segunda-feira, 30 de abril de 2012

Universidade Sénior no Dia Mundial da Dança em Ílhavo






O Centro Cultural de Ílhavo, pelo quarto ano consecutivo, comemorou no passado dia 29 de Abril o Dia Mundial da Dança, com a participação de dez entidades. Estiveram presentes no CCI mais de uma centena de bailarinos que interpretaram danças desde a rumba, o hip-hop, passo de bolero, o chá-chá, etc,etc., além do folclore português.

Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, Movimento Maior, Grupo Folclórico O Arrais, Grupo de Danças e Cantares da Gafanha do Carmo, Grupo de Dança as Pestinhas, Golden Healthclub & Spa, EB 2/3 José Ferreira Pinto Basto, EB 2/3 da Gafanha da Encarnação, Danças do Mundo de Tânia Moreira e Coletividade Popular da Coutada/Ílhavo, alegraram o largo e a entrada do CCI, perante vasta assistência.

(Fotos de Alice Santos)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Alunos de Comunicação/Fotografia visitam a outra margem da Ria




No passado dia 26 os alunos de fotografia rumaram a Ovar para visitarem o Museu da cidade onde está uma exposição de fotografia de Rui Bela que retrata a Ria vista pelo fotografo. Como tudo em arte é discutivel, também nesta mostra muitos dos trabalhos expostos foram alvo de comentários diversos, pena foi que Rui Bela não estivesse presente, pois seria mais interessante a visita como têm sido outras em que os alunos dialogam com os autores dos trabalhos expostos.
A história da cidade de Ovar, os trajes, os costumes e os azulejos foram temas vistos neste museu.
Além da Igreja Matriz e de alguns edificios emblemáticos seguiu-se a viagem a S.Jacinto onde no restaurante A PEIXARIA foi servida caldeirada de peixe que, segundo os 16 alunos, estava "soberba" e o dia terminou com passeio pedestre junto à Ria onde se realizaram alguns trabalhos práticos de fotografia e para agrado dos mais "puristas" em fotografia até imagens a p/b se fizeram!






sexta-feira, 20 de abril de 2012

V Show Cooking na Universidade Sénior




No passado dia 18 de Abril, realizou-se mais um belíssimo Show Cooking na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo.
Desta vez a convidada foi a D. Lília, a cozinheira da nossa casa, para nos deliciar com um prato de Bacalhau com Natas e Folares da Páscoa. 
Apesar da ausência, justificada, dos nossos já habituais Confrades a bênção não ficou por dar e correu tudo as mil maravilhas!
Depois de algumas ajudas dos nossos alunos o prato ficou pronto a servir e a degustar por todos. Escusado será dizer que a D. Lília tirou a nota máxima. 
Ficou no ar a promessa de novas surpresas para os próximos encontros gastronómicos. Não percam as novidades. 
Foi, sem dúvida, mais um excelente momento na Universidade Sénior!





sexta-feira, 13 de abril de 2012

Alunos de Comunicação/Fotografia vistam a EPADRV






“….aquela escola mostra como todos são importantes para a construção do futuro de cidadãos ativos numa sociedade que deve valorizar os jovens” (n/ colega no final da visita)
No passado dia 12 os alunos da US da turma de comunicação visitaram as instalações da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos.
Recebidos pelo Dr. João da Madalena tivemos o 1º contato no auditório onde nos foi descrita a história da escola com a sua criação em 1989 e instalada em Vagos com a denominação de Escola Profissional de Agricultura de Vagos. Em 2000 muda de instalações para a Gafanha da Boa Hora onde ocupa fisicamente uma área de 10hectares. Neste momento com 400 alunos, possui os cursos de produção agrária, energias renováveis, restauração, turismo ambiental e rural e de gestão.
Seguiu-se a visita às instalações nomeadamente ao polo bovino, hortofloricultura, apiário,  parque pedagógico e ao polo de formação equestre qualificado de 4 estrelas pela Federação Equestre Portuguesa e Instituto do Desporto de Portugal.
A visita terminou no restaurante pedagógico onde os alunos das diversas valências da restauração demonstraram os seus conhecimentos desde a cozinha ao serviço à mesa, sendo a nota dos 19 seniores - positiva. E para os que não foram e para que fiquem com água na boca a ementa foi:
Aveludado de legumes
Robalo ao sal c/ brick de 3 cogumelos
Bife de pimenta c/ puré de batata williams
Crepe flamejado c/ frutas

