sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Show Cooking com Histórias do Mar e da Terra







Foi na presença do Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, do Confrade de honra e cozinheiro oficial da Confraria Gastronómica do bacalhau, Jorge Pinhão, e dos alunos desta Universidade Sénior, que se deu início ao 1º Show Cooking deste ano letivo.
Este ano com uma nova vertente, explicou Hugo Coelho, Presidente da FPS, o Show Cooking, para além da demonstração e degustação, a Confraria vai brindar todas as sessões com histórias do Mar e da Terra contadas pelo Grão Mestre João da Madalena, “estudioso e curioso” de tudo o que está relacionado com o Mar e as tradições desta Terra e suas gentes.
Jorge Pinhão, perante o olhar atento dos alunos da US, confecionou bacalhau à Jorge. Foi por unanimidade que todos elegeram o Chef como Mestre nesta arte.
Restam as fotografias e as histórias dos presentes para tornar este momento imemorável.
O próximo encontro tem já data marcada para dia 21 de Novembro.

 
 
 
 
 
 
 
 


 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aprender até Morrer !!!!!!!!!!


 
 
É com esta ideia que os alunos de Comunicação/Fotografia têm ao longo de três anos realizado viagens e palestras/conversas com temas diversos.
Desta vez foi a vez de se falar de “Bibliotecas nos dias de hoje”. Presente ao Diretora da Biblioteca Municipal de Ílhavo, Inês Vila, que em breves palavras acompanhada por imagens de computador começou por afirmar que falar de Bibliotecas é falar de livros e…falar de livros é falar de histórias.
Após apresentação das maiores Bibliotecas do mundo como a de Alexandria onde se encontram os primeiros textos conhecidos, a do Congresso de Washington com 140 milhões de livros, a do Vaticano a mais antiga da Europa e a Pública de N.Y. cuja gestão é dividida por fundos privados e públicos, historiou a existência das Bibliotecas Publicas no n/ país enunciando alguns princípios reguladores dessas Bibliotecas, como:
Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças; Apoiar a educação individual e a autoformação assim como a educação formal a todos o níveis, assegurando a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa, estimulando a imaginação.
Este encontro terminou com diálogo entre a oradora e os 18 alunos presentes.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Culinária Sabores Partilhados












Já está a decorrer a aula de Culinária na qual todas as 2ªs. Feiras há um aluno que se propõe fazer o almoço para um grupo de alunos previamente inscritos.

No passado dia 15 foi a vez da aluna Maria José apresentar a sua ementa que foi: Carne de Porco à Alentejana. Além da cozinheira um grupo de alunas ajudou na cozinha enquanto os alunos preparavam a mesa e tratavam das bebidas e das “entradas”.

Segundo opinião  dos alunas(os) o almoço estava no “ponto” e desta vez até houve fotografa de serviço, a aluna/professora Amorosa………….

As próximas ementas já estão marcadas: Rancho e Caldeirada de Espinhas e Caras de Bacalhau.

“Aguardemos”!!!!!!!!!!!!!!!
 
Carlos Duarte

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Séniores da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo visitam Casa Estúdio de Carlos Relvas na Golegã





Já com o ano letivo a decorrer em pleno, a turma de Comunicação/Fotografia iniciou o programa das viagens de estudo com a visita à Golegã à Casa Estúdio Carlos Relvas.

Obra emblemática no panorama da fotografia portuguesa do sé.XIX e denominada por Carlos Relvas a Catedral da Fotografia, este edifício é um monumento expressivo da arquitetura de ferro ( 33 toneladas) e do revivalismo de estilos como o gótico e o mourisco.

Foi construído por Carlos Relvas entre 1871 e 1875 como monumento aos percursores da fotografia e como laboratório e estúdio dedicado exclusivamente à fotografia, arte recentemente descoberta na Europa.

