quinta-feira, 29 de março de 2012

Férias da Páscoa começam com alegria!!!!!!!!!



Já fora do calendário "escolar" os alunos de Fotografia reuniram-se na Feira de Março para a habitual reunião naquele espaço de divertimento.
Junto a muitas centenas de jovens os 17 amigos visitaram vários pavilhões de venda, cumprimentaram "piratas", "fantasmas", "mulheres esculturais", "esqueletos ambulantes", etc,etc. E a manhã terminou no espaço gastronómico dedicado a Lamego onde se esqueceram as diabetes, o colestrol e o àcido úrico além, é claro, da visita às "farturas", onde houve de tudo até massagens................
E como votos de Boa Páscoa, lá foram os alunos de Comunicação/Fotografia para as sua merecidas férias, pois segundo o calendário do 3º. período, este não vai ser fácil!!!!!!!!!!!!!!!!! 






quarta-feira, 21 de março de 2012

Voluntariado foi o tema da aula de Comunicação, do passado dia 20, onde esteve presente Celerina Cunha, dinamizadora do Voluntariado há mais de 20 anos, no hospital de Aveiro


Conceitos e Motivações para se ser Voluntário foram os princípios desta conversa onde se lembrou que a matriz do Voluntariado é a Cidadania.
O conhecimento da realidade, a compreensão, a inquietação, a decisão de agir e a acção cívica são factores que nos impulsionam para a intervenção, afirmou a oradora, alertando para que todos os que querem ser Voluntários terem em atenção que para um bom cumprimento da missão é necessário conhecer riscos e analisar atitudes criando uma nova consciência social e promovendo uma cidadania activa.
No final e após diálogo com os alunos, Carlos Duarte ofereceu à oradora, uma placa comemorativa da sua presença na turma de Comunicação da n/ Universidade Sénior.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Alunos de Fotografia visitam a exposição “Lugares com Memória” do fotografo Casimiro Madaíl



No passado dia 15 os alunos de Comunicação e Fotografia estiveram de visita à Biblioteca Municipal de Ílhavo onde está patente uma exposição de fotografia a preto e branco de Casimiro Madail
Esta mostra fotográfica, pretende reflectir no olhar do fotógrafo, sentimentos e emoções das visitas, a Auschwitz, Birkenau e a alguns recantos da Normandia que evocam o "Dia D", lugares marcantes da II Guerra Mundial que ficaram na memória colectiva pelo seu significado e pela violência a que estão associados, e que cada vez mais é urgente lembrar às gerações atuais.


Casimiro Madail é natural do Bonsucesso, reside em Ílhavo há trinta anos e tem como hobby a fotografia não só na captação de imagens como também na revelação e ampliação, áreas onde o autor passa o tempo na procura da “imagem perfeita” e onde o preto e branco surge como marca da sua sensibilidade.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher na aula de Comunicação!

Estava a dar inicio à aula de Comunicação/Fotografia, quando o aluno Sarabando diz:

Professor dá-me 6 m para ler algo que aqui tenho?

E quem sou eu para negar seja o que for aos alunos e muito especialmente ao Sarabando!

“8 de Março de 1857, na cidade de Nova York, um grupo de mulheres uniram-se e fizeram uma grande manifestação em prol de melhores condições de trabalho, redução do horário laboral e de um salário justo. Esse evento foi o primeiro a causar impacto na sociedade sobre a questão da exploração das mulheres. Finalmente, em 1975 a ONU institui o Dia Internacional da Mulher a ser comemorado no dia 8 de Março”!

Seguindo-se a leitura de poema alusivo!

“Confesso que não aprecio ter um dia dedicado ao meu género. Mas não deixo de compreender o que devo aquelas mulheres que nele estão simbolizadas” (Helena Sacadura Cabral)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Turma de Comunicação/Fotografia viaja até à Cascata da Cabreia


No passado dia 28 de Fevereiro 17 alunos de Fotografia deslocaram-se à Cascata da Cabreia (Sever do Vouga).
Deslumbramento, é a palavra mais adequada ao que podemos ver mesmo sendo um dia de inverno onde a cor castanha predomina em contraste com o branco da água do rio Mau (cascata com 25mts.) e do azul do céu.

