sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

“Gentes da Terra” - Exposição de fotografia visitada pela turma de Comunicação/Fotografia








No passado dia 14, os alunos de fotografia (19), estiveram no Centro Cultural de Esgueira onde visitaram a exposição de Domingos Monteiro, denominada “Gentes da Terra”.

Trabalhos a preto e branco que retratam as terras e gentes de Trás-os-Montes, além de algumas imagens da n/ região.

Segundo o autor “ as Gentes da Terra, são o objeto deste particular olhar sobre um Portugal raro, absoluto e genuíno que pulsa mansamente, por entre os dias que correm em silêncio lá longe onde o nosso olhar não alcança…..”

Curiosa foi a observação de alguns alunos no facto do “descanso visual” em imagens a p/b o que já há muito tínhamos referido nas aulas, que iria acontecer perante a massificação da cor………..

E o convite foi lançado para os alunos da U.S. exporem no Centro Cultural de Esgueira!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013




Dia 5 a turma de Comunicação/Fotografia visita o Centro Portugues de Fotografia no Porto com a Exposição de Francesc Català-Roca, o maior fotografo de reportagens de Espanhas do séc.XX.
Paralelamente a esta mostra decorrem, na antiga cadeia da Relação, mais quatro exposições de fotografia além da mostra de material fotográfico desde o inicio da fotografia até ao presente.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Alunos vistam a exposição Bakalhaus em Ilhavo




 
Os alunos da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo da Gafanha da Nazaré, turma de Comunicação/Fotografia, visitaram a exposição Bakalhaus recentemente inaugurada em Ílhavo e que foi incluída na inauguração do Aquário dos Bacalhaus no Museu Marítimo.
A primeira visita foi ao Centro Cultural de Ílhavo onde os alunos, guiados pela técnica Vanessa Magalhães, observaram obras de pintura, escultura e fotografia em que o tema dominante foi alvo de curiosidade não só pela criatividade dos artistas mas também por ser a 1ª.vez que o bacalhau é alvo de uma tão grande exposição de arte com 65 artistas de diversas nacionalidades.
Seguiu-se a visita ao Museu Marítimo onde além dos trabalhos expostos o alvo importante foi o Aquário recentemente inaugurado onde os 40 espécies de Gadus morhua, vindos da Islândia e Noruega, despertaram atenção de todos e em especial de alguns alunos séniores que andaram na pesca ou trabalharam em empresas transformadoras do fiel amigo.
E a visita terminou no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré e navio Santo André onde se viram as restantes obras de arte.

De salientar as obras de artistas da região de Aveiro, como as fotografias, de Carlos Duarte, Diogo Moreira, Pedro Tavares e Romeu Bio, a escultura de Paulo Neves e as pinturas de André Capote.
Esta mega exposição foi organizada pela Galeria de Arte Contemporânea Nuno Sacramento e teve o apoio da Câmara de Ílhavo, Museu Marítimo e Riberalves Grupo


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Jantar de Natal 2012 na Universidade Sénior



 
 
 
 
 
 
 
 
 

Foi no passado dia 11, que cerca de 90 pessoas se juntaram para celebrar o Natal. Alunos, professores, direção da Fundação Prior Sardo e seus colaboradores, ninguém faltou!
 
Chora de caras de bacalhau, feijoada e grão-de-bico de samos, foi a ementa especialmente preparada e cozinhada pelo próprio Presidente da Direção da Fundação Prior Sardo, Eng.º Hugo Coelho, no final aclamado por unanimidade e aprovado como chef pelos presentes!!!

A abrilhantar este caloroso jantar houve poesia de António Gedeão, apresentada por 2 alunas da aula de Bom Português, Julinha Labrincha e Lurdes Corticeiro, e ainda o aluno José Sarabando com uma poesia do Eng.º. Senos da Fonseca.
A Tuna, claro, também não faltou e foi com ela que foi dado o mote para a Prof.ª das danças de salão, Amorosa Oliveira, dar um passo de dança!!!

Jantar de Natal marcado pelo espírito que lhe está associado: alegria, confraternização, partilha e celebração pelo caminho percorrido até aqui e que, mais do que nunca, é sólido, consistente e em crescimento, com forte união!
Não vale a pena olhar para o que não temos, sendo mais importante olhar para o que conseguimos fazer, de braço dado com todos os que nos ajudam…
 
Foi esta a mensagem de Natal deixada pelo Presidente da Fundação Prior Sardo, dando como exemplo das suas palavras o que se estava a viver no presente Jantar. Todos, direção e colaboradores, alunos e professores com seus acompanhantes, familiares ou amigos, que fizeram questão de se unir nesta celebração, em que cada um dos presentes contribuiu para que este momento fosse possível.