Os bustos de Niépce e Daguerre, os iniciadores da fotografia, e anjos segurando máquinas fotográficas destacam-se na fachada principal, além de um interessante óculo-rosácea. No interior os alunos visitaram a “câmara escura”, fotografias da época de Portugal, França e Inglaterra, além de diplomas de prémios atribuídos a Carlos Relvas desde os EUA, Alemanha, Áustria e outos países. Após o visionamento dum filme sobre a vida e obra do fotógrafo, seguiu-se a visita ao esplendoroso estúdio de cobertura e paredes envidraçadas onde a entrada da luz se regula através de panos brancos controlados por fios e roldanas. Além do diverso mobiliário da época que servia de cenário para as fotografias também se podem ver as máquinas da época e os diversos acessórios.

Após a visita, alunos e professor foram até Almeirim onde desgostaram a tradicional “sopa da pedra”, seguindo-se uma paragem em Fátima onde a “aula” continuou com a realização de mais umas centenas de imagens para análise e discussão em próximas aulas………

 Carlos Duarte

 

 

 

 

 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fim e Recomeço na turma de Inglês


 
O final do ano letivo de 2011/12 encontrou a turma de Inglês envolta em vários projetos que se estenderam à comunidade académica da Universidade Sénior. Foi com grande prazer que, inseridas nas temáticas da área da saúde em estudo nestas aulas, foi possível convidar para a aula de inglês dois jovens investigadores da Universidade de Aveiro para abordar temáticas de interesse geral. As comunicações dos convidados foram abertas a todos os alunos da Universidade Sénior e a afluência a estas sessões demonstrou o grande interesse que ambas tiveram para toda a comunidade.
 
 
No dia 11 de junho, foi recebido na aula de Inglês, o Dr. Daniel Ruivo Marques, que veio falar sobre Sleep and Ageing (O Sono e o Envelhecimento). O doutorando da Universidade de Aveiro apresentou alguns factos consubstanciados nas mais recentes investigações sobre o Sono, apresentou informações relevantes sobre este tema tão do interesse de todos e teve ainda a oportunidade de esclarecer as dúvidas da plateia.
 

 
No dia 18 de junho, foi a vez da Dr.ª Cristina Pereira ser recebida para abordar questões relacionadas com o Luto. A convidada pôde esclarecer todos os presentes sobre as variadas facetas do Luto, muito para além da commumente identificada como a perda física, assim como fazer a apresentação de um novo espaço, que tem vindo a ser criado em Aveiro para apoiar pessoas que iniciam o seu processo de luto, o Espaço do Luto, ao qual está diretamente ligada. A convidada partilhou também com toda a assistência a sua heróica história de vida pessoal desde o nascimento do seu filho, Rodrigo Felizardo, que em muito contribuiu para o seu investimento na investigação sobre o Luto.
 
Os alunos da Universidade aderiram em peso a ambas as comunicações apresentadas e foi a grande custo que as sessões se encerraram e os convidados puderam abandonar as instalações da Universidade Sénior. No ano letivo que agora se inicia, a turma de Inglês procurará ir ao encontro de novas temáticas que possam servir de espaço de partilha entre jovens investigadores e a comunidade discente desta Universidade Sénior.


Para encerrar o ano letivo com chave de ouro, a turma de inglês organizou uma viagem de convívio a terras de Celorico da Beira, a qual foi aberta a toda os alunos, amigos e familiares. A viagem decorreu no dia 3 de Julho e foi pelas 8h30 da manhã que os alunos se reuniram em frente das instalações da Remelha para arrancar de autocarro para o destino da viagem, um grupo bem animado que reuniu no mesmo espaço várias gerações, com avós e netos a partilhar memórias nas serras de Portugal. Esta viagem, sugerida pelos alunos Rosa e Aguinaldo Carvalho, permitiu visitar alguns marcos históricos da região, como o Museu do Agricultor e do Queijo, o Centro Histórico de Celorico da Beira, o Castelo de Linhares da Beira e a Escola Museu de Salgueirais. Para o grande sucesso desta viagem em muito contribuiu a generosidade do Centro de Turismo de Celorico da Beira, que providenciou o acompanhamento integral da guia turística, a simpaticíssima Margarida que nos acompanhou ao longo de todo o dia, e a abertura de todos os monumentos visitados que se encontram normalmente encerrados. A turma de Inglês gostaria de manifestar o seu sincero agradecimento a todos os que nos acompanharam nesta viagem e a todos os que a tornaram possível, referindo, claro está o serviço impagável providenciado pelo Turismo de Celorico, assim como o conforto e excelente serviço do autocarro providenciado pela Transdev.
 