Foram muitas centenas de imagens recolhidas onde não faltou um “pequeno almoço”, oferta do casal Elizabete/Silvio, muita alegria e companheirismo num grupo que vai aumentando não só na quantidade mas também na Qualidade.
E para terminar esta aula prática de Comunicação e Fotografia nada melhor do que a degustação da célebre Vitela de Sever do Vouga que estava no “ponto”.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Uma Nova Forma de Captar Imagens!


Fotografia também é criatividade/imaginação (engenho!)

Eis um trabalho feito pelo aluno de Comunicação/Fotografia, J.Teixeira e oferecido ao professor da turma. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Horto da Qtª. da Remelha na Universidade Sénior



Fotos de Carlos Duarte

Após 4 meses de intensa atividade agrícola o horto da Qtª. da Remelha é já uma realidade na produção de espécies agrícolas como: couves, batatas, favas, alho francês, manjericão, etc,etc.
Orientados por Maria Suzete Filipe Jorge os alunos têm-se entregado ao cultivo da terra com entusiasmo, havendo já a recolha de produtos para alimentação própria o que já faz deste horto, em tempo de crise, uma “fonte alimentar”
Segundo alguns alunos, a falta de chuva, o míldio e o escaravelho têm trazido alguma preocupação, mas com paciência e dedicação os produtos semeados lá vão aparecendo para contentamento de todos e, é bom não esquecer:
- Os nabos devem ser semeados a partir do dia de S. Bartolomeu!
- Os alhos não podem estar na terra na noite de S. João!
- As favas e feijão devem ser plantados no quarto minguante da Lua!
- As cebolas devem ser apanhadas pela manhã quando a haste está mais macia!
Assim diz o povo!!!!!!!!!!!
CD

 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Casa Museu” de Manuel Serafim - Sec. XX ao Vivo!



Aceitando o convite do aluno e professor, Manuel Serafim, a turma de Comunicação/ Fotografia, composta por 16 alunos foi visitar a “Casa Museu”, antiga casa de habitação dos pais do Maestro da n/ Tuna.

Deslumbramento, é a palavra mais adequada ao que podemos ver e sentir.

Para Manuel Serafim tudo isto começou há pouco mais de um ano, após a sua reforma como mecânico da Soc. de Pesca Miradouro (Friopesca). Com muitas peças que entretanto ia juntando e outras que existiam em casa de seus pais, entretanto desocupada (o pai era carpinteiro naval e a mãe dedicava-se à lavoura) foi reconstruindo a habitação como se fosse um museu de determinada época e hoje para quem como nós que vivemos estes tempos foi um lembrar de recordações, desde os discos de vinil, o gira disco, a grafonola, os rádios de válvulas com as antenas em fio de cobre, antigos instrumentos musicais, o fogão a lenha com a panela de três pés não esquecendo os candeeiros a petróleo os santos e os crucifixos nos quartos e até os livros de bolso da Europa-América!.

Astrolábios, estátuas de pedra feitas pelo próprio, coleção de azulejos antigos, peças de ferro e madeira trabalhadas à mão, potes para apanha do polvo revestidos de fosseis marinhos, utensílios de antigos navios da pesca, instrumentos de lavoura, medidas utilizadas para cereais, mós de moer cereais, arcas, relógios, instrumentos musicais, louça da VA, quartos de dormir e cozinha mobilados como se estivéssemos no inicio do Séc.XX, oficina com diversas máquinas de trabalhar metais e um estúdio musical onde todas as semanas se juntam amantes da musica, a saborearem o que mais gostam de fazer, cantar e tocar!

Tudo isto é iluminado com luz solar através de um painel solar!!!!!!!

Na despedida Manuel Serafim dirige-se ao prof.Carlos Duarte e diz: “Já me esquecia, tenho por aí diverso material e um ampliador onde em tempos revelava e ampliava fotografia, se quiser qualquer dia posso lá ir falar disso, quer?”

Para ilustrar e “abrir o apetite” a quem queira visitar, na R. Gil Vicente, esta “Casa Museu” seguem algumas fotos


CD

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Conversando sobre a Diabetes






Com a presença de 16 alunos realizou-se na turma de Comunicação/Fotografia mais uma aula com uma convidada. Desta vez esteve presente a Enfermeira Ana Lúcia, que apresentou um trabalho sobre a Diabetes.

