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
Convite para Audição de Música
Dia 27 de outubro às 15:30 h no salão da Junta da Freguesia
da Gafanha da Nazaré
Organização:
Escola de Música Artes da Pauta
Universidade
Sénior da Fundação Prior Sardo
Entrada Livre
Etiquetas:
Música
Gerontologia na aula de comunicação/fotografia
Presente na aula de
comunicação/fotografia, Joana Brites aluna finalista da Universidade de Trás-os
–Montes que veio falar sobre esta nova disciplina que pretende estudar o
envelhecimento num campo multi e interdisciplinar que visa a explicação das
mudanças existentes no processo de envelhecimento.
A jovem estudante
começou por apresentar esta nova matéria universitária, ainda tão desconhecida
da maioria da população ,assim como das diversas instituições que só têm a
“lucrar” com a presença destes novos especialistas.
O diálogo entre os 22
alunos foi intenso sempre com o tom brejeiro em que se convertem estas aulas de
comunicação e onde o respeito das diferenças de opinião é aceite e desta vez
até o final da aula “Teve” o cantar dos parabéns aos alunos Zé Barros e Alice,
além da oferta pelo prof. da placa comemorativa da presença da Joana na turma.
Carlos Duarte
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
No CCI - Arte em permanente discussão pelo Circulo de Artes Plásticas de Coimbra foi visitada pelos alunos de Comunicação e Fotografia
Como apaixonado pela fotografia tento incutir aos meus amigos
que me ouvem na US há já 3 anos, que fotografar é criação, é Arte. Alguns
riem-se, outros encolhem os ombros e outros ainda enchem o peito e toca a
fotografar. Mas há também os que julgam que eu “armo em artista” e quando vêm
aquelas lindas fotos que passam na net e vão vendo também algumas que todos
nós, na US fazemos, então dizem: é pá afinal só é preciso “VER”!
Toda esta lenga-lenga vem a propósito da exposição que está
no Centro Cultural de Ílhavo e que fomos visitar.
Tudo começa com uma “folha de sala” a p/b que tem como título
“A vanguarda está em ti” e que em determinada
altura o autor do CAP escreve:
“O que interessa não é toda essa pasmaceira de técnicas e
alienação, beleza labiríntica pré-constituída e pré estabelecida; esse caminho
para todas as Academias e para a economia do mercado bem entendido. O que
interessa é a tal descoberta, a qual só pode ser conseguida num exercício total
do corpo e do espirito, das mãos e da cabeça. É essa a prática do Circulo de
Artes Plásticas de Coimbra a comemorar os 55 anos.
Bem não vou falar da exposição, pois como tantas outras, cada
um dos visitantes é que tem de “sentir” ou não o que vê e é aí que está a
grandiosidade no criar. E como alguém disse: a Arte não se explica – Sente-se e o principal é a ideia do criador e
não o objeto exposto!
Parabéns ao Centro Cultural de Ílhavo, por mais uma exposição
para “pensar” e em especial à n/ Amiga Vanessa que já pertence também ao nosso
grupo de amigos que todos os dias aumenta!
Carlos Duarte
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Sessão de Esclarecimentos
Avisam-se todos os alunos e professores da US, que dia 23, quarta-feira, pelas 14 horas, será realizada uma Sessão de esclarecimentos com o Presidente da Direção e todos os colaboradores.
Contamos com todos os alunos e professores!
Turma de Fotografia visita exposição de Roberto Santandreu no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré - “Mar Camões”
No passado dia 22, os
alunos da turma de comunicação/fotografia visitaram no CCGN uma exposição de
fotografia do fotógrafo Chileno Roberto Santandreu aquando de mais uma volta
ao mundo da Sagres.
O objetivo desta
viagem do fotógrafo foi fotografar parte do percurso que Fernão de Magalhães
fez ao serviço de Castela em especial no Estreito de Magalhães e nos canais da
Patagónia. Curioso, é o facto de as fotografias terem escrito nas imagens poemas
de Camões.
Para o Curador desta
mostra, R.S., capta numa imagem o jogo mágico de um rasgo luminoso. O
enquadramento encontrado, o ângulo escolhido, a claridade e o obscurecido, o
alto e o baixo contraste ou um simples pormenor e outros mais recuados….
Roberto Santandreu em
Mar Camões cruza a História com a poesia nesta grande Epopeia que aqui nos é
apresentada, escreve Rui Pereira.
Os alunos tiveram
como “guia” Vanessa Magalhães do Centro
Cultural .
Carlos Duarte
Etiquetas:
2013/14,
Fotografia e Comunicação
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Atividades em Outubro da Turma de Comunicação/Fotografia
Dia 17 visita ao CCGN para visita da exposição de fotografia: Mar Camões
Dia 22 visita ao CCI para visita da exposição de
pintura e fotografia do Centro de Estudos Artes Plásticas de Coimbra
Dia 24 colóquio na aula s/ Gerontologia
Dia 29 visita ao Museu do Vinho Bairrada para
ver exposição de fotografia "Espumante Bairrada"; pintura de Nadir
Afonso e exp. de Tamboladeiras do Com.José Rafeiro
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Início Ano Letivo 2013/2014 da Universidade Sénior
Aproxima-se o início de mais um Ano Letivo da Universidade Sénior.
A todos desejamos que tenham descansado durante as férias, que se encontrem de boa saúde e cheios de motivação e força!
Deixamos aqui algumas informações relativas ao ano que vamos iniciar:
Dia 09/Set (segunda-feira) - 19 horas - Abertura Solene do Ano Letivo - Universidade Sénior
21h30m - Inauguração da Exposição de fotografia da Universidade Sénior - Centro Cultural de Ílhavo
Dia 11/Set - 21h - Ensaio geral da Tuna na US
Dia 14/Set - 16h - Ensaio geral com a Tuna no Centro Cultural de Ílhavo
21h - Participação da Tuna no Sarau da Maioridade no Centro Cultural de Ílhavo
Primeiro dia de aulas normal - 01 de Outubro/2013
Ficamos a aguardar a presença de todos na Abertura Solene do dia 09 de Setembro.
Um abraço amigo!
sexta-feira, 21 de junho de 2013
Alunos da US dão aula de dança e confeção de Bolos na Galeria/Bar Perlimpimpim
No passado Sábado, Elizabete Arvins e Oliveira
Amorosa estiveram na Vagueira no Perlimpimpim onde decorreu Workshops de
Dança e Bolos, na presença de cerca de meia centena de pessoas. Tarde agradável
que terminou, mais uma vez, em alegria e com muita dança, seguindo-se a ida
para uma sardinhada que decorreu em Aveiro e onde atuaram vários alunos e
professores da US (Tuna).
Segundo a proprietária da Galeria da
Vagueira, a exposição de pintura e fotografia dos alunos da US tem tido
muitos visitantes e sempre com elogios às obras expostas.
Entretanto os alunos de comunicação/fotografia
visitaram a exposição de fotografia patente na sede dos Amigos da Praia da
Barra, onde foram recebidos pelo Presidente da instituição.
Etiquetas:
Arte e Fotografia,
Dança
Subscrever:
Mensagens (Atom)


















