quinta-feira, 7 de junho de 2012

Alunos de Comunicação/Fotografia visitam Lamego









A turma de comunicação/fotografia foi de visita à cidade de Lamego onde além de visitar a zona histórica da cidade, com destaque para a Sé (estilo Barroco), esteve no Museu de Lamego instalado no antigo Paço Episcopal mandado reconstruir no séc. XVIII, pelo então Bispo de Lamego, D. Manuel de Vasconcelos Pereira.
Nas 33 salas abertas ao público, apreciaram exposições permanentes de pintura, tapeçaria, de grandes dimensões e paramentaria dos sec. XVI e XVIII, escultura, ourivesaria, cerâmica e azulejaria, além de arqueologia romana e medieval, capelas, viaturas e mobiliário.
O Santuário da Nª. Srª. dos Remédios com as suas enormes escadarias e a mata deslumbrante foram locais onde os alunos recolheram belas imagens…para mais tarde recordar e, quem sabe – expor!
As Caves da Raposeira também foram local de visita onde verificaram” in loco” como esta famosa empresa de espumante (a 1ª a ser criada em Portugal) trata os néctares dos deuses e para o provar, no final da visita a guia (Carla) presenteou toda a comitiva com espumante doce e bruto acompanhado das célebres Bôlas de Lamego.
E como não podia deixar de acontecer, estiveram no restaurante O Lampião a saborear tripas à moda da casa, para as quais não existem palavras no dicionário!!!!!!!!!! Aos proprietários foi entregue uma placa comemorativa da presença da U.S.
Como registo final a organização desta visita a Lamego, foi do aluno, Sarabando.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Centro Português de Fotografia a “paixão”…






Pelo 3º ano consecutivo a turma de comunicação e fotografia deslocou-se ao Porto onde visitou o Centro Português de Fotografia. Foram quatro as exposições fotográficas visitadas: “ E ainda vejo os seus rostos”, fotografias de judeus polacos. Esta exposição é considerada como um choro de saudade por aquele mundo que hoje regressa apenas sob a forma de fotografias antigas. Deve-se essencialmente à Fundação Shalom que conseguiu reunir mais de 9 mil imagens de judeus polacos. Exposição impressionante que já esteve presente nos principais museus e galerias do mundo, como Frankfurt, Munique, Paris, Bruxelas, Los Angeles, Boston, Nova Iorque, Toronto, México, Buenos Aires, Madrid, Jerusalém, Cracóvia e agora o Porto.
“ Cultura Magra”, é uma exposição de Paulo Alegria, que retrata o modo de viver de uma comunidade Alentejana (Mora) que pretende perceber de que forma as necessidades contemporâneas e as novas gerações lidam com o que lhes foi legado pela sua terra e pela sua cultura.
“Mulheres de Camilo” outra forma de relação fotografia/vida familiar. É a vida de Camilo Castelo Branco contada pelas nove mulheres que mais marcaram a personalidade do escritor que esteve preso onde hoje funciona o CPF!
“Atrás da Farsa” de Susana Neves, são imagens fotografadas no Festival Internacional do Teatro, vistas por “dentro” do FITEI e, como dizia Lorca, mostra os “ossos” e o “sangue” do teatro.
E a visita terminou com a coleção impressionante de máquinas fotográficas desde o inicio da fotografia até ao séc.XX, seguindo-se a descida, a pé, até à Ribeira onde saboreamos as Tripas à moda do Porto com vista para a ponte de D. Luís e para o sempre bonito rio Douro.            
Fotos: dos alunos



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alunas Elizabete Arvins e Rosinda Capote deslumbram no Showcooking











Com a presença de muitos alunos e de uma delegação da Confraria Gastronómica do Bacalhau com o Grão Meastre João Madalena e o poeta Confrade José Cachim realizou-se mais uma edição de "cozinha".
Elizabete Arvins apresentou e confecionou o "bolo fim de curso" enquanto a Rosinda Capote cozinhou a tarte de bacalhau. Como novidade, o prof. de Comunicação/Fotografia "apresentou" uma travessa com bacalhau desfiado que em breves minutos desapareceu..........
A Diretora, Cândida Silva, também esteve presente agradecendo a todos a colaboração assim como à Confraria, estando já marcada a próxima edição que será uma sardinhada no terreno anexo à U.S. 

Que bela comedoria
Confecionar hoje vão
Alunas de fotografia
Sem as máquinas na mão
 
Devem ser ricos pitéus
Será que os vão comer?
É de bradar aos céus
Cozinhar só para ver !!
Não falo do cozinheiro
Artista a fotografar
Oh Confrade companheiro
Pró que te havia de dar!

Na Elizabete e Rosinda
Ainda posso acreditar
Vai sair coisa linda
Que se pode saborear
 
Mas pró Confrade coitado
A cozinha é vida dura
Come todo o preparado
Nem chega a levantar fervura
Só pedia uma coisinha
Às gentes da Fundação
Carlos fora da cozinha
Era uma satisfação!  
 A crise anda a atacar
Mas aqui na Fundação
Com esta malta a trabalhar
Ela aqui não chega não!      (Confrade Cachim)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aliança Underground Museum visitado pelos alunos de Comunicação /Fotografia





