sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Início Ano Letivo 2013/2014 da Universidade Sénior
Aproxima-se o início de mais um Ano Letivo da Universidade Sénior.
A todos desejamos que tenham descansado durante as férias, que se encontrem de boa saúde e cheios de motivação e força!
Deixamos aqui algumas informações relativas ao ano que vamos iniciar:
Dia 09/Set (segunda-feira) - 19 horas - Abertura Solene do Ano Letivo - Universidade Sénior
21h30m - Inauguração da Exposição de fotografia da Universidade Sénior - Centro Cultural de Ílhavo
Dia 11/Set - 21h - Ensaio geral da Tuna na US
Dia 14/Set - 16h - Ensaio geral com a Tuna no Centro Cultural de Ílhavo
21h - Participação da Tuna no Sarau da Maioridade no Centro Cultural de Ílhavo
Primeiro dia de aulas normal - 01 de Outubro/2013
Ficamos a aguardar a presença de todos na Abertura Solene do dia 09 de Setembro.
Um abraço amigo!
sexta-feira, 21 de junho de 2013
Alunos da US dão aula de dança e confeção de Bolos na Galeria/Bar Perlimpimpim
No passado Sábado, Elizabete Arvins e Oliveira
Amorosa estiveram na Vagueira no Perlimpimpim onde decorreu Workshops de
Dança e Bolos, na presença de cerca de meia centena de pessoas. Tarde agradável
que terminou, mais uma vez, em alegria e com muita dança, seguindo-se a ida
para uma sardinhada que decorreu em Aveiro e onde atuaram vários alunos e
professores da US (Tuna).
Segundo a proprietária da Galeria da
Vagueira, a exposição de pintura e fotografia dos alunos da US tem tido
muitos visitantes e sempre com elogios às obras expostas.
Entretanto os alunos de comunicação/fotografia
visitaram a exposição de fotografia patente na sede dos Amigos da Praia da
Barra, onde foram recebidos pelo Presidente da instituição.
Etiquetas:
Arte e Fotografia,
Dança
terça-feira, 11 de junho de 2013
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Mais um Show Cooking na Universidade Sénior!!!!!
Sob o olhar atento dos nossos alunos, a cozinheira D.ª Valéria com a bênção da Confraria do bacalhau e com a ajuda da nossa Susete, preparou um grande petisco acompanhado de boa disposição e alegria!
Bacalhau frito com ervilhas e outros ingredientes....ficou batizado com o nome de Bacalhau à D.ª Valéria!
A sobremesa também não faltou, tarte de maçã.
Tudo degustou e aprovou!!!
Venha o próximo!!!
Etiquetas:
Show Cooking
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Turma de Fotografia visita a Exposição Máscaras Ibéricas
No passado dia 30, a turma de
comunicação-fotografia esteve de visita ao Centro Cultural de Ílhavo onde
visitou a exposição Máscaras Ibéricas
Modelos, fotografias e livros retratam as
principais máscaras de diversas regiões de Espanha e Portugal, onde não faltam
os Cardadores de Vale de Ílhavo.
Sempre acompanhados pela técnica Vanessa
Magalhães, que no final respondeu a questões apresentadas. Os alunos presentes
saíram satisfeitos por mais uma exposição de qualidade patente no CCI.
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Ação de Risoterapia colocou os alunos em 60' de riso e boa disposição
Foi a 2ª. vez que a Psicologa, Mónica Arvins,
esteve na turma de comunicação-fotografia para fazer uma ação de risoterapia
Para os que assistiram pela 1ª. vez, pensavam
que iam ter uma palestra sobre o assunto mas, passado alguns minutos todos riam
sem se conseguirem controlar, tendo no final havido um período de relaxamento,
o qual ajudou bastante mas não foi suficiente para os sorrisos continuarem. Como
tradição foi entregue uma placa em ceramica comemorativa da presença na
turma à convidada.
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
terça-feira, 28 de maio de 2013
Celebrando o Dia Mundial do Livro na US com turma de Inglês
Em 1995 a UNESCO instituiu o dia 23 de abril como Dia Mundial
do Livro e dos Direitos de Autor. A escolha da data explica-se por ser um dia
que marca os aniversários de nascimento ou morte de muitos grandes nomes da
Literatura mundial, nomeadamente os da morte de Shakespeare ou Cervantes.
Um dia tão especial não poderia passar despercebido na
Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo.
| Por isso mesmo, as turmas de Inglês e Informática
juntaram- se para receber a visita de uma autora portuguesa que aceitou vir
apresentar a sua obra.