Os tipo de Diabetes, os fatores de risco, as causas, os sintomas, a prevenção e o tratamento da Hipoglicémia (diminuição da glicose do sangue), da Hiperglicémia (aumento da glicose do sangue) e do Pé Diabético (aparecimento de lesões provocadas pela dificuldade de cicatrização, infeções e falta de sensibilidade), foram assuntos apresentados de forma simples com as intervenções várias de alunos muitos dos quais portadores desta doença que exemplificaram com os seus casos como é viver com este mal de saúde.

CD

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

III Show Cooking na Universidade Sénior com a Confraria Gastronómica do Bacalhau

Momento de Abertura Solene com Maria Cândida Silva, Confraria do Bacalahu e Rita Abrantes


No passado dia 18/Janeiro, realizou-se mais um Show Cooking na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo com a Confraria do Bacalhau.
Desta vez com a presença da Rádio Terra Nova que gravou o seu programa “Na Cozinha Com”directamente da Fundação Prior Sardo.
Rita Abrantes foi a grande Mestre na demonstração da confecção de um prato de bacalhau, Bacalhau com queijo, onde a sobremesa, doce de leite condensado com natas, como já é habitual, não faltou!
Rita Abrantes cativou a atenção de todos os alunos da Universidade Sénior presentes, que para além do habitual registo da receita, colaboraram activamente na confecção do prato, ajudando na preparação desde o início até ao desligar do forno.
O habitual momento de degustação deliciou todos os presentes, sendo que desta vez as opiniões foram registadas pela Rádio Terra Nova, com a Rosa Sardo a entrevistar uma das alunas presentes, Maria Amélia Peres.
A abertura contou a presença do Grão Mestre da Confraria, João da Madalena e de dois confrades, onde não faltaram palavras de incentivo e as habituais quadras do Confrade Cachim, sempre muito animadas e cheias de graciosidade.
No encerramento os agradecimentos foram para todos os presentes, alunos, colaboradores, Confraria, Rádio Terra Nova e Rita Abrantes, que tornaram este momento, mais uma vez, num convívio muito gostoso, onde os saberes e sabores se fundiram!


Confraria Gastronómica do Bacalhau no momento de abertura do Show Cooking 

Resultado final da confecção do prato Bacalhau com queijo

Confrade Cachim num momento de meditação para a apresentação das suas quadras alusivas ao momento

Rosa Sardo, da Rádio Terra Nova com Maria Cândida Silva, da Fundação Prior Sardo  


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Universidade Sénior – Espaço de Partilha, Saber e Convívio!



Com estas três componentes sempre “vivas” na turma de comunicação/fotografia, os alunos(as) tiveram durante dois dias de aula (dias 10 e 12) amostragem do que foi a Grande Epopeia da Pesca do Bacalhau à linha, onde muitos do seus intervenientes eram naturais do Concelho de Ílhavo.
No 1º. Dia foi visto o filme “A Campanha do Argus” de Alan Villiers, nas instalações da US. É um clássico das narrativas de viagens marítimas do período da navegação à vela, filmado por um oficial da Armada Australiana de nome Alan Villiers, o DVD visionado é uma edição da CMI/MMI.


No 2º dia, os alunos visitaram o Museu Marítimo de Ílhavo, tendo a Sala Cap. Francisco Marques merecido especial atenção já que além das histórias existentes do que foi a Faina Maior, serviu de “aula prática” no seguimento do filme. Sala das Conchas, a Sala dos Mares, a Sala da Ria foram outros espaços em que o guia Hugo Pequeno, Técnico Superior do Museu, descreveu de forma simples e conhecedora aos alunos. E como já é “tradição” seguiu-se a visita gastronómica desta vez ao restaurante “QB” situado em Cimo de Vila (Ílhavo), onde foi saboreado Polvo à Lagareiro que estava QB (Quanto Baste)! Tendo no final os alunos Sarabando e Natércia representado algumas rábulas e recitado poemas do Ilhavense, Quintino Teles.

CD

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Testemunhos da aluna de Fotografia, Lurdes Matos, em N.Y.


Amizade não se compra nem se vende - Acontece!

Chegada aos EUA, a n/ companheira da turma de fotografia /comunicação, Lurdes, não se esqueceu de nós e eis o envio de duas fotos cheias de carga emocional lembrando duas datas que nunca devemos esquecer:

A II Grande Guerra num parque de New Jersey e as novas construções no local onde estavam as Torres Gémeas em N.Y.

Obrigado Lurdes!

 Carlos Duarte



Fotos de Lurdes Matos