sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Sessão de Esclarecimentos


Avisam-se todos os alunos e professores da US, que dia 23, quarta-feira, pelas 14 horas, será realizada uma Sessão de esclarecimentos com o Presidente da Direção e todos os colaboradores.
Contamos com todos os alunos e professores!

Turma de Fotografia visita exposição de Roberto Santandreu no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré - “Mar Camões”









No passado dia 22, os alunos da turma de comunicação/fotografia visitaram no CCGN uma exposição de fotografia do fotógrafo Chileno Roberto Santandreu aquando de mais uma volta ao mundo da Sagres.
O objetivo desta viagem do fotógrafo foi fotografar parte do percurso que Fernão de Magalhães fez ao serviço de Castela em especial no Estreito de Magalhães e nos canais da Patagónia. Curioso, é o facto de as fotografias terem escrito nas imagens poemas de Camões.
Para o Curador desta mostra, R.S., capta numa imagem o jogo mágico de um rasgo luminoso. O enquadramento encontrado, o ângulo escolhido, a claridade e o obscurecido, o alto e o baixo contraste ou um simples pormenor e outros mais recuados….
Roberto Santandreu em Mar Camões cruza a História com a poesia nesta grande Epopeia que aqui nos é apresentada, escreve Rui Pereira.
Os alunos tiveram como “guia”  Vanessa Magalhães do Centro Cultural .
Carlos Duarte

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Atividades em Outubro da Turma de Comunicação/Fotografia


Dia 17 visita ao CCGN para visita da exposição de fotografia: Mar Camões

Dia 22 visita ao CCI para visita da exposição de pintura e fotografia do Centro de Estudos Artes Plásticas de Coimbra

Dia 24 colóquio na aula s/ Gerontologia

Dia 29 visita ao Museu do Vinho Bairrada para ver exposição de fotografia "Espumante Bairrada"; pintura de Nadir Afonso e exp. de Tamboladeiras do Com.José Rafeiro

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Início Ano Letivo 2013/2014 da Universidade Sénior


Aproxima-se o início de mais um Ano Letivo da Universidade Sénior.

A todos desejamos que tenham descansado durante as férias, que se encontrem de boa saúde e cheios de motivação e força!

Deixamos aqui algumas informações relativas ao ano que vamos iniciar:

Dia 09/Set (segunda-feira) - 19 horas - Abertura Solene do Ano Letivo - Universidade Sénior                                                                                                                                     
                                                 21h30m - Inauguração da Exposição de fotografia da Universidade Sénior - Centro Cultural de Ílhavo

Dia 11/Set - 21h - Ensaio geral da Tuna na US

Dia 14/Set - 16h - Ensaio geral com a Tuna no Centro Cultural de Ílhavo
                     21h - Participação da Tuna no Sarau da Maioridade no Centro Cultural de Ílhavo


Primeiro dia de aulas normal - 01 de Outubro/2013

Ficamos a aguardar a presença de todos na Abertura Solene do dia 09 de Setembro.

Um abraço amigo!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Alunos da US dão aula de dança e confeção de Bolos na Galeria/Bar Perlimpimpim






No passado Sábado, Elizabete Arvins e Oliveira Amorosa estiveram na Vagueira no Perlimpimpim onde decorreu Workshops de Dança e Bolos, na presença de cerca de meia centena de pessoas. Tarde agradável que terminou, mais uma vez, em alegria e com muita dança, seguindo-se a ida para uma sardinhada que decorreu em Aveiro e onde atuaram vários alunos e professores da US (Tuna).
Segundo a proprietária da Galeria da Vagueira, a exposição de pintura e fotografia dos alunos da US tem tido muitos visitantes e sempre com elogios às obras expostas.
Entretanto os alunos de comunicação/fotografia visitaram a exposição de fotografia patente na sede dos Amigos da Praia da Barra, onde foram recebidos pelo Presidente da instituição.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mais um Show Cooking na Universidade Sénior!!!!!








Sob o olhar atento dos nossos alunos, a cozinheira D.ª Valéria com a bênção da Confraria do bacalhau e com a ajuda da nossa Susete, preparou um grande petisco acompanhado de boa disposição e alegria!
Bacalhau frito com ervilhas e outros ingredientes....ficou batizado com o nome de Bacalhau à D.ª Valéria!
A sobremesa também não faltou, tarte de maçã.
Tudo degustou e aprovou!!!
 
Venha o próximo!!!
 
 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Turma de Fotografia visita a Exposição Máscaras Ibéricas






No passado dia 30, a turma de comunicação-fotografia esteve de visita ao Centro Cultural de Ílhavo onde visitou a exposição Máscaras Ibéricas
Modelos, fotografias e livros retratam as principais máscaras de diversas regiões de Espanha e Portugal, onde não faltam os Cardadores de Vale de Ílhavo.
Sempre acompanhados pela técnica Vanessa Magalhães, que no final respondeu a questões apresentadas. Os alunos presentes saíram satisfeitos por mais uma exposição de qualidade patente no CCI. 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ação de Risoterapia colocou os alunos em 60' de riso e boa disposição



Foi a 2ª. vez que a Psicologa, Mónica Arvins, esteve na turma de comunicação-fotografia para fazer uma ação de risoterapia
Para os que assistiram pela 1ª. vez, pensavam que iam ter uma palestra sobre o assunto mas, passado alguns minutos todos riam sem se conseguirem controlar, tendo no final havido um período de relaxamento, o qual ajudou bastante mas não foi suficiente para os sorrisos continuarem. Como tradição  foi entregue uma placa em ceramica comemorativa da presença na turma à convidada. 