E como registo, os Chefes foram – Orlando Castro; António Lagoa; Tony Martins e Ana Rita com as turmas do 12º ano do Curso Técnico de Restauração
No final foram entregues placas em porcelana da turma ao Vice Diretor Miguel Tomás ao professor de restauração Roberto Conde e a João da Madalena a quem agradecemos o convite desta visita.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Foi linda a festa pá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





Como alguém dizia, “somos poucos mas bons”!
Com a presença de todos os alunos da turma de Comunicação/Fotografia, convidados, alguns alunos e professores da US e do Presidente da Fundação Prior Sardo, Engº. Hugo Coelho, foi inaugurada a II Exposição de Fotografia no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.
Em breves palavras Hugo Coelho agradeceu o trabalho desenvolvido por alunos e professor na realização da exposição e na dinâmica que a turma tem tido ao longo do ano realçando a qualidade das imagens, prova que o trabalho tem sido produtivo.
Carlos Duarte, agradeceu o esforço de todos, alunos e ex alunos, dois destes também com trabalhos presentes feitos no corrente ano letivo, lembrando que todas as despesas foram da responsabilidade de todos incluindo aqueles que por várias razões não apresentaram fotografias para a exposição.
Elizabete Arvins e José Sarabando, em nome dos alunos, agradeceram o apoio dado pelo professor assim como à Câmara Municipal pela cedência do CCGN.
Seguiu-se a visita “guiada” à exposição terminando a festa com o corte do bolo de autoria da aluna Elizabete Arvins que, como não podia deixar de ser, representava uma máquina fotográfica.
Entre os fotógrafos presentes foi escolhida, por voto secreto, a melhor foto cuja vencedora foi a aluna Oliveira Amorosa com o “reflexo”.
Horário da Exposição: Terças a Sábado das 15 às 20h até dia 11 de Maio









segunda-feira, 2 de abril de 2012

Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré ajuda na Quintinha da Remelha


 Parceira na longa caminhada da Fundação Prior Sardo, a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré desde sempre contribuiu para que a missão da instituição fosse alcançada.


A Quintinha da Remelha, que tem sido amplamente utilizada pelos alunos da Universidade Sénior, necessitava de alargamento, pois já havia dificuldade de espaço para que a atividade fosse devidamente continuada. Nesse sentido, prontamente surgiu a ajuda, devastando e limpando o terreno, tornando assim possível duplicar a área disponível para cultivo.

Muito agradecemos à Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré por este e por todo o apoio que tem dado.

sexta-feira, 30 de março de 2012

II Exposição de Fotografia dos Alunos de Comunicação/Fotografia



É já no próximo dia 10 às 16h a inauguração, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, da segunda mostra fotográfica da maioria dos alunos da turma.
 
 
São 29 imagens que retratam, cidades, paisagens curiosas, monumentos e toda uma série de temas que ao longo de cerca de sete meses foram alvo dos olhares atentos de 11 alunos. Dificil e demorada foi a escolha de muitas centenas de fotografias que ficam por mostrar mas que ao longo das aulas foram motivo de discussão atenta e já com critérios de quem conseguiu ser "fotografo(a)"!
 
 
Só pelo empenhamento de todos, mesmo dos que não apresentam trabalhos, foi possivel esta exposição, pois só a eles se deve a mesma.
 
 
E,é com muita alegria e felicidade que afirmo, que se mais não houvesse e houve, valeu a pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
 
Convidam-se TODOS os alunos, professores e funcionários da US/Fundação Prior Sardo a estarem presentes na inauguração que "até vao ter merenda"!!!
 
 
Carlos Duarte 
 
 


quinta-feira, 29 de março de 2012

Férias da Páscoa começam com alegria!!!!!!!!!