A Fundação Prior Sardo deseja a todos um Feliz Natal e Próspero Ano de 2013
 
 
 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Alunos de Fotografia visitam Exposição no CCI





No passado dia 11, alunos da turma de Fotografia visitaram a exposição de fotografia de Virgilo Ferreira denominada "Peregrinos do Quotidiano"
Com a prsença da guia Vanessa do CCI, os alunos e professor apreciaram as fotos em exposição ....."que nos oferecem uma sugestão de realidade, são fragmentos imprecisos de totalidades ausentes; é o nosso olhar cultural que reconstitui o sentido do cenário, que lhe empresta ruido e significado num inequivoco consenaso de memórias e desejos: um fotografo é predador.
O fotografo que sabe inventar a cor a partir de processos tradicionais e um enquadramento feito da evolução de processos pessoais, que levou consigo um conceito sociológico e soube destacar, aqui e ali, em contextos e atitudes, a singularidade que sempre persiste na população universal dos peregrinos de quotidiabo urbano.(in Maria do Carmo Serén).
Exposição digna de ser vista não só por quem gosta de fotografia, mas também pelo publico em geral, onde alguns teimam em afirmar que a Cultura em Ilhavo, não existe! Então, o que é isto? 
Prof. Carlos  Duarte

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Jantar de Natal 2012


Neste quase final do 1.º período, vamo-nos aproximando de mais um Natal, onde o espírito de harmonia, paz, amizade, amor e solidariedade, se faz sentir de forma renovada.
 
Como é do vosso conhecimento, o Jantar de Natal realiza-se no dia 11 de Dezembro, pelas 19 horas.
 
O local já está confirmado e será no Centro Comunitário.
 
Desejo, a todos, um Santo e Feliz Natal.
 
Com um abraço amigo e de grande estima.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Turma de Fotografia "recebe" palestra s/ Estética e visita os Pilotos da Barra



Esteve na aula de comunicação/fotografia, Ligia Ribas e a Engª. Emilia que apresentaram o tema Estética tendo sido servido um chá e uma "sessão de massagens das mãos".Aula agradavel onde nunca faltou a boa disposição e o "relaxamento"............


No passado dia 15 foram os alunos de visita aos Pilotos da Barra onde foram recebidos pela funcionária administrativa, Solange e o Piloto de serviço Francisco Calão.Conversa animada com uma vista sobre o mar espetacular e com muitas questões apresentadas por antigos homens do mar, sempre atendidas pelo n/ guia. Só foi pena a maré estar "em baixo" e o navio que entraria só o ter feito mais tarde..........
Prof. Carlos Duarte
 
 
 
 
 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Os 125 anos da Estação Vitivinicola da Bairrada teve a n/ presença!









 



Convidados pelo Diretor do Museu do Vinho da Bairrada/Anadia, Pedro Dias, a turma de Comunicação e Fotografia esteve presente naquele Museu onde visitou as diversas exposições inauguradas desde pintura, escultura e fotografia de artistas tão distintos, como Picasso, Chagal, Paulo Neves, Candido Teles, Paula Rego, entre outros e, cujo tema é o Vinho e a Mulher através da Cultura do Vinho.
Após a visita a turma e amigos foram mais uma vez, ao "Queirós" onde saborearam uma das maravilhas da n/ gastronomia -Leitão, tendo alguns alunos em seguida ido visitar a Exposição de Fotografia patente na Estalagem da Pateira de Fermentelos. 
NR.  Foi com prazer que muitos de nós voltamos a estar com amigos da Bairrada como foi o caso do encontro com a atual Vereadora da Camara de Anadia e e ex-Acessora do Presidente da Camara de Ilhao, Rosa Conceição! É sempre bom voltar a ver Amigos(a)!!!!!!!!!
 
Prof. Carlos Duarte

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Exposição de Fotografia na Pateira de Fermentelos









Decorreu no passado dia 6 a inauguração da Exposição de Fotografia dos alunos da turma de Com/Fotog. época 2011/12.
Presentes nove alunos juntamente com o prof.  que após a montagem das imagens e na presença da Diretora do Hotel Estalagem da Pateira de Fermentelos, Ana Teresa Salvador, procederam à inauguração tendo sido entregue à proprietária uma fotografia dos seus pais feita pelo aluno Sarabando numa das últimas visitas aquela zona turistica.
Prof. Carlos Duarte