quarta-feira, 27 de junho de 2012

Penultima aula foi na Bruxa..............




Dez alunos poderam assistir às mais belas imagens que não passam "nos You tube's"nem são páginas das revistas da especialidade, mas para quem estiver despido de perconceitos pré concebidos s/ o que é belo, tem de admitir que a Ria e a Costa Nova vista da Bruxa (Gafanha da Encarnação) é algo deslumbrante e que nunca se cansa de ver!!!!!!!!
Foram muitas as imagens recolhidas mas como o espaço é curto, aí vão duas que representam o espírito da turma e a beleza da paisagem.... e agora até  à aula de 5ª. feira e, é favor ninguém faltar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Alunos de Comunicação/Fotografia visitam o Núcleo de Macinhata do Vouga do Museu Ferroviário






O Verão de 2012, tinha começado há 8 horas e 9 minutos quando o grupo de 14 alunos da turma, 6 convidados e o prof., esperam na estação da CP em Aveiro pela automotora que os levará a Macinhata do Vouga. A espera teve alguma espectativa já que a greve dos maquinistas não garantia a viagem ida e volta, mas a aventura também tem o seu Q de gozo e eis alunos e prof.a caminho de Macinhata.

“Olha Esgueira também tem estação de comboio!!!!!!!!!” Santa ignorância! Mas só por isto já valeu a pena levantar cedo…..” E o entusiasmo de fotografar tudo e todos é tal que até houve quem deixasse ir os óculos de Sol para as margens do Vouga (?) e até houve quem visse um flamingo com os ditos óculos!!!!!!! Terá sido através do fotoshop?!

Com duas carruagens por conta da comitiva, lá chegou a Macinhata onde se visitou o Núcleo do Museu Nacional Ferroviário gentilmente guiados por uma técnica da CM de Águeda. Relógios, candeeiros, horários, bilheteiras, relatórios de viagens de comboio e duas máquinas a carvão e o velho Vouguinha, foram pretextos para muitos se lembrarem das suas infâncias nas viagens por este país fora…….

E como ainda era cedo para o almoço foi lançada a ideia de uma caminhada logo aceite por todos, mas como nem todos têm a mesma pedalada alguns foram por outros caminhos e à chegada enquanto uns chegavam pelo “seu pé” outros vinham à boleia em camioneta de carga!!!!!!!!!! “Só visto”!

E já com os dois leitões prontos, lá foram para casa de um familiar do aluno João Teixeira onde até às 15h, se saborearam, bolos de bacalhau, leitão, bôla de sardinha com padas de Vale de Ílhavo, cabidela de leitão, e doçaria conventual (salvo seja). Após fotografia junto da Estação lá regressaram os alunos com a satisfação de mais um viagem de estudo cheia de aventuras e podem crer mesmo contado ou visto em vídeo, não dá para acreditar!!!!!!!!!!!!!!!







II Exposição de Fotografia da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo







É com muito orgulho que aqui deixamos o registo de mais uma exposição de fotografia dos alunos de comunicação/fotografia desta Universidade Sénior, sob a orientação do seu Professor Carlos Duarte.

A sua inauguração deu-se no passado dia 12 na Biblioteca Municipal de Ílhavo, tendo contado com a presença do Vereador da CMI, Paulo Costa, do Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, da Junta de Freguesia de S.Salvador representada por António Manuel Silva, do Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo, Domingos Vilarinho, além dos alunos de comunicação/fotografia da Universidade Sénior e, claro, do Professor Carlos Duarte.

Esta exposição apresenta trabalhos que resultaram de diversas viagens pelo país dos alunos a Instituições e a locais de valor natural, rios Douro e Vouga, paisagens do norte de portugal ou do litoral. 

Patente até dia 30, segue posteriormente para o Café Farol, na Praia da Barra, Albergaria e Pateira de Fermentelos.

A não perder!!!

Parabéns a todos os intervenientes e ao grande inspirador dos alunos, seguidores incondicionais, Carlos Duarte!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Horta da U.S. ao jeito de balanço.........................








