sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Informações atividades
No âmbito da Semana da Maioridade, a Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo irá participar nas seguintes atividades:
Dia 15/Setembro - 21horas - No CCI - Sarau da Maioridade com a participação da Tuna da Universidade Sénior
Dia 16/Setembro - 10h-12h - No Jardim Oudinot - Tarde animada com alunos de guitarra e com o Prof. João Mónica
Informamos todos os alunos e colaboradores que integram a Tuna que:
11 de Setemebro - 21horas - Primeiro ensaio da Tuna
Não faltem!
Solicitamos que promovam estes eventos com a presença de todos!
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Abertura Solene Universidade Sénior ano letivo 2012/2013
Vimos saudar-vos neste "quase início" de ano letivo 2012/2013, esperando que tenham descansado o melhor possível e que se encontrem de boa saúde.
Como é hábito entre nós, vimos convidar-vos para a Solene Sessão de Abertura, que se realizará no dia 10 de setembro, 2ª feira, às 19h30m, nas instalações desta Universidade Sénior.
Aproveitamos também para dar algumas informações relativas ao ano que vamos iniciar:
No dia 11 de setembro, 3ª feira, às 18 horas, no Auditório da Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré:
- Início das aulas:
Apresentação Geral da Atividade da Fundação Prior Sardo;
Apresentação do Plano Geral de Atividades da Universidade Sénior para o ano 2012/2013;
Apresentação do horário das atividades;
Apresentação dos Professores e Colaboradores.
No dia 13 de setembro, 5ª feira, na Universidade Sénior:
- Receção dos alunos e início das aulas.
Ficamos a aguardar a presença de todos na Abertura Solene do dia 10 de setembro!
Etiquetas:
Abertura Solene US IV Ano
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Concurso Fotografia com o tema Veleiros
Fotografias premiadas no Concurso Interno
dos Amigos da turma de fotografia da Univ.Senior da Fundação Prior Sardo
subordinado ao tema - Veleiros
Autores: Amorosa Oliveira
(Coutada-Ilhavo) e João Teixeira(Gafanha da Nazaré)
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
Encerramento da exposição de fotografia no Café Farol da praia da Barra
Encerramento da exposição de fotografia no Café
Farol da praia da Barra com a entrega duma placa da turma ao proprietário.
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Encerramento das atividades da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo
Decorreu no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré o encerramento das atividades do ano letivo 2011/2012 da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo.
Presente mais de uma centena de familiares, amigos, convidados (com destaque para o Vereador da CMI, Paulo Costa e o Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Manuel Serra) e os professores, Maria Helena Malaquias, Alice Silva, João Mónica, Manuel Serafim, Marta Neves, Vera Marques, Amorosa Oliveira, Susete Jorge e o fotografo Carlos Duarte, que durante cerca de 2 horas, assistiram a apresentação das diversas turmas da instituição, desde a literatura lúdica, escrita criativa, informática, francês, Inglês, português, guitarra clássica, cavaquinho, tuna, as danças de salão e comunicação /fotografia, com projeção de fotografias, cenas teatrais, canções e sempre com a boa disposição dos alunos que durante 10 meses voltaram aos “bancos da escola” e que muitos questionavam no fim do espetáculo, para quando o recomeço das atividades !!!!!!!!!!
Presente mais de uma centena de familiares, amigos, convidados (com destaque para o Vereador da CMI, Paulo Costa e o Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Manuel Serra) e os professores, Maria Helena Malaquias, Alice Silva, João Mónica, Manuel Serafim, Marta Neves, Vera Marques, Amorosa Oliveira, Susete Jorge e o fotografo Carlos Duarte, que durante cerca de 2 horas, assistiram a apresentação das diversas turmas da instituição, desde a literatura lúdica, escrita criativa, informática, francês, Inglês, português, guitarra clássica, cavaquinho, tuna, as danças de salão e comunicação /fotografia, com projeção de fotografias, cenas teatrais, canções e sempre com a boa disposição dos alunos que durante 10 meses voltaram aos “bancos da escola” e que muitos questionavam no fim do espetáculo, para quando o recomeço das atividades !!!!!!!!!!
Etiquetas:
encerramento do ano,
Fundação Prior Sardo,
Universidade Sénior
sexta-feira, 29 de junho de 2012
....e o ano acabou com "chave de ouro" para a turma de comunicação/fotografia
Pateira de Fermentelos foi o morango em cima de
um bolo de meses de intensa atividade no conhecimento da fotografia e na
comunicação entre TODOS os alunos que ao longo do ano quiseram partilhar
saberes e sabores, não só na sala de aula mas também nas diversas saídas por
esse país ....tão lindo!
Fomos recebidos logo pela manhã pelo
proprietário da Estalagem da Pateira de Fermentelos que após um aula de
história da região nos acompanhou pela margem da pateira, sempre com pequenas
histórias de quem nasceu no local e viveu toda a sua vida nas margens da
maior lagoa natural da Peninsula Ibérica!