O evento iniciou-se com uma breve apresentação sobre o Dia
Mundial do Livro e Direitos de Autor, dando conta dos motivos que originaram
a criação deste dia e das iniciativas que são desenvolvidas para o comemorar
mundialmente. Nesta apresentação, disponibilizada através dos meios da
Universidade Sénior, todos poderão encontrar fontes de informação sobre o Dia
Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, assim como sobre as entidades
nacionais e internacionais que intervêm na sua manutenção e regulamentação.
|
Em seguida a autora Cristina Maya Caetano, escritora e
artista plástica, apresentou a sua obra. Começou por apresentar genericamente o
projeto que se intitula ‘Fadinha Lótus’ e o qual se expande para além do livro,
sendo utilizado como base para introdução a múltiplas formas de expressão: como
a pintura, a construção de fantoches, a dramatização ou outras, atividades que
a autora tem desenvolvido em espaços escolares e recreativos.
O ponto alto da tarde foi, sem dúvida, a dramatização da
história “Fadinha Lotus I – A Procura” que a autora apresentou, ao som de
música clássica, e recorrendo a imagens das personagens. A mascote da autora, o
seu cão Ramon, esteve também presente no evento mostrando-se interessado em
interromper para tomar parte mais ativa na história. Foi uma tarde de convívio
com histórias e mascotes à mistura.
No final, depois de encerradas as atividades da celebração do
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, todos os participantes se
juntaram para um animado lanche-convívio, despedindo-se até uma próxima
oportunidade para celebrar o poder dos livros e homenagear os seus autores.
Vera Marques
Etiquetas:
Inglês
Turma de Fotografia visita exposição de Instrumentos Nauticos no MMI
No passado dia 22, alunos de comunicação/fotografia
e alguns convidados estiveram de novo no Museu Maritimo de Ilhavo para verem
duas exposições de fotografia ("Mares de 1 Figa" e "Na
Ponte") e a exposição de Instrumentos Náuticos organizada em
colaboração do MMI e os Amigos do Museu. Nesta mostra, esteve presente o Capitão
Aníbal Veiga que fez visita guiada desde os primórdios do astrolabio, até aos
dias de hoje, com a navegação através do GPS.
Carlos Duarte
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
terça-feira, 21 de maio de 2013
Museu da Vista Alegre e Universidade Sénior em Retratos do Trabalho
Histórias
Partilhadas
Foi inaugurado no passado dia 18
(Dia Internacional do Museus), no Museu da Vista Alegre Atlantis, uma exposição
de fotografia denominada Retalhos do Trabalho-Histórias Partilhadas, em
colaboração com a turma de comunicação/fotografia da Universidade Sénior da
Gafanha da Nazaré.
Presentes na inauguração a
Coordenadora do Museu da VA, Filipa Quatorze e Carlos Duarte responsável da
turma além de muitos alunos, amigos e representantes de diversas instituições
do Concelho.
Para Filipa Quatorze, esta
exposição nasceu de uma parceria entre o Museu da VA e a turma de fotografia da
US com o objetivo de promover novos olhares sobre o contexto fabril, em
particular sobre as dimensões do trabalho, o que foi alcançado pelos fotógrafos
que com o seu olhar conseguiram explorar o espaço laboral interagindo com as
dinâmicas físicas e humanas.
Carlos Duarte afirma-nos que em
três anos a coordenar a turma de comunicação-fotografia a pessoas com mais de
55 anos, e muitas delas sem nunca terem usado uma máquina fotográfica, esta
viagem de três dias pela fábrica da VA, foi prova que a dinâmica ativa
existente entre a imagem e o fotógrafo é uma realidade. Basta sabermos ver e sentir
o que se olha.
Experiencia enriquecedora, onde
todos os intervenientes tiveram a possibilidade única de reter para a
posteridade imagens de valor estético e humano onde se sente a pulsação de uma
fábrica mais do que centenária. Mas mais do que o material-peças, foi o sentir
de orgulho de trabalhadores que colaboraram com os fotógrafos seniores na recolha
de imagens, dando sugestões ou colocando-se a pedido.
Esta exposição está patente na
sala polivalente do Museu da VA até dia 1 de Junho.
Carlos Duarte
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
segunda-feira, 20 de maio de 2013
Turma de Fotografia visita o Buddha Eden
No passado dia 16 a turma de
comunicação/fotografia acompanhados por alguns amigos deslocou-se ao
Bombarral onde visitou a quinta dos Budas, propriedade de Joe Berardo.
Foi um dia espetacular já que o tempo até ajudou
durante a visita que durou cerca de 3 horas, estátuas gigantes, jardins
lindissimos e uma mata deslumbrante no meio da qual surgiam referencias ao
"império chinês"!
O almoço foi servido nas instalações da Bacalhôa com
qualidade e de regresso uma passagem pela Nazaré onde alguns foram ao Sítio
enquanto outros deliciavam-se com a beleza do mar e o sabor dumas ameijoas!!!!