Encontramo-nos agora no início de mais um ano letivo, cheios de energia e de ideias para concretizar. Em nome da turma de Inglês desejamos a toda a comunidade académica um ótimo início de ano.
Prof. Vera Marques

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Início ano letivo em Comunicação/Fotografia






No passado dia 13, 13 alunos de comunicação/fotografia deram inicio ao ano letivo 2012/13, tendo chegado posteriormente, mais um aluno!
Aula ao ar livre, animada e com a intervenção de todos os presentes assim como de uma ave que estando a assistir à aula não gostou da afirmação de um aluno ao dizer que não podia continuar este período porque tinha de se ausentar para o Alentejo, tendo a mesma enviado o respetivo "protesto" que teve como poiso a dita cabeça e os oculos de sol do aluno em causa.
Carlos Duarte



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Informações atividades




No âmbito da Semana da Maioridade, a Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo irá participar nas seguintes atividades:

Dia 15/Setembro - 21horas - No CCI - Sarau da Maioridade com a participação da Tuna da Universidade Sénior

Dia 16/Setembro - 10h-12h - No Jardim Oudinot - Tarde animada com alunos de guitarra e com o Prof. João Mónica


Informamos todos os alunos e colaboradores que integram a Tuna que:

11 de Setemebro - 21horas - Primeiro ensaio da Tuna

Não faltem!


Solicitamos que promovam estes eventos com a presença de todos!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Abertura Solene Universidade Sénior ano letivo 2012/2013



Vimos saudar-vos neste "quase início" de ano letivo 2012/2013, esperando que tenham descansado o melhor possível e que se encontrem de boa saúde.

Como é hábito entre nós, vimos convidar-vos para a Solene Sessão de Abertura, que se realizará no dia 10 de setembro, 2ª feira, às 19h30m, nas instalações desta Universidade Sénior.

Aproveitamos também para dar algumas informações relativas ao ano que vamos iniciar:

No dia 11 de setembro, 3ª feira, às 18 horas, no Auditório da Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré: 
- Início das aulas:
Apresentação Geral da Atividade da Fundação Prior Sardo;
Apresentação do Plano Geral de Atividades da Universidade Sénior para o ano 2012/2013;
Apresentação do horário das atividades;
Apresentação dos Professores e Colaboradores.

No dia 13 de setembro, 5ª feira, na Universidade Sénior:
- Receção dos alunos e início das aulas.


Ficamos a aguardar a presença de todos na Abertura Solene do dia 10 de setembro!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Concurso Fotografia com o tema Veleiros








Fotografias premiadas no Concurso Interno dos Amigos da turma de fotografia da Univ.Senior da Fundação Prior Sardo subordinado ao tema - Veleiros

Autores: Amorosa Oliveira (Coutada-Ilhavo) e João Teixeira(Gafanha da Nazaré)

Encerramento da exposição de fotografia no Café Farol da praia da Barra





Encerramento da exposição de fotografia no Café Farol da praia da Barra com a entrega duma placa da turma ao proprietário.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Encerramento das atividades da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo

Decorreu no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré o encerramento das atividades do ano letivo 2011/2012 da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo.


Presente mais de uma centena de familiares, amigos, convidados (com destaque para o Vereador da CMI, Paulo Costa e o Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Manuel Serra) e os professores, Maria Helena Malaquias, Alice Silva, João Mónica, Manuel Serafim, Marta Neves, Vera Marques, Amorosa Oliveira, Susete Jorge e o fotografo Carlos Duarte, que durante cerca de 2 horas, assistiram a apresentação das diversas turmas da instituição, desde a literatura lúdica, escrita criativa, informática, francês, Inglês, português, guitarra clássica, cavaquinho, tuna, as danças de salão e comunicação /fotografia, com projeção de fotografias, cenas teatrais, canções e sempre com a boa disposição dos alunos que durante 10 meses voltaram aos “bancos da escola” e que muitos questionavam no fim do espetáculo, para quando o recomeço das atividades !!!!!!!!!!