E após 2 horas a "saborear" a natureza
fomos encaminhados para o restaurante da Estalagem onde a gastronomia
portuguesa é servida com requinte de quem sabe o que faz! E no final, lá
fomos até ao espaço de dança, onde a aluna/professora Amorosa pôs todos a
dançar e no final ainda houve tempo para um brinde a todos e votos de grande
sucesso às filhas do Miguel e da Luisa nesta grande "chata" (e não
"nau"), que é a Estalagem da Pateira.
Para terminar quero aproveitar este espaço
cedido pela U.S. e tão mal aproveitado por prof's e alunos, para saudar
TODOS os alunos que desde de 2011 me acompanharam e desejar-lhes as maiores
felicidades e votos de que nos vamos encontrando por aí, nem que seja novamente na
Pateira no mês de Julho!!!!!!!
Carlos Duarte
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Penultima aula foi na Bruxa..............
Dez alunos poderam assistir às mais belas
imagens que não passam "nos You tube's"nem são páginas das revistas da
especialidade, mas para quem estiver despido de perconceitos pré concebidos s/
o que é belo, tem de admitir que a Ria e a Costa Nova vista da Bruxa (Gafanha
da Encarnação) é algo deslumbrante e que nunca se cansa de ver!!!!!!!!
Foram muitas as imagens recolhidas mas como o
espaço é curto, aí vão duas que representam o espírito da turma e a beleza da
paisagem.... e agora até à aula de 5ª. feira e, é favor ninguém
faltar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Alunos de Comunicação/Fotografia visitam o Núcleo de Macinhata do Vouga do Museu Ferroviário
O Verão de 2012, tinha começado
há 8 horas e 9 minutos quando o grupo de 14 alunos da turma, 6 convidados e o
prof., esperam na estação da CP em Aveiro pela automotora que os levará a
Macinhata do Vouga. A espera teve alguma espectativa já que a greve dos
maquinistas não garantia a viagem ida e volta, mas a aventura também tem o seu
Q de gozo e eis alunos e prof.a caminho de Macinhata.
“Olha Esgueira também tem estação
de comboio!!!!!!!!!” Santa ignorância! Mas só por isto já valeu a pena levantar
cedo…..” E o entusiasmo de fotografar tudo e todos é tal que até houve quem
deixasse ir os óculos de Sol para as margens do Vouga (?) e até houve quem
visse um flamingo com os ditos óculos!!!!!!! Terá sido através do fotoshop?!
Com duas carruagens por conta da
comitiva, lá chegou a Macinhata onde se visitou o Núcleo do Museu Nacional
Ferroviário gentilmente guiados por uma técnica da CM de Águeda. Relógios,
candeeiros, horários, bilheteiras, relatórios de viagens de comboio e duas
máquinas a carvão e o velho Vouguinha, foram pretextos para muitos se lembrarem
das suas infâncias nas viagens por este país fora…….
E como ainda era cedo para o
almoço foi lançada a ideia de uma caminhada logo aceite por todos, mas como nem
todos têm a mesma pedalada alguns foram por outros caminhos e à chegada
enquanto uns chegavam pelo “seu pé” outros vinham à boleia em camioneta de
carga!!!!!!!!!! “Só visto”!
E já com os dois leitões prontos,
lá foram para casa de um familiar do aluno João Teixeira onde até às 15h, se saborearam,
bolos de bacalhau, leitão, bôla de sardinha com padas de Vale de Ílhavo, cabidela
de leitão, e doçaria conventual (salvo seja). Após fotografia junto da Estação
lá regressaram os alunos com a satisfação de mais um viagem de estudo cheia de
aventuras e podem crer mesmo contado ou visto em vídeo, não dá para
acreditar!!!!!!!!!!!!!!!
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
II Exposição de Fotografia da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo
É com muito orgulho que aqui deixamos o registo de mais uma exposição de fotografia dos alunos de comunicação/fotografia desta Universidade Sénior, sob a orientação do seu Professor Carlos Duarte.
A sua inauguração deu-se no passado dia 12 na Biblioteca Municipal de Ílhavo, tendo contado com a presença do Vereador da CMI, Paulo Costa, do Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, da Junta de Freguesia de S.Salvador representada por António Manuel Silva, do Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo, Domingos Vilarinho, além dos alunos de comunicação/fotografia da Universidade Sénior e, claro, do Professor Carlos Duarte.
Esta exposição apresenta trabalhos que resultaram de diversas viagens pelo país dos alunos a Instituições e a locais de valor natural, rios Douro e Vouga, paisagens do norte de portugal ou do litoral.
Patente até dia 30, segue posteriormente para o Café Farol, na Praia da Barra, Albergaria e Pateira de Fermentelos.
A não perder!!!
Parabéns a todos os intervenientes e ao grande inspirador dos alunos, seguidores incondicionais, Carlos Duarte!
Etiquetas:
Fotografia e Comunicação
terça-feira, 12 de junho de 2012
Horta da U.S. ao jeito de balanço.........................