Tudo começou por uma pequena "provocação" aos responsáveis da US, lançando-lhes o desafio de deixarem os alunos cultivarem alguns produtos no terreno da Qtª. da Remelha!
E é lindo hoje vermos a diferentes horas do dia e a diferentes dias da semana, mais de uma dezena de alunos a cultivarem os seus "talhões", num total de cerca de 280m2, de produtos tão diversos, como couves, feijão verde, batatas, cebolas, tomates, pepinos, pimentos, alfaces, cenouras, alhos, vários tipos de flores, duas bananeiras, uma figueira, medronheiros e cabaças, entre muitos outros produtos horticolas.
Não podemos esquecer o trabalho desenvolvido pela responsável desta horta, Suzete Jorge, que lá vai indicando a melhor forma de colocar os produtos ou a melhor altura para os regar........assim como as placas identificadoras de autoria da aluna Elizabete Arvins!
O grupo da fotografia em anexo, são só alguns, pois já há quem esteja de "férias" ou tenha de ter ido tratar dos netos!!!!!!!!!!!
E agora que o ano letivo termina, o apelo é que não se deixe morrer a horta e se consiga entre todos manter os produtos em crescimento...................


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Convite a toda a comunidade académica da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo promovido pela turma de Inglês



Mais um ano letivo se aproxima do final, mais um ano com matérias estudadas, viagens realizadas, metas alcançadas e muitos convívios feitos. Começa a aproximar-se a altura de nos separarmos para mais umas férias, mas nesta reta final a Turma de Inglês vem convidar toda a Comunidade Académica a participar num evento, em duas etapas, que contará com a presença de convidados especiais.

Depois de um ano centrado sobre o tema “Travelling” e depois de estudar muitas das coisas fundamentais sobre o tema de viagens, a turma de inglês estudou o tema “Health” (saúde), sobretudo no que dizia respeito aos cuidados de saúde em viagem, mas também a saúde em geral. Foi dentro deste tema que surgiu a ideia de trazer à Universidade Sénior dois ilustres convidados, atualmente participantes em investigações a decorrer na Universidade de Aveiro.


O primeiro convidado, que virá à US na próxima segunda-feira (dia 11 de junho), será o Dr. Daniel Marques, formado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra e que se encontra a realizar um Doutoramento em Psicologia, na área da insónia, na Universidade de Aveiro. É ainda colaborador na Consulta do Sono da Universidade de Aveiro. A sua apresentação na Universidade Sénior irá incidir sobre o tema "Sono e Envelhecimento". Serão focados aspetos fundamentais acerca do sono, principais perturbações associadas e estratégias para a promoção do mesmo, tendo por base a sua relação com o envelhecimento. Após esta exposição, será promovido um espaço de discussão onde os alunos poderão colocar as suas dúvidas.


A segunda parte do evento, na segunda-feira (dia 18 de junho), contará com a presença da Dr.ª Cristina Pereira, licenciada em Serviço Social e Presidente da Associação Diferentes e Especiais (A.D.E.), que virá acompanhada de mais um membro desta Associação. A Dr.ª Cristina Pereira partilhará na Universidade Sénior a história da criação de um novo espaço para ajuda a todos os que enfrentem perdas. O espaço do Luto, que mais do que um Luto por perda física de alguém é também um espaço para aprender a lidar com todo e qualquer tipo de perda, está agora a ser criado e vai ser brevemente divulgado por toda a comunidado. A US vai ter o privilégio de usufruir desta divulgação logo no início da mesma.

Com a Dr.ª Cristina virá também uma outra membro da A.D.E., juntas refletirão sobre a história que levou à criação da Associação a que pertencem, e que é composta por pais e amigos de crianças com doenças não diagnosticadas ou crónicas. As questões envolvidas no acompanhamento de crianças e jovens que são especiais e os muitos desafios que se colocam a todos os que as acompanham estarão em destaque na sua apresentação.
Para mais informações poderão consultar o site da A.D.E. (http://www.diferenteseespeciais.org/), assim como o Blog do Rodrigo Felizardo (http://blogs.ua.pt/rodrigofelizardo/).


Por isso, tragam os vossos colegas e amigos, familiares ou quaisquer outros que possam ter interesse sobre os temas em destaque neste evento.

Contamos com a presença de todos, para a 1.ª parte do evento, na Segunda-Feira dia 11 de Junho, entre as15h e as 17h, na sede da Universidade Sénior, assim como para a 2.ª parte do evento, na Segunda-Feira dia 18 de Junho, entre as15h e as 17h, também na sede da Universidade Sénior."
Prof. Vera Marques

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Ainda a viagem a Lamego da Turma de Comunicação/Fotografia

Depois de devidamente “autorizado” pelo prof. Carlos Duarte que lecciona, com sabedoria e entusiasmo a disciplina de Comunicação/Fotografia, e a quem mais uma vez felicito pelo trabalho desenvolvido e dinâmica que imprime à turma e disciplina, venho então fazer uma ligeiríssima rectificação à observação contida no apontamento da deslocação a Lamego, quanto à antiguidade e produção de espumante natural das Caves da Raposeira.

