quinta-feira, 18 de abril de 2013
quinta-feira, 21 de março de 2013
HOJE NA RADIO TERRA NOVA!!!!!!!!!!!!
Ílhavo: Alunos da Universidade Sénior da Fundação
Prior Sardo vão fotografar a fábrica da Vista Alegre em projeto de exposição.
Ilhavo 2013-03-20 10:35:00
O Museu da fábrica Vista Alegre Atlantis e os séniores da turma de
comunicação/fotografia da US da Fundação Prior Sardo, da Gafanha da Nazaré, têm
acordo para a realização de uma exposição de fotografia sobre os diversos
setores fabris, a decorrer em Maio próximo.
Para a responsável do Museu VA, Filipa Quatorze, “esta parceria decorre dum
projeto com a finalidade de promover parcerias com instituições locais e
encorajar o trabalho com as comunidades que envolvem o espaço industrial da
nossa fábrica, promovendo novos olhares sobre o contexto fabril, nomeadamente
sobre o trabalho, sua dimensão humana e tecnológica, assim como partilhar o
resultado desse trabalho, com o público em geral”.
Carlos Duarte, coordenador da turma da US, mostra-se satisfeito com este
convite já que resulta dum trabalho de três anos na motivação de um grupo de
pessoas com mais de 60 anos que se dedicam a fotografar como se já o fizessem
há muito tempo. Também as diversas visitas a exposições têm como resultado a
qualidade de imagens já visitadas por muitos em vários locais do centro do país
bem como nas redes sociais.
“E é com esta dinâmica que, agora, um grupo de 12 alunos aceitou este
desafio que passa pela captação de imagens no interior do espaço fabril da VA e
na composição de legendas onde os sentimentos de cada um serão transmitidos
para o papel."
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
sexta-feira, 1 de março de 2013
7 de Março - Manhã Aberta na Fundação Prior Sardo
Dia 07 de Março, 5ª feira, das 9h30m até às 12 horas, irá decorrer a manhã aberta na Fundação Prior Sardo, com a participação da Obra da Providência e do Centro Social Proquial da Gafanha da Nazaré.
Esta iniciativa pretende promover o convívio entre todos e criar uma manhã ativa com troca de vivências e saberes.
A Fotografia, Artes, Informática e a Horta da Universidade Sénior, vão animar esta manhã.
Estão todos convidados a participar!
Contamos com todos vocês!!!
Etiquetas:
Convívios
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Turma de Comunicação/Fotografia dá os primeiros passos na arte do TEAR!
No passado dia 21 a turma de fotografia
deslocou-se a Pardilhó de visita à Casa do Tear. Antiga moradia familiar cujos
descendentes, 3 irmãos, resolveram reconstruir e fazer daquele espaço um museu
vivo com a arte de tear feita por uma artesã, que além de fazer ensina os
visitantes. Antigos aparelhos, alfaiais, moveis são peças que ilustram um
passado que para a maioria dos visitantes lhes fazem lembrar tempos de
juventude.
Não faltou a gastromomia com os famosos rojões
com grelos e batatas cozidas e doces regionais. E mais uma vez, novo convite
para a turma expor os seus trabalhos fotograficos naquele espaço onde durante
todo o ano se realizam diversas exposições e eventos culturais.
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
“Gentes da Terra” - Exposição de fotografia visitada pela turma de Comunicação/Fotografia
No passado dia 14, os alunos de
fotografia (19), estiveram no Centro Cultural de Esgueira onde visitaram a
exposição de Domingos Monteiro, denominada “Gentes da Terra”.
Trabalhos a preto e branco que
retratam as terras e gentes de Trás-os-Montes, além de algumas imagens da n/
região.
Segundo o autor “ as Gentes da
Terra, são o objeto deste particular olhar sobre um Portugal raro, absoluto e
genuíno que pulsa mansamente, por entre os dias que correm em silêncio lá longe
onde o nosso olhar não alcança…..”
Curiosa foi a observação de
alguns alunos no facto do “descanso visual” em imagens a p/b o que já há muito
tínhamos referido nas aulas, que iria acontecer perante a massificação da cor………..
E o convite foi lançado para os alunos da U.S. exporem no Centro
Cultural de Esgueira!
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
Dia 5 a turma de Comunicação/Fotografia visita o
Centro Portugues de Fotografia no Porto com a Exposição de Francesc
Català-Roca, o maior fotografo de reportagens de Espanhas do séc.XX.
Paralelamente a esta mostra decorrem, na antiga
cadeia da Relação, mais quatro exposições de fotografia além da mostra de
material fotográfico desde o inicio da fotografia até ao presente.
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Alunos vistam a exposição Bakalhaus em Ilhavo
Os alunos da Universidade Sénior
da Fundação Prior Sardo da Gafanha da Nazaré, turma de Comunicação/Fotografia,
visitaram a exposição Bakalhaus recentemente inaugurada em Ílhavo e que foi
incluída na inauguração do Aquário dos Bacalhaus no Museu Marítimo.
A primeira visita foi ao Centro
Cultural de Ílhavo onde os alunos, guiados pela técnica Vanessa Magalhães, observaram
obras de pintura, escultura e fotografia em que o tema dominante foi alvo de
curiosidade não só pela criatividade dos artistas mas também por ser a 1ª.vez
que o bacalhau é alvo de uma tão grande exposição de arte com 65 artistas de
diversas nacionalidades.
