sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher na aula de Comunicação!

Estava a dar inicio à aula de Comunicação/Fotografia, quando o aluno Sarabando diz:

Professor dá-me 6 m para ler algo que aqui tenho?

E quem sou eu para negar seja o que for aos alunos e muito especialmente ao Sarabando!

“8 de Março de 1857, na cidade de Nova York, um grupo de mulheres uniram-se e fizeram uma grande manifestação em prol de melhores condições de trabalho, redução do horário laboral e de um salário justo. Esse evento foi o primeiro a causar impacto na sociedade sobre a questão da exploração das mulheres. Finalmente, em 1975 a ONU institui o Dia Internacional da Mulher a ser comemorado no dia 8 de Março”!

Seguindo-se a leitura de poema alusivo!

“Confesso que não aprecio ter um dia dedicado ao meu género. Mas não deixo de compreender o que devo aquelas mulheres que nele estão simbolizadas” (Helena Sacadura Cabral)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Turma de Comunicação/Fotografia viaja até à Cascata da Cabreia


No passado dia 28 de Fevereiro 17 alunos de Fotografia deslocaram-se à Cascata da Cabreia (Sever do Vouga).
Deslumbramento, é a palavra mais adequada ao que podemos ver mesmo sendo um dia de inverno onde a cor castanha predomina em contraste com o branco da água do rio Mau (cascata com 25mts.) e do azul do céu.

Foram muitas centenas de imagens recolhidas onde não faltou um “pequeno almoço”, oferta do casal Elizabete/Silvio, muita alegria e companheirismo num grupo que vai aumentando não só na quantidade mas também na Qualidade.
E para terminar esta aula prática de Comunicação e Fotografia nada melhor do que a degustação da célebre Vitela de Sever do Vouga que estava no “ponto”.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Uma Nova Forma de Captar Imagens!


Fotografia também é criatividade/imaginação (engenho!)

Eis um trabalho feito pelo aluno de Comunicação/Fotografia, J.Teixeira e oferecido ao professor da turma. 

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Horto da Qtª. da Remelha na Universidade Sénior



Fotos de Carlos Duarte

Após 4 meses de intensa atividade agrícola o horto da Qtª. da Remelha é já uma realidade na produção de espécies agrícolas como: couves, batatas, favas, alho francês, manjericão, etc,etc.
Orientados por Maria Suzete Filipe Jorge os alunos têm-se entregado ao cultivo da terra com entusiasmo, havendo já a recolha de produtos para alimentação própria o que já faz deste horto, em tempo de crise, uma “fonte alimentar”
Segundo alguns alunos, a falta de chuva, o míldio e o escaravelho têm trazido alguma preocupação, mas com paciência e dedicação os produtos semeados lá vão aparecendo para contentamento de todos e, é bom não esquecer:
- Os nabos devem ser semeados a partir do dia de S. Bartolomeu!
- Os alhos não podem estar na terra na noite de S. João!
- As favas e feijão devem ser plantados no quarto minguante da Lua!
- As cebolas devem ser apanhadas pela manhã quando a haste está mais macia!
Assim diz o povo!!!!!!!!!!!
CD

 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Casa Museu” de Manuel Serafim - Sec. XX ao Vivo!



Aceitando o convite do aluno e professor, Manuel Serafim, a turma de Comunicação/ Fotografia, composta por 16 alunos foi visitar a “Casa Museu”, antiga casa de habitação dos pais do Maestro da n/ Tuna.

Deslumbramento, é a palavra mais adequada ao que podemos ver e sentir.

Para Manuel Serafim tudo isto começou há pouco mais de um ano, após a sua reforma como mecânico da Soc. de Pesca Miradouro (Friopesca). Com muitas peças que entretanto ia juntando e outras que existiam em casa de seus pais, entretanto desocupada (o pai era carpinteiro naval e a mãe dedicava-se à lavoura) foi reconstruindo a habitação como se fosse um museu de determinada época e hoje para quem como nós que vivemos estes tempos foi um lembrar de recordações, desde os discos de vinil, o gira disco, a grafonola, os rádios de válvulas com as antenas em fio de cobre, antigos instrumentos musicais, o fogão a lenha com a panela de três pés não esquecendo os candeeiros a petróleo os santos e os crucifixos nos quartos e até os livros de bolso da Europa-América!.

Astrolábios, estátuas de pedra feitas pelo próprio, coleção de azulejos antigos, peças de ferro e madeira trabalhadas à mão, potes para apanha do polvo revestidos de fosseis marinhos, utensílios de antigos navios da pesca, instrumentos de lavoura, medidas utilizadas para cereais, mós de moer cereais, arcas, relógios, instrumentos musicais, louça da VA, quartos de dormir e cozinha mobilados como se estivéssemos no inicio do Séc.XX, oficina com diversas máquinas de trabalhar metais e um estúdio musical onde todas as semanas se juntam amantes da musica, a saborearem o que mais gostam de fazer, cantar e tocar!

