quarta-feira, 11 de abril de 2012

Foi linda a festa pá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





Como alguém dizia, “somos poucos mas bons”!
Com a presença de todos os alunos da turma de Comunicação/Fotografia, convidados, alguns alunos e professores da US e do Presidente da Fundação Prior Sardo, Engº. Hugo Coelho, foi inaugurada a II Exposição de Fotografia no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.
Em breves palavras Hugo Coelho agradeceu o trabalho desenvolvido por alunos e professor na realização da exposição e na dinâmica que a turma tem tido ao longo do ano realçando a qualidade das imagens, prova que o trabalho tem sido produtivo.
Carlos Duarte, agradeceu o esforço de todos, alunos e ex alunos, dois destes também com trabalhos presentes feitos no corrente ano letivo, lembrando que todas as despesas foram da responsabilidade de todos incluindo aqueles que por várias razões não apresentaram fotografias para a exposição.
Elizabete Arvins e José Sarabando, em nome dos alunos, agradeceram o apoio dado pelo professor assim como à Câmara Municipal pela cedência do CCGN.
Seguiu-se a visita “guiada” à exposição terminando a festa com o corte do bolo de autoria da aluna Elizabete Arvins que, como não podia deixar de ser, representava uma máquina fotográfica.
Entre os fotógrafos presentes foi escolhida, por voto secreto, a melhor foto cuja vencedora foi a aluna Oliveira Amorosa com o “reflexo”.
Horário da Exposição: Terças a Sábado das 15 às 20h até dia 11 de Maio









segunda-feira, 2 de abril de 2012

Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré ajuda na Quintinha da Remelha


 Parceira na longa caminhada da Fundação Prior Sardo, a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré desde sempre contribuiu para que a missão da instituição fosse alcançada.


A Quintinha da Remelha, que tem sido amplamente utilizada pelos alunos da Universidade Sénior, necessitava de alargamento, pois já havia dificuldade de espaço para que a atividade fosse devidamente continuada. Nesse sentido, prontamente surgiu a ajuda, devastando e limpando o terreno, tornando assim possível duplicar a área disponível para cultivo.

Muito agradecemos à Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré por este e por todo o apoio que tem dado.

sexta-feira, 30 de março de 2012

II Exposição de Fotografia dos Alunos de Comunicação/Fotografia



É já no próximo dia 10 às 16h a inauguração, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, da segunda mostra fotográfica da maioria dos alunos da turma.
 
 
São 29 imagens que retratam, cidades, paisagens curiosas, monumentos e toda uma série de temas que ao longo de cerca de sete meses foram alvo dos olhares atentos de 11 alunos. Dificil e demorada foi a escolha de muitas centenas de fotografias que ficam por mostrar mas que ao longo das aulas foram motivo de discussão atenta e já com critérios de quem conseguiu ser "fotografo(a)"!
 
 
Só pelo empenhamento de todos, mesmo dos que não apresentam trabalhos, foi possivel esta exposição, pois só a eles se deve a mesma.
 
 
E,é com muita alegria e felicidade que afirmo, que se mais não houvesse e houve, valeu a pena!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
 
Convidam-se TODOS os alunos, professores e funcionários da US/Fundação Prior Sardo a estarem presentes na inauguração que "até vao ter merenda"!!!
 
 
Carlos Duarte 
 
 


quinta-feira, 29 de março de 2012

Férias da Páscoa começam com alegria!!!!!!!!!



Já fora do calendário "escolar" os alunos de Fotografia reuniram-se na Feira de Março para a habitual reunião naquele espaço de divertimento.
Junto a muitas centenas de jovens os 17 amigos visitaram vários pavilhões de venda, cumprimentaram "piratas", "fantasmas", "mulheres esculturais", "esqueletos ambulantes", etc,etc. E a manhã terminou no espaço gastronómico dedicado a Lamego onde se esqueceram as diabetes, o colestrol e o àcido úrico além, é claro, da visita às "farturas", onde houve de tudo até massagens................
E como votos de Boa Páscoa, lá foram os alunos de Comunicação/Fotografia para as sua merecidas férias, pois segundo o calendário do 3º. período, este não vai ser fácil!!!!!!!!!!!!!!!!! 