Seguiu-se a visita ao Museu Marítimo
onde além dos trabalhos expostos o alvo importante foi o Aquário recentemente
inaugurado onde os 40 espécies de Gadus morhua, vindos da Islândia e Noruega,
despertaram atenção de todos e em especial de alguns alunos séniores que
andaram na pesca ou trabalharam em empresas transformadoras do fiel amigo.
E a visita terminou no Centro
Cultural da Gafanha da Nazaré e navio Santo André onde se viram as restantes
obras de arte.
De salientar as obras de artistas
da região de Aveiro, como as fotografias, de Carlos Duarte, Diogo Moreira,
Pedro Tavares e Romeu Bio, a escultura de Paulo Neves e as pinturas de André
Capote.
Esta mega exposição foi
organizada pela Galeria de Arte Contemporânea Nuno Sacramento e teve o apoio da
Câmara de Ílhavo, Museu Marítimo e Riberalves Grupo
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Jantar de Natal 2012 na Universidade Sénior
Foi no passado dia 11, que cerca
de 90 pessoas se juntaram para celebrar o Natal. Alunos, professores, direção
da Fundação Prior Sardo e seus colaboradores, ninguém faltou!
Chora de caras de bacalhau,
feijoada e grão-de-bico de samos, foi a ementa especialmente preparada e
cozinhada pelo próprio Presidente da Direção da Fundação Prior Sardo, Eng.º
Hugo Coelho, no final aclamado por unanimidade e aprovado como chef pelos presentes!!!
A abrilhantar este caloroso
jantar houve poesia de António Gedeão, apresentada por 2 alunas da aula de Bom Português, Julinha Labrincha e
Lurdes Corticeiro, e ainda o aluno José Sarabando com uma poesia do Eng.º.
Senos da Fonseca.
A Tuna, claro, também não faltou
e foi com ela que foi dado o mote para a Prof.ª das danças de salão, Amorosa Oliveira,
dar um passo de dança!!!
Jantar de Natal marcado pelo espírito
que lhe está associado: alegria, confraternização, partilha e celebração pelo
caminho percorrido até aqui e que, mais do que nunca, é sólido, consistente e
em crescimento, com forte união!
Não vale a pena olhar para o que não temos, sendo mais importante olhar
para o que conseguimos fazer, de braço dado com todos os que nos ajudam…
Foi esta a mensagem de Natal
deixada pelo Presidente da Fundação Prior Sardo, dando como exemplo das suas palavras
o que se estava a viver no presente Jantar. Todos, direção e colaboradores,
alunos e professores com seus acompanhantes, familiares ou amigos, que fizeram
questão de se unir nesta celebração, em que cada um dos presentes
contribuiu para que este momento fosse possível.
A
Fundação Prior Sardo deseja a todos um Feliz Natal e Próspero Ano de 2013
Etiquetas:
Natal 2012
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
Alunos de Fotografia visitam Exposição no CCI
No passado dia 11, alunos da turma de
Fotografia visitaram a exposição de fotografia de Virgilo Ferreira
denominada "Peregrinos do Quotidiano"
Com a prsença da guia Vanessa do CCI, os alunos
e professor apreciaram as fotos em exposição ....."que nos oferecem uma
sugestão de realidade, são fragmentos imprecisos de totalidades ausentes; é o
nosso olhar cultural que reconstitui o sentido do cenário, que lhe empresta
ruido e significado num inequivoco consenaso de memórias e desejos: um fotografo
é predador.
O fotografo que sabe inventar a cor a partir de
processos tradicionais e um enquadramento feito da evolução de processos
pessoais, que levou consigo um conceito sociológico e soube destacar, aqui e
ali, em contextos e atitudes, a singularidade que sempre persiste na população
universal dos peregrinos de quotidiabo urbano.(in Maria do Carmo Serén).
Exposição digna de ser vista não só por quem
gosta de fotografia, mas também pelo publico em geral, onde alguns
teimam em afirmar que a Cultura em Ilhavo, não existe! Então, o que é
isto?
Prof. Carlos Duarte
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Jantar de Natal 2012
Neste quase final do 1.º período, vamo-nos aproximando de mais um Natal, onde o espírito de harmonia, paz, amizade, amor e solidariedade, se faz sentir de forma renovada.
Como é do vosso conhecimento, o Jantar de Natal realiza-se no dia 11 de Dezembro, pelas 19 horas.
O local já está confirmado e será no Centro Comunitário.
Desejo, a todos, um Santo e Feliz Natal.
Com um abraço amigo e de grande estima.
Etiquetas:
Natal 2012
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Turma de Fotografia "recebe" palestra s/ Estética e visita os Pilotos da Barra
Esteve na aula de comunicação/fotografia, Ligia
Ribas e a Engª. Emilia que apresentaram o tema Estética tendo sido servido um
chá e uma "sessão de massagens das mãos".Aula agradavel onde nunca
faltou a boa disposição e o "relaxamento"............
No passado dia 15 foram os alunos de visita aos
Pilotos da Barra onde foram recebidos pela funcionária administrativa, Solange
e o Piloto de serviço Francisco Calão.Conversa animada com uma vista sobre o
mar espetacular e com muitas questões apresentadas por antigos homens do mar,
sempre atendidas pelo n/ guia. Só foi pena a maré estar "em baixo" e
o navio que entraria só o ter feito mais tarde..........
Prof. Carlos Duarte
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
Subscrever:
Mensagens (Atom)