Tudo isto é iluminado com luz solar através de um painel solar!!!!!!!

Na despedida Manuel Serafim dirige-se ao prof.Carlos Duarte e diz: “Já me esquecia, tenho por aí diverso material e um ampliador onde em tempos revelava e ampliava fotografia, se quiser qualquer dia posso lá ir falar disso, quer?”

Para ilustrar e “abrir o apetite” a quem queira visitar, na R. Gil Vicente, esta “Casa Museu” seguem algumas fotos


CD

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Conversando sobre a Diabetes






Com a presença de 16 alunos realizou-se na turma de Comunicação/Fotografia mais uma aula com uma convidada. Desta vez esteve presente a Enfermeira Ana Lúcia, que apresentou um trabalho sobre a Diabetes.

Os tipo de Diabetes, os fatores de risco, as causas, os sintomas, a prevenção e o tratamento da Hipoglicémia (diminuição da glicose do sangue), da Hiperglicémia (aumento da glicose do sangue) e do Pé Diabético (aparecimento de lesões provocadas pela dificuldade de cicatrização, infeções e falta de sensibilidade), foram assuntos apresentados de forma simples com as intervenções várias de alunos muitos dos quais portadores desta doença que exemplificaram com os seus casos como é viver com este mal de saúde.

CD

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

III Show Cooking na Universidade Sénior com a Confraria Gastronómica do Bacalhau

Momento de Abertura Solene com Maria Cândida Silva, Confraria do Bacalahu e Rita Abrantes


No passado dia 18/Janeiro, realizou-se mais um Show Cooking na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo com a Confraria do Bacalhau.
Desta vez com a presença da Rádio Terra Nova que gravou o seu programa “Na Cozinha Com”directamente da Fundação Prior Sardo.
Rita Abrantes foi a grande Mestre na demonstração da confecção de um prato de bacalhau, Bacalhau com queijo, onde a sobremesa, doce de leite condensado com natas, como já é habitual, não faltou!
Rita Abrantes cativou a atenção de todos os alunos da Universidade Sénior presentes, que para além do habitual registo da receita, colaboraram activamente na confecção do prato, ajudando na preparação desde o início até ao desligar do forno.
O habitual momento de degustação deliciou todos os presentes, sendo que desta vez as opiniões foram registadas pela Rádio Terra Nova, com a Rosa Sardo a entrevistar uma das alunas presentes, Maria Amélia Peres.
A abertura contou a presença do Grão Mestre da Confraria, João da Madalena e de dois confrades, onde não faltaram palavras de incentivo e as habituais quadras do Confrade Cachim, sempre muito animadas e cheias de graciosidade.
No encerramento os agradecimentos foram para todos os presentes, alunos, colaboradores, Confraria, Rádio Terra Nova e Rita Abrantes, que tornaram este momento, mais uma vez, num convívio muito gostoso, onde os saberes e sabores se fundiram!


Confraria Gastronómica do Bacalhau no momento de abertura do Show Cooking 

Resultado final da confecção do prato Bacalhau com queijo

Confrade Cachim num momento de meditação para a apresentação das suas quadras alusivas ao momento

Rosa Sardo, da Rádio Terra Nova com Maria Cândida Silva, da Fundação Prior Sardo  


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Universidade Sénior – Espaço de Partilha, Saber e Convívio!



Com estas três componentes sempre “vivas” na turma de comunicação/fotografia, os alunos(as) tiveram durante dois dias de aula (dias 10 e 12) amostragem do que foi a Grande Epopeia da Pesca do Bacalhau à linha, onde muitos do seus intervenientes eram naturais do Concelho de Ílhavo.
No 1º. Dia foi visto o filme “A Campanha do Argus” de Alan Villiers, nas instalações da US. É um clássico das narrativas de viagens marítimas do período da navegação à vela, filmado por um oficial da Armada Australiana de nome Alan Villiers, o DVD visionado é uma edição da CMI/MMI.


No 2º dia, os alunos visitaram o Museu Marítimo de Ílhavo, tendo a Sala Cap. Francisco Marques merecido especial atenção já que além das histórias existentes do que foi a Faina Maior, serviu de “aula prática” no seguimento do filme. Sala das Conchas, a Sala dos Mares, a Sala da Ria foram outros espaços em que o guia Hugo Pequeno, Técnico Superior do Museu, descreveu de forma simples e conhecedora aos alunos. E como já é “tradição” seguiu-se a visita gastronómica desta vez ao restaurante “QB” situado em Cimo de Vila (Ílhavo), onde foi saboreado Polvo à Lagareiro que estava QB (Quanto Baste)! Tendo no final os alunos Sarabando e Natércia representado algumas rábulas e recitado poemas do Ilhavense, Quintino Teles.

CD

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Testemunhos da aluna de Fotografia, Lurdes Matos, em N.Y.


Amizade não se compra nem se vende - Acontece!