Tudo começou por uma pequena
"provocação" aos responsáveis da US, lançando-lhes o desafio de
deixarem os alunos cultivarem alguns produtos no terreno da Qtª. da Remelha!
E é lindo hoje vermos a diferentes horas do dia
e a diferentes dias da semana, mais de uma dezena de alunos a cultivarem os
seus "talhões", num total de cerca de 280m2, de produtos tão
diversos, como couves, feijão verde, batatas, cebolas, tomates, pepinos,
pimentos, alfaces, cenouras, alhos, vários tipos de flores, duas bananeiras, uma
figueira, medronheiros e cabaças, entre muitos outros produtos horticolas.
Não podemos esquecer o trabalho desenvolvido
pela responsável desta horta, Suzete Jorge, que lá vai indicando a melhor forma
de colocar os produtos ou a melhor altura para os regar........assim como as
placas identificadoras de autoria da aluna Elizabete Arvins!
O grupo da fotografia em anexo, são só alguns,
pois já há quem esteja de "férias" ou tenha de ter ido tratar dos
netos!!!!!!!!!!!
E agora que o ano letivo termina, o apelo é que
não se deixe morrer a horta e se consiga entre todos manter os produtos em
crescimento...................
Etiquetas:
Quinta da Remelha
segunda-feira, 11 de junho de 2012
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Convite a toda a comunidade académica da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo promovido pela turma de Inglês
Mais um
ano letivo se aproxima do final, mais um ano com matérias estudadas, viagens
realizadas, metas alcançadas e muitos convívios feitos. Começa a aproximar-se a
altura de nos separarmos para mais umas férias, mas nesta reta final a Turma de
Inglês vem convidar toda a Comunidade Académica a participar num evento, em
duas etapas, que contará com a presença de convidados especiais.
Depois
de um ano centrado sobre o tema “Travelling” e depois de estudar muitas das
coisas fundamentais sobre o tema de viagens, a turma de inglês estudou o tema
“Health” (saúde), sobretudo no que dizia respeito aos cuidados de saúde em
viagem, mas também a saúde em geral. Foi dentro deste tema que surgiu a ideia
de trazer à Universidade Sénior dois ilustres convidados, atualmente
participantes em investigações a decorrer na Universidade de Aveiro.
O
primeiro convidado, que virá à US na próxima segunda-feira (dia 11 de junho),
será o Dr. Daniel Marques, formado em Psicologia Clínica
pela Universidade de Coimbra e que se encontra a realizar um Doutoramento em
Psicologia, na área da insónia, na Universidade de Aveiro. É ainda colaborador
na Consulta do Sono da Universidade de Aveiro. A sua apresentação na
Universidade Sénior irá incidir sobre o tema "Sono e Envelhecimento".
Serão focados aspetos fundamentais acerca do sono, principais perturbações
associadas e estratégias para a promoção do mesmo, tendo por base a sua relação
com o envelhecimento. Após esta exposição, será promovido um espaço de
discussão onde os alunos poderão colocar as suas dúvidas.
A
segunda parte do evento, na segunda-feira (dia 18 de junho), contará com a
presença da Dr.ª Cristina Pereira, licenciada em Serviço
Social e Presidente da Associação Diferentes e Especiais (A.D.E.), que virá
acompanhada de mais um membro desta Associação. A Dr.ª Cristina Pereira
partilhará na Universidade Sénior a história da criação de um novo espaço para
ajuda a todos os que enfrentem perdas. O espaço do Luto, que mais do que um
Luto por perda física de alguém é também um espaço para aprender a lidar com
todo e qualquer tipo de perda, está agora a ser criado e vai ser brevemente
divulgado por toda a comunidado. A US vai ter o privilégio de usufruir desta
divulgação logo no início da mesma.
Com a
Dr.ª Cristina virá também uma outra membro da A.D.E., juntas refletirão sobre a
história que levou à criação da Associação a que pertencem, e que é composta
por pais e amigos de crianças com doenças não diagnosticadas ou crónicas. As
questões envolvidas no acompanhamento de crianças e jovens que são especiais e
os muitos desafios que se colocam a todos os que as acompanham estarão em
destaque na sua apresentação.
Para mais informações poderão consultar o site da
A.D.E. (http://www.diferenteseespeciais.org/),
assim como o Blog do Rodrigo Felizardo (http://blogs.ua.pt/rodrigofelizardo/).
Por
isso, tragam os vossos colegas e amigos, familiares ou quaisquer outros que
possam ter interesse sobre os temas em destaque neste evento.
Contamos com a presença de todos, para a 1.ª parte do evento, na
Segunda-Feira dia 11 de Junho, entre as15h e as 17h, na sede da
Universidade Sénior, assim como para a 2.ª parte do evento, na Segunda-Feira
dia 18 de Junho, entre as15h e as 17h, também na sede da
Universidade Sénior."
Prof. Vera Marques
Etiquetas:
Inglês
Subscrever:
Mensagens (Atom)





.jpg)
.jpg)
.jpg)











