segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alunas Elizabete Arvins e Rosinda Capote deslumbram no Showcooking











Com a presença de muitos alunos e de uma delegação da Confraria Gastronómica do Bacalhau com o Grão Meastre João Madalena e o poeta Confrade José Cachim realizou-se mais uma edição de "cozinha".
Elizabete Arvins apresentou e confecionou o "bolo fim de curso" enquanto a Rosinda Capote cozinhou a tarte de bacalhau. Como novidade, o prof. de Comunicação/Fotografia "apresentou" uma travessa com bacalhau desfiado que em breves minutos desapareceu..........
A Diretora, Cândida Silva, também esteve presente agradecendo a todos a colaboração assim como à Confraria, estando já marcada a próxima edição que será uma sardinhada no terreno anexo à U.S. 

Que bela comedoria
Confecionar hoje vão
Alunas de fotografia
Sem as máquinas na mão
 
Devem ser ricos pitéus
Será que os vão comer?
É de bradar aos céus
Cozinhar só para ver !!
Não falo do cozinheiro
Artista a fotografar
Oh Confrade companheiro
Pró que te havia de dar!

Na Elizabete e Rosinda
Ainda posso acreditar
Vai sair coisa linda
Que se pode saborear
 
Mas pró Confrade coitado
A cozinha é vida dura
Come todo o preparado
Nem chega a levantar fervura
Só pedia uma coisinha
Às gentes da Fundação
Carlos fora da cozinha
Era uma satisfação!  
 A crise anda a atacar
Mas aqui na Fundação
Com esta malta a trabalhar
Ela aqui não chega não!      (Confrade Cachim)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Aliança Underground Museum visitado pelos alunos de Comunicação /Fotografia





Com a presença dos alunos de comunicação/fotografia e convidados dos alunos, desta vez a visita foi às Caves Aliança em Sangalhos e em especial à exposição “the Berardo Collection”.
Minerais provenientes do Brasil, azulejos desde o séc. XVIII até à atualidade, escultura do Zimbabué, coleções de fósseis com mais de 20 milhões de anos, coleção arqueológica de figuras em terracota com cerca de 1500 anos, arte etnográfica africana e a cerâmica das Caldas foram coleções de José Berardo vistas com grande interesse por todos, sempre acompanhados por uma guia com grande conhecimento e simpatia tendo no final  oferecido a todos uma taça de espumante rosé Aliança.
E como já é hábito há três anos, seguiu-se a “visita” ao Queirós a saborear o leitão da Bairrada ao som dos versos ditos pelo Sarabando e do bom acolhimento de sempre, do pessoal do restaurante. E a tarde terminou na Pateira de Fermentelos a visitar uma exposição de fotografia e a preparar uma visita de “trabalho fotográfico” na região a convite da aluna Luísa.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Turma de comunicação/fotografia e convidados seniores visitam a World Press Photo e o Museu de Marinha em Lisboa




No passado dia 8 os alunos de comunicação/fotografia (14) acompanhados por 26 amigos e alunos da U.S. foram a Lisboa, onde visitaram a maior exposição de fotojornalismo do mundo com as principais fotografias premiadas.

Nesta exposição podem-se ver fotografias de grande dramatismo social como o tsunami no Japão, a caça a espécies em vias de extinção na África do Sul e na China, a morte de Kadhafi, a guerra no Afeganistão, as revoltas nos países Árabes, a violência em países como a Bolívia, China, Congo, Senegal . Exposição a ver e a rever, nem que seja para acordar consciências….

No Museu de Marinha e com a presença do Comandante Rodrigues Pereira, antigo Cap. do Porto de Aveiro e antigo Diretor do Museu de Marinha, fomos guiados pela n/ história desde as descobertas marítimas até aos n/ dias.

E nesta viagem ainda tivemos tempo para ir aos “pasteis de Belém” e para quem quis olhar para a residência do n/ PR afim de ver se “estava tudo bem”!!!!!!!!!!

Seguem algumas das muitas centenas de imagens feitas pelos alunos. As restantes serão em breve visionadas nas próximas aulas!










sexta-feira, 4 de maio de 2012

Parabéns na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo!!!









Em 2 de Maio foi dia de cantar Parabéns na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo!
Juntámos os nossos aniversariantes do mês de Março e Abril e fizemos uma linda festa cheia de convívio, animação e deliciosas iguarias caseiras que só os alunos desta Universidade sabem fazer!!!

Os Professores Carlos Duarte e Alice Silva fizeram parte deste animado grupo de aniversariantes, tendo feito questão de estarem presentes e aproveitarem mais este momento para conviverem e se divertirem com os seus alunos!!!
Aqui fica o registo fotográfico do grupo de aniversariantes e também o desejo do próximo convívio!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Universidade Sénior no Dia Mundial da Dança em Ílhavo






O Centro Cultural de Ílhavo, pelo quarto ano consecutivo, comemorou no passado dia 29 de Abril o Dia Mundial da Dança, com a participação de dez entidades. Estiveram presentes no CCI mais de uma centena de bailarinos que interpretaram danças desde a rumba, o hip-hop, passo de bolero, o chá-chá, etc,etc., além do folclore português.

Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, Movimento Maior, Grupo Folclórico O Arrais, Grupo de Danças e Cantares da Gafanha do Carmo, Grupo de Dança as Pestinhas, Golden Healthclub & Spa, EB 2/3 José Ferreira Pinto Basto, EB 2/3 da Gafanha da Encarnação, Danças do Mundo de Tânia Moreira e Coletividade Popular da Coutada/Ílhavo, alegraram o largo e a entrada do CCI, perante vasta assistência.