Com a presença dos alunos de comunicação/fotografia e convidados dos alunos, desta vez a visita foi às Caves Aliança em Sangalhos e em especial à exposição “the Berardo Collection”.
Minerais provenientes do Brasil, azulejos desde o séc. XVIII até à atualidade, escultura do Zimbabué, coleções de fósseis com mais de 20 milhões de anos, coleção arqueológica de figuras em terracota com cerca de 1500 anos, arte etnográfica africana e a cerâmica das Caldas foram coleções de José Berardo vistas com grande interesse por todos, sempre acompanhados por uma guia com grande conhecimento e simpatia tendo no final  oferecido a todos uma taça de espumante rosé Aliança.
E como já é hábito há três anos, seguiu-se a “visita” ao Queirós a saborear o leitão da Bairrada ao som dos versos ditos pelo Sarabando e do bom acolhimento de sempre, do pessoal do restaurante. E a tarde terminou na Pateira de Fermentelos a visitar uma exposição de fotografia e a preparar uma visita de “trabalho fotográfico” na região a convite da aluna Luísa.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Turma de comunicação/fotografia e convidados seniores visitam a World Press Photo e o Museu de Marinha em Lisboa




No passado dia 8 os alunos de comunicação/fotografia (14) acompanhados por 26 amigos e alunos da U.S. foram a Lisboa, onde visitaram a maior exposição de fotojornalismo do mundo com as principais fotografias premiadas.

Nesta exposição podem-se ver fotografias de grande dramatismo social como o tsunami no Japão, a caça a espécies em vias de extinção na África do Sul e na China, a morte de Kadhafi, a guerra no Afeganistão, as revoltas nos países Árabes, a violência em países como a Bolívia, China, Congo, Senegal . Exposição a ver e a rever, nem que seja para acordar consciências….

No Museu de Marinha e com a presença do Comandante Rodrigues Pereira, antigo Cap. do Porto de Aveiro e antigo Diretor do Museu de Marinha, fomos guiados pela n/ história desde as descobertas marítimas até aos n/ dias.

E nesta viagem ainda tivemos tempo para ir aos “pasteis de Belém” e para quem quis olhar para a residência do n/ PR afim de ver se “estava tudo bem”!!!!!!!!!!

Seguem algumas das muitas centenas de imagens feitas pelos alunos. As restantes serão em breve visionadas nas próximas aulas!










sexta-feira, 4 de maio de 2012

Parabéns na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo!!!









Em 2 de Maio foi dia de cantar Parabéns na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo!
Juntámos os nossos aniversariantes do mês de Março e Abril e fizemos uma linda festa cheia de convívio, animação e deliciosas iguarias caseiras que só os alunos desta Universidade sabem fazer!!!

Os Professores Carlos Duarte e Alice Silva fizeram parte deste animado grupo de aniversariantes, tendo feito questão de estarem presentes e aproveitarem mais este momento para conviverem e se divertirem com os seus alunos!!!
Aqui fica o registo fotográfico do grupo de aniversariantes e também o desejo do próximo convívio!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Universidade Sénior no Dia Mundial da Dança em Ílhavo






O Centro Cultural de Ílhavo, pelo quarto ano consecutivo, comemorou no passado dia 29 de Abril o Dia Mundial da Dança, com a participação de dez entidades. Estiveram presentes no CCI mais de uma centena de bailarinos que interpretaram danças desde a rumba, o hip-hop, passo de bolero, o chá-chá, etc,etc., além do folclore português.

Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, Movimento Maior, Grupo Folclórico O Arrais, Grupo de Danças e Cantares da Gafanha do Carmo, Grupo de Dança as Pestinhas, Golden Healthclub & Spa, EB 2/3 José Ferreira Pinto Basto, EB 2/3 da Gafanha da Encarnação, Danças do Mundo de Tânia Moreira e Coletividade Popular da Coutada/Ílhavo, alegraram o largo e a entrada do CCI, perante vasta assistência.

(Fotos de Alice Santos)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Alunos de Comunicação/Fotografia visitam a outra margem da Ria




No passado dia 26 os alunos de fotografia rumaram a Ovar para visitarem o Museu da cidade onde está uma exposição de fotografia de Rui Bela que retrata a Ria vista pelo fotografo. Como tudo em arte é discutivel, também nesta mostra muitos dos trabalhos expostos foram alvo de comentários diversos, pena foi que Rui Bela não estivesse presente, pois seria mais interessante a visita como têm sido outras em que os alunos dialogam com os autores dos trabalhos expostos.
A história da cidade de Ovar, os trajes, os costumes e os azulejos foram temas vistos neste museu.
Além da Igreja Matriz e de alguns edificios emblemáticos seguiu-se a viagem a S.Jacinto onde no restaurante A PEIXARIA foi servida caldeirada de peixe que, segundo os 16 alunos, estava "soberba" e o dia terminou com passeio pedestre junto à Ria onde se realizaram alguns trabalhos práticos de fotografia e para agrado dos mais "puristas" em fotografia até imagens a p/b se fizeram!






sexta-feira, 20 de abril de 2012

V Show Cooking na Universidade Sénior




No passado dia 18 de Abril, realizou-se mais um belíssimo Show Cooking na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo.
Desta vez a convidada foi a D. Lília, a cozinheira da nossa casa, para nos deliciar com um prato de Bacalhau com Natas e Folares da Páscoa. 
Apesar da ausência, justificada, dos nossos já habituais Confrades a bênção não ficou por dar e correu tudo as mil maravilhas!
Depois de algumas ajudas dos nossos alunos o prato ficou pronto a servir e a degustar por todos. Escusado será dizer que a D. Lília tirou a nota máxima. 
Ficou no ar a promessa de novas surpresas para os próximos encontros gastronómicos. Não percam as novidades. 
Foi, sem dúvida, mais um excelente momento na Universidade Sénior!