Chegada aos EUA, a n/ companheira da turma de fotografia /comunicação, Lurdes, não se esqueceu de nós e eis o envio de duas fotos cheias de carga emocional lembrando duas datas que nunca devemos esquecer:

A II Grande Guerra num parque de New Jersey e as novas construções no local onde estavam as Torres Gémeas em N.Y.

Obrigado Lurdes!

 Carlos Duarte



Fotos de Lurdes Matos

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A Tuna da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo esteve na Ceia de Natal da Confraria do Bacalhau

A Tuna com o Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, a hastear a bandeira da Universidade Sénior da FPS

A nossa Tuna esteve no passado dia 20 na Ceia de Natal da Confraria Gastronómica do Bacalhau, que decorreu no Hotel de Ílhavo. Presentes além dos Confrades e convidados, uma equipa da televisão da Coreia do Sul que filmou parte da actuação da Tuna.

Alegria, foi nota dominante desta noite memorável para todos os componentes do grupo que foram bem recebidos e sempre acompanhados por todos os presentes durante apresentação do reportório.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Jantar de Natal da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo com uma Mensagem

 Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, dirige-se a todos os presentes e transmite mensagem

Foi no dia 16 deste mês que mais de 50 alunos, professores, direcção e funcionários da Fundação Prior Sardo se juntaram para, a pretexto da ceia de natal, poderem conviver e espalhar o espírito natalício e impregnar a noite de alegria.

Este é o momento de união entre todos na procura de um bem comum, foi a mensagem deixada pelo Presidente da Direcção da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, que todos congratulou pela presença neste jantar de partilha natalícia, realçando e enaltecendo o Projecto que é a Universidade Sénior e que promete ir mais além, sendo que todos os que a integram, professores, alunos, direcção e funcionários estão empenhados nessa missão.

E foi por esse motivo que todos marcaram presença neste momento, mostrando que mesmo os rostos menos visíveis têm um papel fundamental nesta missão.

Após as palavras do Presidente da FPS, foi projectado um filme fotográfico que pretendeu transmitir, em breves minutos, algumas das passagens que marcaram e fazem a história desta Instituição até aos dias de hoje.

A Tuna desta Universidade e a turma de Francês todos presenteou com cantares e musicas que alegraram e enriqueceram o momento, o qual ninguém quis deixar escapar, fazendo disparar os flashes das máquinas fotográficas.

Também através da projecção de um filme fotográfico, foram registados muitos dos trabalhos que os alunos de Fotografia e Comunicação têm desenvolvido nas aulas, tão bem orientadas pelo seu Professor e Mestre Carlos Duarte.

Mais importante do que as palavras, são os registos fotográficos e os sentimentos que nos ficam na alma!!!
Panorama

 

Direcção da Fundação Prior Sardo, que fez questão de estar presente

A Tuna da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, numa animação que foi constante

A turma de Francês e Português transbordou alegria com cantares e musicas
Presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho e Carlos Duarte, Professor Fotografia e Comunicação 
A amizade é linda

"Belo convívio. viva a amizade, viva a Paz, viva a Fraternidade..."
João Teixeira - Aluno da USFPS

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

REMIND 25 – Exposição de FERNANDO GASPAR no Museu da Cidade de Aveiro foi visitada por alunos da Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo



Um grupo de alunos da US da turma fotografia/comunicação visitaram no Museu da Cidade de Aveiro a recente exposição de Fernando Gaspar – Remind 25

Esta mostra é composta por obras originais e inéditas, subordinadas ao tema do Corpo Humano, ocupando a totalidade das salas e os três pisos do Museu da Cidade de Aveiro, desenvolvendo-se através de um percurso. Um vídeo inicia uma viagem que, passando pelo desenho e pintura em pequeno formato, revela-nos séries de escultura e culmina com trabalhos de grande dimensão em acrílico sobre tela.

Nesta mostra é apresentado o livro comemorativo, FERNANDO GASPAR - REMIND 25, integrando textos de convidados nacionais e estrangeiros, bem como a reprodução de todas as obras patentes na exposição, esta edição é trilingue (português, francês e inglês), assim como uma coleção de selos dos CTT alusiva a alguns trabalhos em exposição.

Fernando Gaspar é titular de vários prémios de pintura, tendo efetuado, ao longo dos 25 anos de carreira, mais de 40 mostras individuais em Portugal, Espanha, França e Bélgica, estando representado em múltiplas coleções públicas e privadas.

REMIND 25 está patente ao público até 06 de Janeiro, transitando posteriormente para o Cosmopolis - Espace International, em Nantes, França, estando já agendadas exposições do artista para 2012, na Casa Museu Teixeira Lopes, Boston e na China.

Esta visita teve a presença do artista que durante 1h falou do “percurso” desta exposição “onde o corpo humano território singular da afirmação do indivíduo na sociedade ou objecto colectivo, cifra, letra de um tempo. O corpo humano como sujeito, suporte ou linguagem. O tempo através do mais ancestral território da Comunicação….”


CD