 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Celebrando o Dia Mundial do Livro na US com turma de Inglês







Em 1995 a UNESCO instituiu o dia 23 de abril como Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A escolha da data explica-se por ser um dia que marca os aniversários de nascimento ou morte de muitos grandes nomes da Literatura mundial, nomeadamente os da morte de Shakespeare ou Cervantes.
Um dia tão especial não poderia passar despercebido na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo.
Por isso mesmo, as turmas de Inglês e Informática juntaram- se para receber a visita de uma autora portuguesa que aceitou vir apresentar a sua obra.
O evento iniciou-se com uma breve apresentação sobre o Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor, dando conta dos motivos que originaram a criação deste dia e das iniciativas que são desenvolvidas para o comemorar mundialmente. Nesta apresentação, disponibilizada através dos meios da Universidade Sénior, todos poderão encontrar fontes de informação sobre o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, assim como sobre as entidades nacionais e internacionais que intervêm na sua manutenção e regulamentação.
Em seguida a autora Cristina Maya Caetano, escritora e artista plástica, apresentou a sua obra. Começou por apresentar genericamente o projeto que se intitula ‘Fadinha Lótus’ e o qual se expande para além do livro, sendo utilizado como base para introdução a múltiplas formas de expressão: como a pintura, a construção de fantoches, a dramatização ou outras, atividades que a autora tem desenvolvido em espaços escolares e recreativos.
O ponto alto da tarde foi, sem dúvida, a dramatização da história “Fadinha Lotus I – A Procura” que a autora apresentou, ao som de música clássica, e recorrendo a imagens das personagens. A mascote da autora, o seu cão Ramon, esteve também presente no evento mostrando-se interessado em interromper para tomar parte mais ativa na história. Foi uma tarde de convívio com histórias e mascotes à mistura.
No final, depois de encerradas as atividades da celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, todos os participantes se juntaram para um animado lanche-convívio, despedindo-se até uma próxima oportunidade para celebrar o poder dos livros e homenagear os seus autores.
Vera Marques

Turma de Fotografia visita exposição de Instrumentos Nauticos no MMI





No passado dia 22, alunos de comunicação/fotografia e alguns convidados estiveram de novo no Museu Maritimo de Ilhavo para verem duas exposições de fotografia ("Mares de 1 Figa" e "Na Ponte") e a exposição de Instrumentos Náuticos organizada em colaboração do MMI e os Amigos do Museu. Nesta mostra, esteve presente o Capitão Aníbal Veiga que fez visita guiada desde os primórdios do astrolabio, até aos dias de hoje, com a navegação através do GPS.

Carlos Duarte

terça-feira, 21 de maio de 2013

Museu da Vista Alegre e Universidade Sénior em Retratos do Trabalho







 
 
Histórias Partilhadas
Foi inaugurado no passado dia 18 (Dia Internacional do Museus), no Museu da Vista Alegre Atlantis, uma exposição de fotografia denominada Retalhos do Trabalho-Histórias Partilhadas, em colaboração com a turma de comunicação/fotografia da Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré.
Presentes na inauguração a Coordenadora do Museu da VA, Filipa Quatorze e Carlos Duarte responsável da turma além de muitos alunos, amigos e representantes de diversas instituições do Concelho.
Para Filipa Quatorze, esta exposição nasceu de uma parceria entre o Museu da VA e a turma de fotografia da US com o objetivo de promover novos olhares sobre o contexto fabril, em particular sobre as dimensões do trabalho, o que foi alcançado pelos fotógrafos que com o seu olhar conseguiram explorar o espaço laboral interagindo com as dinâmicas físicas e humanas.
Carlos Duarte afirma-nos que em três anos a coordenar a turma de comunicação-fotografia a pessoas com mais de 55 anos, e muitas delas sem nunca terem usado uma máquina fotográfica, esta viagem de três dias pela fábrica da VA, foi prova que a dinâmica ativa existente entre a imagem e o fotógrafo é uma realidade. Basta sabermos ver e sentir o que se olha.
Experiencia enriquecedora, onde todos os intervenientes tiveram a possibilidade única de reter para a posteridade imagens de valor estético e humano onde se sente a pulsação de uma fábrica mais do que centenária. Mas mais do que o material-peças, foi o sentir de orgulho de trabalhadores que colaboraram com os fotógrafos seniores na recolha de imagens, dando sugestões ou colocando-se a pedido.
Esta exposição está patente na sala polivalente do Museu da VA até dia 1 de Junho.
Carlos Duarte