quarta-feira, 21 de março de 2012

Voluntariado foi o tema da aula de Comunicação, do passado dia 20, onde esteve presente Celerina Cunha, dinamizadora do Voluntariado há mais de 20 anos, no hospital de Aveiro


Conceitos e Motivações para se ser Voluntário foram os princípios desta conversa onde se lembrou que a matriz do Voluntariado é a Cidadania.
O conhecimento da realidade, a compreensão, a inquietação, a decisão de agir e a acção cívica são factores que nos impulsionam para a intervenção, afirmou a oradora, alertando para que todos os que querem ser Voluntários terem em atenção que para um bom cumprimento da missão é necessário conhecer riscos e analisar atitudes criando uma nova consciência social e promovendo uma cidadania activa.
No final e após diálogo com os alunos, Carlos Duarte ofereceu à oradora, uma placa comemorativa da sua presença na turma de Comunicação da n/ Universidade Sénior.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Alunos de Fotografia visitam a exposição “Lugares com Memória” do fotografo Casimiro Madaíl



No passado dia 15 os alunos de Comunicação e Fotografia estiveram de visita à Biblioteca Municipal de Ílhavo onde está patente uma exposição de fotografia a preto e branco de Casimiro Madail
Esta mostra fotográfica, pretende reflectir no olhar do fotógrafo, sentimentos e emoções das visitas, a Auschwitz, Birkenau e a alguns recantos da Normandia que evocam o "Dia D", lugares marcantes da II Guerra Mundial que ficaram na memória colectiva pelo seu significado e pela violência a que estão associados, e que cada vez mais é urgente lembrar às gerações atuais.


Casimiro Madail é natural do Bonsucesso, reside em Ílhavo há trinta anos e tem como hobby a fotografia não só na captação de imagens como também na revelação e ampliação, áreas onde o autor passa o tempo na procura da “imagem perfeita” e onde o preto e branco surge como marca da sua sensibilidade.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher na aula de Comunicação!

Estava a dar inicio à aula de Comunicação/Fotografia, quando o aluno Sarabando diz:

Professor dá-me 6 m para ler algo que aqui tenho?

E quem sou eu para negar seja o que for aos alunos e muito especialmente ao Sarabando!

“8 de Março de 1857, na cidade de Nova York, um grupo de mulheres uniram-se e fizeram uma grande manifestação em prol de melhores condições de trabalho, redução do horário laboral e de um salário justo. Esse evento foi o primeiro a causar impacto na sociedade sobre a questão da exploração das mulheres. Finalmente, em 1975 a ONU institui o Dia Internacional da Mulher a ser comemorado no dia 8 de Março”!

Seguindo-se a leitura de poema alusivo!

“Confesso que não aprecio ter um dia dedicado ao meu género. Mas não deixo de compreender o que devo aquelas mulheres que nele estão simbolizadas” (Helena Sacadura Cabral)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Turma de Comunicação/Fotografia viaja até à Cascata da Cabreia


No passado dia 28 de Fevereiro 17 alunos de Fotografia deslocaram-se à Cascata da Cabreia (Sever do Vouga).
Deslumbramento, é a palavra mais adequada ao que podemos ver mesmo sendo um dia de inverno onde a cor castanha predomina em contraste com o branco da água do rio Mau (cascata com 25mts.) e do azul do céu.

Foram muitas centenas de imagens recolhidas onde não faltou um “pequeno almoço”, oferta do casal Elizabete/Silvio, muita alegria e companheirismo num grupo que vai aumentando não só na quantidade mas também na Qualidade.
E para terminar esta aula prática de Comunicação e Fotografia nada melhor do que a degustação da célebre Vitela de Sever do Vouga que estava no “ponto”.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Uma Nova Forma de Captar Imagens!


Fotografia também é criatividade/imaginação (engenho!)