(Fotos de Alice Santos)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Alunos de Comunicação/Fotografia visitam a outra margem da Ria




No passado dia 26 os alunos de fotografia rumaram a Ovar para visitarem o Museu da cidade onde está uma exposição de fotografia de Rui Bela que retrata a Ria vista pelo fotografo. Como tudo em arte é discutivel, também nesta mostra muitos dos trabalhos expostos foram alvo de comentários diversos, pena foi que Rui Bela não estivesse presente, pois seria mais interessante a visita como têm sido outras em que os alunos dialogam com os autores dos trabalhos expostos.
A história da cidade de Ovar, os trajes, os costumes e os azulejos foram temas vistos neste museu.
Além da Igreja Matriz e de alguns edificios emblemáticos seguiu-se a viagem a S.Jacinto onde no restaurante A PEIXARIA foi servida caldeirada de peixe que, segundo os 16 alunos, estava "soberba" e o dia terminou com passeio pedestre junto à Ria onde se realizaram alguns trabalhos práticos de fotografia e para agrado dos mais "puristas" em fotografia até imagens a p/b se fizeram!






sexta-feira, 20 de abril de 2012

V Show Cooking na Universidade Sénior




No passado dia 18 de Abril, realizou-se mais um belíssimo Show Cooking na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo.
Desta vez a convidada foi a D. Lília, a cozinheira da nossa casa, para nos deliciar com um prato de Bacalhau com Natas e Folares da Páscoa. 
Apesar da ausência, justificada, dos nossos já habituais Confrades a bênção não ficou por dar e correu tudo as mil maravilhas!
Depois de algumas ajudas dos nossos alunos o prato ficou pronto a servir e a degustar por todos. Escusado será dizer que a D. Lília tirou a nota máxima. 
Ficou no ar a promessa de novas surpresas para os próximos encontros gastronómicos. Não percam as novidades. 
Foi, sem dúvida, mais um excelente momento na Universidade Sénior!





sexta-feira, 13 de abril de 2012

Alunos de Comunicação/Fotografia vistam a EPADRV






“….aquela escola mostra como todos são importantes para a construção do futuro de cidadãos ativos numa sociedade que deve valorizar os jovens” (n/ colega no final da visita)
No passado dia 12 os alunos da US da turma de comunicação visitaram as instalações da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos.
Recebidos pelo Dr. João da Madalena tivemos o 1º contato no auditório onde nos foi descrita a história da escola com a sua criação em 1989 e instalada em Vagos com a denominação de Escola Profissional de Agricultura de Vagos. Em 2000 muda de instalações para a Gafanha da Boa Hora onde ocupa fisicamente uma área de 10hectares. Neste momento com 400 alunos, possui os cursos de produção agrária, energias renováveis, restauração, turismo ambiental e rural e de gestão.
Seguiu-se a visita às instalações nomeadamente ao polo bovino, hortofloricultura, apiário,  parque pedagógico e ao polo de formação equestre qualificado de 4 estrelas pela Federação Equestre Portuguesa e Instituto do Desporto de Portugal.
A visita terminou no restaurante pedagógico onde os alunos das diversas valências da restauração demonstraram os seus conhecimentos desde a cozinha ao serviço à mesa, sendo a nota dos 19 seniores - positiva. E para os que não foram e para que fiquem com água na boca a ementa foi:
Aveludado de legumes
Robalo ao sal c/ brick de 3 cogumelos
Bife de pimenta c/ puré de batata williams
Crepe flamejado c/ frutas

E como registo, os Chefes foram – Orlando Castro; António Lagoa; Tony Martins e Ana Rita com as turmas do 12º ano do Curso Técnico de Restauração
No final foram entregues placas em porcelana da turma ao Vice Diretor Miguel Tomás ao professor de restauração Roberto Conde e a João da Madalena a quem agradecemos o convite desta visita.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Foi linda a festa pá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





Como alguém dizia, “somos poucos mas bons”!
Com a presença de todos os alunos da turma de Comunicação/Fotografia, convidados, alguns alunos e professores da US e do Presidente da Fundação Prior Sardo, Engº. Hugo Coelho, foi inaugurada a II Exposição de Fotografia no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.
Em breves palavras Hugo Coelho agradeceu o trabalho desenvolvido por alunos e professor na realização da exposição e na dinâmica que a turma tem tido ao longo do ano realçando a qualidade das imagens, prova que o trabalho tem sido produtivo.
Carlos Duarte, agradeceu o esforço de todos, alunos e ex alunos, dois destes também com trabalhos presentes feitos no corrente ano letivo, lembrando que todas as despesas foram da responsabilidade de todos incluindo aqueles que por várias razões não apresentaram fotografias para a exposição.
Elizabete Arvins e José Sarabando, em nome dos alunos, agradeceram o apoio dado pelo professor assim como à Câmara Municipal pela cedência do CCGN.
Seguiu-se a visita “guiada” à exposição terminando a festa com o corte do bolo de autoria da aluna Elizabete Arvins que, como não podia deixar de ser, representava uma máquina fotográfica.
Entre os fotógrafos presentes foi escolhida, por voto secreto, a melhor foto cuja vencedora foi a aluna Oliveira Amorosa com o “reflexo”.
Horário da Exposição: Terças a Sábado das 15 às 20h até dia 11 de Maio