Carlos Duarte
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
sexta-feira, 10 de maio de 2013
"Uma Lição de Afetos" na III Exposição de Fotografia da Universidade Sénior
Até ao fim do mês de Maio, está patente no Centro
Cultural da Gafanha da Nazaré uma exposição de fotografia de 12 alunos da turma
de Comunicação/Fotografia.
São 28 trabalhos em 30x40 que retratam diversas
viagens dos alunos pelo país, desde paisagens, mar, cidades e ria. No dia da
inauguração além dos alunos da turma e amigos, estiveram presentes o Verador
Paulo Costa, Presidente da Junta de Freguesia Manuel Serra, Presidente da
Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho e o responsavel da turma, Carlos Duarte.
No final da visita guiada pelos autores das
fotografias, o Vereador Paulo Costa mostrou-se satisfeito pela qualidade dos
trabalhos apelando a todos que continuem a fotografar e que....concorram ao
concurso da CMI "Olhos sobre o Mar"!
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação,
III Exposição Anual
Turma de Inglês no cinema
No passado dia 15 de abril, a turma de Inglês
mudou a sua aula, normalmente na sede da Universidade Sénior da Fundação Prior
Sardo, para os cinemas do Fórum Aveiro. O filme escolhido foi “Comboio Noturno para Lisboa” (no original,
“Night train to Lisbon”), um filme do
realizador Bill August, inspirado no romance escrito por Pascal Mercier. Este
filme, maioritariamente filmado em Lisboa, contou com a participação de um
elenco variado, incluindo nomeadamente as participações de figuras
internacionais como a de Jeremy Irons, no papel principal, ou Christopher Lee,
assim como também as de um conjunto de grandes atores portugueses, ainda que em
papéis menores, como Nicolau Breyner, Beatriz Batarda ou Helena Afonso.
Sumariamente a história deste filme
desenrola-se em dois planos históricos distintos que se vão entrecruzando
continuamente ao longo do filme. Num primeiro plano, seguimos de perto Raimund
Gregorius, um professor de Latim suíço que num dia extraordinário descobre um livro
que o traz a Portugal à descoberta da vida do jovem Amadeu, autor do dito
livro. Numa busca insaciável para compreender a vida do autor do livro que o
fascina, Raimund vai narrando do livro, ou através do encontro com personagens
do passado, uma história que se desenrolou no período pré-25 de abril em
Portugal. Entramos assim num segundo plano da história, repleto de
acontecimentos marcantes da história moderna de Portugal. Resistência, PIDE, ou
a vida dos resistentes na Lisboa do início dos anos 70 são palavras-chave que
se tornam o centro do filme e nos absorvem e transportam para uma realidade bem
distinta da que vivemos atualmente, ou daquele em que vive Raimund. Paralelamente
a este conteúdo histórico e político, as tramas de amor, amizade, lealdade,
ciúme, traição e honra vão-se misturando neste filme até ao seu enigmático
desfecho.
Esta foi uma sessão de cinema que,
surpreendentemente, funcionou em exclusivo para a turma de Inglês e que nos proporcionou
a todos um momento único de convívio e de aprendizagem. O filme arrebatou a
audiência através da sua história peculiar mas familiar, trouxe à lembrança de
uns e ao conhecimento de outros realidades escondidas de um tempo não muito
longínquo no nosso país. Graças a esta ida ao cinema, muitas conversas têm
incidido sobre esta história interessante, muitas memórias passadas têm sido
partilhadas. Todos os participantes nesta pequena excursão cinematográfica
destacaram a beleza dos cenários e a fantástica banda sonora do filme, dois
aspetos que contribuem para uma experiência ainda mais arrebatadora que o filme
Comboio Noturno para Lisboa proporciona a quem o visiona.
Por tudo o que acaba de ser destacado, a
recomendação do filme é consensual entre toda a turma de Inglês. Os elementos
históricos do pré-25 de abril, com a sua riqueza e autenticidade são um factor
que leva o filme a ser recomendado a todos, tendo ou não vivido neste período,
pois todos com ele poderão aprender mais ou confrontar as suas memórias com a
história que nos é narrada. De igual forma, as múltiplas questões e
interrogações do Professor Raimund, a sua busca pelo saber e as histórias com
que se vai cruzando, poderão atrair mesmo os menos interessados nos aspetos
históricos do filme. A turma de Inglês espera que este filme proporcione a
todos quanto o virem a mesma experiência enriquecedora que provovou em todos
nesta visita. Até uma próxima sessão.
Prof.ª Vera Marques
Prof.ª Vera Marques
Etiquetas:
Inglês
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