As Caves da Raposeira foram fundadas em 1898.

Porém, as mais antigas são as Caves Monte Crasto – Anadia, fundadas em 1890.

As Caves Monte Crasto foram, em Portugal, as primeiras a produzir e comercializar o espumante natural, e que ganharam medalhas de ouro na Exposição Universal-Paris em 1900, e ainda na Exposição Universal S. Luiz em 1904, Palácio de Cristal – Porto em 1904, Nacional Rio de Janeiro – Brasil em 1908, etc..

Desde então e até há poucos anos atrás, as Caves Monte Crasto produziram e comercializaram um espumante com rótulo “PARIS 1900.”

Todavia, haverá indicações  de que os primeiros ensaios sobre a produção de espumante natural terão sido feitos na hoje (desde 1931 !) denominada Estação Vitivinícola da Beira Litoral – Anadia, cuja criação foi publicada no Diário do Governo nº 265, de 24 de Novembro de 1887, como sendo Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada.

Obrigado e um abraço,

Adelino Coelho

Alunos de Comunicação/Fotografia visitam Lamego









A turma de comunicação/fotografia foi de visita à cidade de Lamego onde além de visitar a zona histórica da cidade, com destaque para a Sé (estilo Barroco), esteve no Museu de Lamego instalado no antigo Paço Episcopal mandado reconstruir no séc. XVIII, pelo então Bispo de Lamego, D. Manuel de Vasconcelos Pereira.
Nas 33 salas abertas ao público, apreciaram exposições permanentes de pintura, tapeçaria, de grandes dimensões e paramentaria dos sec. XVI e XVIII, escultura, ourivesaria, cerâmica e azulejaria, além de arqueologia romana e medieval, capelas, viaturas e mobiliário.
O Santuário da Nª. Srª. dos Remédios com as suas enormes escadarias e a mata deslumbrante foram locais onde os alunos recolheram belas imagens…para mais tarde recordar e, quem sabe – expor!
As Caves da Raposeira também foram local de visita onde verificaram” in loco” como esta famosa empresa de espumante (a 1ª a ser criada em Portugal) trata os néctares dos deuses e para o provar, no final da visita a guia (Carla) presenteou toda a comitiva com espumante doce e bruto acompanhado das célebres Bôlas de Lamego.
E como não podia deixar de acontecer, estiveram no restaurante O Lampião a saborear tripas à moda da casa, para as quais não existem palavras no dicionário!!!!!!!!!! Aos proprietários foi entregue uma placa comemorativa da presença da U.S.
Como registo final a organização desta visita a Lamego, foi do aluno, Sarabando.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Centro Português de Fotografia a “paixão”…






Pelo 3º ano consecutivo a turma de comunicação e fotografia deslocou-se ao Porto onde visitou o Centro Português de Fotografia. Foram quatro as exposições fotográficas visitadas: “ E ainda vejo os seus rostos”, fotografias de judeus polacos. Esta exposição é considerada como um choro de saudade por aquele mundo que hoje regressa apenas sob a forma de fotografias antigas. Deve-se essencialmente à Fundação Shalom que conseguiu reunir mais de 9 mil imagens de judeus polacos. Exposição impressionante que já esteve presente nos principais museus e galerias do mundo, como Frankfurt, Munique, Paris, Bruxelas, Los Angeles, Boston, Nova Iorque, Toronto, México, Buenos Aires, Madrid, Jerusalém, Cracóvia e agora o Porto.
“ Cultura Magra”, é uma exposição de Paulo Alegria, que retrata o modo de viver de uma comunidade Alentejana (Mora) que pretende perceber de que forma as necessidades contemporâneas e as novas gerações lidam com o que lhes foi legado pela sua terra e pela sua cultura.
“Mulheres de Camilo” outra forma de relação fotografia/vida familiar. É a vida de Camilo Castelo Branco contada pelas nove mulheres que mais marcaram a personalidade do escritor que esteve preso onde hoje funciona o CPF!
“Atrás da Farsa” de Susana Neves, são imagens fotografadas no Festival Internacional do Teatro, vistas por “dentro” do FITEI e, como dizia Lorca, mostra os “ossos” e o “sangue” do teatro.
E a visita terminou com a coleção impressionante de máquinas fotográficas desde o inicio da fotografia até ao séc.XX, seguindo-se a descida, a pé, até à Ribeira onde saboreamos as Tripas à moda do Porto com vista para a ponte de D. Luís e para o sempre bonito rio Douro.            
Fotos: dos alunos