Já fora do calendário "escolar" os alunos de Fotografia reuniram-se na Feira de Março para a habitual reunião naquele espaço de divertimento.
Junto a muitas centenas de jovens os 17 amigos visitaram vários pavilhões de venda, cumprimentaram "piratas", "fantasmas", "mulheres esculturais", "esqueletos ambulantes", etc,etc. E a manhã terminou no espaço gastronómico dedicado a Lamego onde se esqueceram as diabetes, o colestrol e o àcido úrico além, é claro, da visita às "farturas", onde houve de tudo até massagens................
E como votos de Boa Páscoa, lá foram os alunos de Comunicação/Fotografia para as sua merecidas férias, pois segundo o calendário do 3º. período, este não vai ser fácil!!!!!!!!!!!!!!!!! 






quarta-feira, 21 de março de 2012

Voluntariado foi o tema da aula de Comunicação, do passado dia 20, onde esteve presente Celerina Cunha, dinamizadora do Voluntariado há mais de 20 anos, no hospital de Aveiro


Conceitos e Motivações para se ser Voluntário foram os princípios desta conversa onde se lembrou que a matriz do Voluntariado é a Cidadania.
O conhecimento da realidade, a compreensão, a inquietação, a decisão de agir e a acção cívica são factores que nos impulsionam para a intervenção, afirmou a oradora, alertando para que todos os que querem ser Voluntários terem em atenção que para um bom cumprimento da missão é necessário conhecer riscos e analisar atitudes criando uma nova consciência social e promovendo uma cidadania activa.
No final e após diálogo com os alunos, Carlos Duarte ofereceu à oradora, uma placa comemorativa da sua presença na turma de Comunicação da n/ Universidade Sénior.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Alunos de Fotografia visitam a exposição “Lugares com Memória” do fotografo Casimiro Madaíl



No passado dia 15 os alunos de Comunicação e Fotografia estiveram de visita à Biblioteca Municipal de Ílhavo onde está patente uma exposição de fotografia a preto e branco de Casimiro Madail
Esta mostra fotográfica, pretende reflectir no olhar do fotógrafo, sentimentos e emoções das visitas, a Auschwitz, Birkenau e a alguns recantos da Normandia que evocam o "Dia D", lugares marcantes da II Guerra Mundial que ficaram na memória colectiva pelo seu significado e pela violência a que estão associados, e que cada vez mais é urgente lembrar às gerações atuais.


Casimiro Madail é natural do Bonsucesso, reside em Ílhavo há trinta anos e tem como hobby a fotografia não só na captação de imagens como também na revelação e ampliação, áreas onde o autor passa o tempo na procura da “imagem perfeita” e onde o preto e branco surge como marca da sua sensibilidade.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher na aula de Comunicação!

Estava a dar inicio à aula de Comunicação/Fotografia, quando o aluno Sarabando diz:

Professor dá-me 6 m para ler algo que aqui tenho?

E quem sou eu para negar seja o que for aos alunos e muito especialmente ao Sarabando!

“8 de Março de 1857, na cidade de Nova York, um grupo de mulheres uniram-se e fizeram uma grande manifestação em prol de melhores condições de trabalho, redução do horário laboral e de um salário justo. Esse evento foi o primeiro a causar impacto na sociedade sobre a questão da exploração das mulheres. Finalmente, em 1975 a ONU institui o Dia Internacional da Mulher a ser comemorado no dia 8 de Março”!

Seguindo-se a leitura de poema alusivo!

“Confesso que não aprecio ter um dia dedicado ao meu género. Mas não deixo de compreender o que devo aquelas mulheres que nele estão simbolizadas” (Helena Sacadura Cabral)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Turma de Comunicação/Fotografia viaja até à Cascata da Cabreia


No passado dia 28 de Fevereiro 17 alunos de Fotografia deslocaram-se à Cascata da Cabreia (Sever do Vouga).
Deslumbramento, é a palavra mais adequada ao que podemos ver mesmo sendo um dia de inverno onde a cor castanha predomina em contraste com o branco da água do rio Mau (cascata com 25mts.) e do azul do céu.

Foram muitas centenas de imagens recolhidas onde não faltou um “pequeno almoço”, oferta do casal Elizabete/Silvio, muita alegria e companheirismo num grupo que vai aumentando não só na quantidade mas também na Qualidade.
E para terminar esta aula prática de Comunicação e Fotografia nada melhor do que a degustação da célebre Vitela de Sever do Vouga que estava no “ponto”.