Eis um trabalho feito pelo aluno de Comunicação/Fotografia, J.Teixeira e oferecido ao professor da turma. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Horto da Qtª. da Remelha na Universidade Sénior



Fotos de Carlos Duarte

Após 4 meses de intensa atividade agrícola o horto da Qtª. da Remelha é já uma realidade na produção de espécies agrícolas como: couves, batatas, favas, alho francês, manjericão, etc,etc.
Orientados por Maria Suzete Filipe Jorge os alunos têm-se entregado ao cultivo da terra com entusiasmo, havendo já a recolha de produtos para alimentação própria o que já faz deste horto, em tempo de crise, uma “fonte alimentar”
Segundo alguns alunos, a falta de chuva, o míldio e o escaravelho têm trazido alguma preocupação, mas com paciência e dedicação os produtos semeados lá vão aparecendo para contentamento de todos e, é bom não esquecer:
- Os nabos devem ser semeados a partir do dia de S. Bartolomeu!
- Os alhos não podem estar na terra na noite de S. João!
- As favas e feijão devem ser plantados no quarto minguante da Lua!
- As cebolas devem ser apanhadas pela manhã quando a haste está mais macia!
Assim diz o povo!!!!!!!!!!!
CD

 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Casa Museu” de Manuel Serafim - Sec. XX ao Vivo!



Aceitando o convite do aluno e professor, Manuel Serafim, a turma de Comunicação/ Fotografia, composta por 16 alunos foi visitar a “Casa Museu”, antiga casa de habitação dos pais do Maestro da n/ Tuna.

Deslumbramento, é a palavra mais adequada ao que podemos ver e sentir.

Para Manuel Serafim tudo isto começou há pouco mais de um ano, após a sua reforma como mecânico da Soc. de Pesca Miradouro (Friopesca). Com muitas peças que entretanto ia juntando e outras que existiam em casa de seus pais, entretanto desocupada (o pai era carpinteiro naval e a mãe dedicava-se à lavoura) foi reconstruindo a habitação como se fosse um museu de determinada época e hoje para quem como nós que vivemos estes tempos foi um lembrar de recordações, desde os discos de vinil, o gira disco, a grafonola, os rádios de válvulas com as antenas em fio de cobre, antigos instrumentos musicais, o fogão a lenha com a panela de três pés não esquecendo os candeeiros a petróleo os santos e os crucifixos nos quartos e até os livros de bolso da Europa-América!.

Astrolábios, estátuas de pedra feitas pelo próprio, coleção de azulejos antigos, peças de ferro e madeira trabalhadas à mão, potes para apanha do polvo revestidos de fosseis marinhos, utensílios de antigos navios da pesca, instrumentos de lavoura, medidas utilizadas para cereais, mós de moer cereais, arcas, relógios, instrumentos musicais, louça da VA, quartos de dormir e cozinha mobilados como se estivéssemos no inicio do Séc.XX, oficina com diversas máquinas de trabalhar metais e um estúdio musical onde todas as semanas se juntam amantes da musica, a saborearem o que mais gostam de fazer, cantar e tocar!

Tudo isto é iluminado com luz solar através de um painel solar!!!!!!!

Na despedida Manuel Serafim dirige-se ao prof.Carlos Duarte e diz: “Já me esquecia, tenho por aí diverso material e um ampliador onde em tempos revelava e ampliava fotografia, se quiser qualquer dia posso lá ir falar disso, quer?”

Para ilustrar e “abrir o apetite” a quem queira visitar, na R. Gil Vicente, esta “Casa Museu” seguem algumas fotos


CD

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Conversando sobre a Diabetes






Com a presença de 16 alunos realizou-se na turma de Comunicação/Fotografia mais uma aula com uma convidada. Desta vez esteve presente a Enfermeira Ana Lúcia, que apresentou um trabalho sobre a Diabetes.

Os tipo de Diabetes, os fatores de risco, as causas, os sintomas, a prevenção e o tratamento da Hipoglicémia (diminuição da glicose do sangue), da Hiperglicémia (aumento da glicose do sangue) e do Pé Diabético (aparecimento de lesões provocadas pela dificuldade de cicatrização, infeções e falta de sensibilidade), foram assuntos apresentados de forma simples com as intervenções várias de alunos muitos dos quais portadores desta doença que exemplificaram com os seus casos como é viver com este mal de saúde.

CD