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alunas Elizabete Arvins e Rosinda Capote deslumbram no Showcooking











Com a presença de muitos alunos e de uma delegação da Confraria Gastronómica do Bacalhau com o Grão Meastre João Madalena e o poeta Confrade José Cachim realizou-se mais uma edição de "cozinha".
Elizabete Arvins apresentou e confecionou o "bolo fim de curso" enquanto a Rosinda Capote cozinhou a tarte de bacalhau. Como novidade, o prof. de Comunicação/Fotografia "apresentou" uma travessa com bacalhau desfiado que em breves minutos desapareceu..........
A Diretora, Cândida Silva, também esteve presente agradecendo a todos a colaboração assim como à Confraria, estando já marcada a próxima edição que será uma sardinhada no terreno anexo à U.S. 

Que bela comedoria
Confecionar hoje vão
Alunas de fotografia
Sem as máquinas na mão
 
Devem ser ricos pitéus
Será que os vão comer?
É de bradar aos céus
Cozinhar só para ver !!
Não falo do cozinheiro
Artista a fotografar
Oh Confrade companheiro
Pró que te havia de dar!

Na Elizabete e Rosinda
Ainda posso acreditar
Vai sair coisa linda
Que se pode saborear
 
Mas pró Confrade coitado
A cozinha é vida dura
Come todo o preparado
Nem chega a levantar fervura
Só pedia uma coisinha
Às gentes da Fundação
Carlos fora da cozinha
Era uma satisfação!  
 A crise anda a atacar
Mas aqui na Fundação
Com esta malta a trabalhar
Ela aqui não chega não!      (Confrade Cachim)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aliança Underground Museum visitado pelos alunos de Comunicação /Fotografia





Com a presença dos alunos de comunicação/fotografia e convidados dos alunos, desta vez a visita foi às Caves Aliança em Sangalhos e em especial à exposição “the Berardo Collection”.
Minerais provenientes do Brasil, azulejos desde o séc. XVIII até à atualidade, escultura do Zimbabué, coleções de fósseis com mais de 20 milhões de anos, coleção arqueológica de figuras em terracota com cerca de 1500 anos, arte etnográfica africana e a cerâmica das Caldas foram coleções de José Berardo vistas com grande interesse por todos, sempre acompanhados por uma guia com grande conhecimento e simpatia tendo no final  oferecido a todos uma taça de espumante rosé Aliança.
E como já é hábito há três anos, seguiu-se a “visita” ao Queirós a saborear o leitão da Bairrada ao som dos versos ditos pelo Sarabando e do bom acolhimento de sempre, do pessoal do restaurante. E a tarde terminou na Pateira de Fermentelos a visitar uma exposição de fotografia e a preparar uma visita de “trabalho fotográfico” na região a convite da aluna Luísa.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Turma de comunicação/fotografia e convidados seniores visitam a World Press Photo e o Museu de Marinha em Lisboa




No passado dia 8 os alunos de comunicação/fotografia (14) acompanhados por 26 amigos e alunos da U.S. foram a Lisboa, onde visitaram a maior exposição de fotojornalismo do mundo com as principais fotografias premiadas.

Nesta exposição podem-se ver fotografias de grande dramatismo social como o tsunami no Japão, a caça a espécies em vias de extinção na África do Sul e na China, a morte de Kadhafi, a guerra no Afeganistão, as revoltas nos países Árabes, a violência em países como a Bolívia, China, Congo, Senegal . Exposição a ver e a rever, nem que seja para acordar consciências….

No Museu de Marinha e com a presença do Comandante Rodrigues Pereira, antigo Cap. do Porto de Aveiro e antigo Diretor do Museu de Marinha, fomos guiados pela n/ história desde as descobertas marítimas até aos n/ dias.

E nesta viagem ainda tivemos tempo para ir aos “pasteis de Belém” e para quem quis olhar para a residência do n/ PR afim de ver se “estava tudo bem”!!!!!!!!!!

Seguem algumas das muitas centenas de imagens feitas pelos alunos. As restantes serão em breve visionadas nas próximas aulas!